Novo visual

Chegou aquela altura do ano em que me começo a sentir farto do visual do blogue e não consigo resistir à tentação de o alterar. A última versão tinha três colunas e o fundo todo branco, mas enjoei-me depressa dela. Resolvi experimentar um redesign mais radical, e adoptar uma coluna única de texto, com os arquivos, busca, links, etc, em rodapé.

O processo foi o do costume: procurar WordPress themes mais ou menos semelhantes ao que pretendia, seleccionar um e depois adaptá-lo para ficar tal e qual como quero. A escolha caiu sobre o tema Eye Candy, cuja estrutura e visual depois alterei profundamente: só os três artigos mais recentes ficam disponíveis com o texto integral na primeira página; os 10 artigos seguintes são referenciados pelos títulos e data, com um excerto do texto; e finalmente, no rodapé, ainda surgem os títulos de mais 20 artigos, por ordem cronológica.

Em termos visuais, adaptei alguns códigos dos sites anteriores (o cabeçalho com a apara, os títulos em caixa baixa, o texto de uma dimensão confortável) mas acrescentei um pouco de cor nos fundos, para distinguir bem as secções e quebrar a monotonia.

Também melhorei a navegação de uns artigos para os outros, e nas páginas de busca e arquivos. E aproveitei para mudar a estrutura dos links permanentes (permalinks). O link de um artigo tem agora o formato http://joaonunes.com/2007/perguntasrespostas/o-que-podemos -aprender-com-filmes-mudos/ e não http://joaonunes.com/?p=312, o que sempre o torna um pouco mais humano e compreensível.

Nos próximos tempos irei provavelmente fazer pequenas mudanças de detalhe no blogue mas espero que este visual aguente pelo menos um ano. Depois, no próximo Verão, quem sabe: talvez me atreva a tentar criar um tema de raíz.

Se quiser deixar o seu comentário ao novo visual, e sugestões para o melhorar, sou todo ouvidos.

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: