Tugas – actualizada

Fiquei hoje a saber que a expressão “tugas” é de origem angolana. Desconfio que essa expressão, que hoje integrámos na designaíão da nossa selecíão de futebol (e do povo português em geral), não terá sido muito elogiosa na sua origem.

Em jeito de nota de rodapé, os angolanos de hoje já não dizem “os tugas”; usam um mais genérico “a tuga”. Não me perguntem porquê. Como curiosidade adicional, recomendo a leitura da versão actualizada dos “Lusí­adas” – os Tuguí­adas – do meu amigo ZA, que pode encontrar aqui.

Nota de actualizaíão – um outro amigo, angolano, JEA, depois de ler este texto, enviou-me uma correcíão e dois comentários:

(…) E tuga não é o mesmo que tugas, tuga é a metrópole. Finalmente achei inteligentí­ssimo a ideia que os portugueses tiveram de chamar tugas í  selecíão, invertendo uma palavra que tinha de facto, na origem, um sentido pejorativo. Mas há muitas outras palavras assim, moreno, por exemplo, que era um insulto racial (vem de mouro). Ou mulato (que vem de mula). Na Namí­bia há um povo que se chama a si mesmos Bastardos. São mulatos que assumiram uma coisa que era um insulto como sendo um elogio, e o insulto perdeu foría.

Vinda de quem sabe de palavras, aqui fica a correcíão. E um obrigado ao JEA.

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: