Perguntas & Respostas: como e a quem apresentar uma série?

Aproveitando a sua experiência como argumentista, gostava de lhe colocar uma dúvida: como e a quem apresentar uma ideia para uma série? Daniel

Daniel, tem duas opções: ou apresentar a sua série a uma produtora de televisão, ou directamente a um canal. Antes de o fazer, contudo, certifique-se de duas coisas: que o seu projecto está correctamente apresentado; e que os seus direitos de autor estão protegidos.

Para o primeiro aspecto, consulte um artigo útil e completo que está disponível no site da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. Nele é abordada a apresentação de projectos aos canais de TV, mas o que lá é sugerido é válido para todas as situações.

Para proteger os seus direitos de autor, tem de submeter o projecto à Inspecção Geral das Actividades Culturais. Deverá dirigir-se à Praça Restauradores, Palácio Foz, Lisboa, acompanhado de cópias do projecto, e preencher um formulário. Pode obter mais informações pelo telefone 213 212 500. Após este processo receberá pelo correio um parecer confirmando o deferimento ou indeferimento do seu pedido de registo. Não espere parado – esta resposta costuma ser demorada.

Com o seu projecto correctamente apresentada e os seus direitos salvaguardados, pode ainda ser boa ideia contactar primeiro as produtoras ou os canais de televisão, para informar-se sobre as suas políticas para a recepção de propostas. Pode fazê-lo por telefone, ou enviando uma carta ou email em que explica quem é, o teor do seu projecto, e o seu desejo de apresentá-lo. Pode encontrar aqui uma lista de produtoras que costumam aceitar propostas de projectos de séries e filmes.

Dito isto, não espere sempre ter resposta imediata aos seus esforços. O mundo da produção é muito competitivo, as pessoas têm muito trabalho, e nem todas as produtoras têm bem oleados os mecanismos para receber, avaliar e responder aos projectos apresentados. Mas não desista – vá insistindo, estabelecendo contactos e, uma vez mais, insistindo. Sobretudo, não fique à espera das respostas a um projecto para começar a trabalhar no seguinte. Logo que colocar os seus guiões no correio, sente-se de novo ao computador e lance mãos à obra.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • gabriel fonseca 06/11/2007   Deixe uma resposta a →

    boas.

    em primeiro lugar os meus parabéns por este site tão util, verdadeiro serviço público, no qual de forma altruísta o senhor partilha tantos conhecimentos profissionais. É de louvar.

    relacionado (ou não) com este artigo tenho duas questões:

    – Tenho uma proposta para um programa de rádio que gostaria de apresentar. Li o artigo sugerido por link do no site da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos. Com as devidas alterações será necessário (ou conveniente)apresentar o projecto à Inspecção Geral das Actividades Culturais?

    – em caso afirmativo, na altura da apresentação da proposta devo dar conhecimento formal desse facto à rádio ou será deselegante?

    Desde já agradeço a atenção dispensada. Abraço.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: