Guionistas europeus apoiam colegas americanos

A FSE, Federation of Screenwriters in Europe, é a associação que federa todas as associações de guionistas da Europa, entre as quais a portuguesa APAD.

Na sequência da greve de argumentistas que neste momento está em curso nos Estados Unidos, a FSE emitiu um comunicado de imprensa solidarizando-se com a luta e objectivos dos colegas americanos. Esse press release pode ser lido aqui na íntegra.

Pelo meu lado gostaria de realçar dois aspectos:

  • os "míseros 4 cêntimos por cada DVD de $15 USD vendido", que os guionistas americanos recebem actualmente é, aparentemente, pouco para eles. Mas é muito mais do que os guionistas portugueses recebem na mesma situação e que, normalmente, é zero. Nunca recebi um tostão que fosse pelas vendas dos dvd’s ou VHS dos filmes que escrevi nem, como eu, a grande maioria dos meus colegas nacionais. Isto diz muito sobre o enorme avanço que os guionsitas americanos têm sobre nós. A minha esperança é que, nisso como em tantas outras coisas, o passado deles seja o nosso futuro.
  • o comunicado termina com um apelo para que nenhum guionista europeu seja "fura-greves" nesta conjuntura, aceitando escrever para os estúdios, produtoras e emissoras americanos. É um sinal da globalização a agir também neste domínio e uma preocupação que, obviamente, eu subscrevo por inteiro.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: