Perguntas & Respostas: guiões de filmes de formação profissional

Sou formadora de adultos há cerca de 10 anos e, paralelamente, tenho trabalhado na concepção de recursos didácticos, tendo já escrito vários guiões para filmes de formação profissional. Este tipo de filmes têm algumas características especiais: são sempre de curta duração (entre 15 e 30\’) e partem sempre de uma situação concreta (enredo), directamente ou indirectamente relacionada com o tema em aprendizagem. Até ao momento tenho sido quase exclusivamente completamente autodidacta: faço pesquisas na net, compro livros, etc., mas acho que chegou a altura de sair do "amadorismo". Será que me pode dar informações acerca de um curso orientado para as minhas necessidades? Se não for pedir muito, com local de realização e contactos? — Alda

Alda, os guiões de filmes educativos têm uma tarefa de certa forma mais complicada do que os de ficção pura. Não lhes chega prender a audiência com uma narrativa; aspiram a uma identificação da audiência com os personagens da estória narrada, ao ponto de mudar os seus comportamentos e atitudes.

O guionista desempenha neste tipo de escrita dois papéis complementares, igualmente importantes: por um lado é um dramaturgo que deve usar todos os meios clássicos ao seu alcance, criando personagens, com que a audiência se identifique, e colocando-os em situações interessantes, cheias de potencial dramático. Deve escrever de uma forma económica mas evocativa, explorando as potencialidades do meio audiovisual, mostrando mais do que descrevendo, através de imagens fortes e prenhes de significado. Para o conseguir terá de estudar livros de guionismo, ler muitos e variados guiões, explorar os diversos recursos que a internet oferece e, se possível frequentar cursos ou workshops. O importante é perceber que autodidactismo não é o mesmo que amadorismo; o que diferencia um do outro é a atitude e dedicação profissional colocadas no trabalho.

Por outro lado, o guionista de filmes educativos é um professor, que quer passar novas informações, mudar as atitudes dos espectadores, e levá-los a adoptar novos comportamentos. Dessa forma é muito importante que ele se consiga colocar dentro da cabeça e da vida do público a quem se está a dirigir, abordando os temas na sua perspectiva, falando a sua linguagem. Para o conseguir a única hipótese é fazer muita pesquisa. Teórica, lendo livros e artigos sobre o tema; mas sobretudo prática, visitando os locais, entrevistando especialistas, conversando com pessoas da audiência que se pretende atingir. É preciso, em primeiro lugar, descobrir e sintetizar quais são as informações realmente importantes que se querem passar; e depois perceber quais são as barreiras que o público do filme ergue a estes novos comportamentos e atitudes, de forma a poder ultrapassá-las.

Infelizmente não tenho conhecimento de cursos especificamente orientados para a escrita de guiões de filmes de formação profissional. No entanto, e dado a abordagem "ficcional" que diz costumar usar nos seus guiões, acho que qualquer bom workshop de escrita de guiões poderá acrescentar informação teórica e prática úteis ao seu trabalho. Se o seu inglês for razoável, sugiro-lhe também o livro "The Scriptwriter’s Handbook", de William J. Van Nostran, que tem uma abordagem muito completa sobre este tipo de filmes.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • CRISTIANE APARECIDA CANUTO 22/03/2008   Deixe uma resposta a →

    Boa tarde!!
    Estou para realizar um trabalho do filme:História Oficial
    mas não vir o filme por motivo particulares sera que pode me da uma ajudar
    para responde essas perguntas.

    1 A verdade história a partir da visão dos personagens principais do filme?
    2 O oficio do professor/historiador com os problemas sociais?
    3 A postura da professora com relação ao ensino de história e o contexto politico social do filme?
    4 A memória das Madres de Plaza de Mayo para uma nova concepção do evento histórico? Muito obrigado…

  • Luciana Crivella 31/03/2008   Deixe uma resposta a →

    Por favor.. preciso muito saber qual o nome da música que toca no filme 60 seconds na hora em q ocorre o furto dos carros.. se souber e puder me ajudar vou ser grata ou mesmo se não souber me dar uma luz de onde posso consegui-la.
    muito obrigada!

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: