Cuidado com a ortografia

Recebo um número razoável de contactos de leitores deste blogue, geralmente com questões, desabafos, pedidos de ajuda, ofertas de colaboração, etc.

Um número ainda considerável desses emails vem cheio de erros de ortografia, de gramática e de estilo. Não posso deixar de pensar se a escrita destes autores é mesmo assim, ou se é só nos emails que são descuidados. Não estou a falar da ocasional troca de letras, ou deslize tipográfico; falo de erros mesmo.

O que me leva a fazer um aviso a todos os candidatos a guionistas. Revejam pelo menos uma vez os vossos guiões só à procura de gralhas. Tenham atenção à gramática e ao estilo. Usem abundantemente o corrector ortográfico do vosso software de escrita, mas não confiem apenas nele.

Antes de serem escritores de audiovisual, vocês são escritores, ponto final. O vosso guião, antes de ser produzido, vai ser lido por muita gente. E se há coisa que me desmotive na leitura de um guião é ter de tropeçar em gralhas e frases mal construídas ou deselegantes.

Estes artigos talvez lhe interessem

3 comentários

  • ivone 07/11/2007   Deixe uma resposta a →

    Caro João Nunes: gostei muito de ler vários artigos e temas no seu blogue. Agradeço-lhe, sobretudo, a sua preocupação pela ortografia. E, já agora, a construção gramatical, a relação sujeito predicado (como se dizia nos velhos tempos) e as formas verbais bem aplicadas são fundamentais para que a escrita valha a pena e possa ser lida com agrado.
    Espero que o seu conselho às gerações entusiasmadas na profissão venha a servir também para a melhoria, de uma forma geral, da redacção e da comunicação do dia a dia de cada vez maior número de pessoas.
    E parabéns! Pela forma tão simples como explica o que é um guião e como se faz, quase me convenceu que até eu poderia ser…guionista!
    Abraço e parabéns!

  • Celeste 12/02/2008   Deixe uma resposta a →

    Quero saber o que é a ortográfia e o ditado

  • Virgínia Santana 16/12/2008   Deixe uma resposta a →

    Toda a vida gostei de escrever.Já públiquei alguns contos, artigos e até poemas, em revistas.Tenho uma séria de contos metidos na gaveta, princípios de novelas, poemas, contos para crianças. Os meus netos adoram as minha histórias e os filhos dos amigos tambem. Penso que tenho muita imaginação pelo que consigo arquitectar uma trama com facilidade. Pode ser veleidade pensar que poderia escrever uma telenovela, mas acho que sim, que conseguia, com algumas directrizes. Pode dar-me uma opinião sobre isto?

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: