Que software usar para escrever um guião?

Um guião pode escrever-se com um simples lápis e papel. É assim que o Quentin Tarantino escreve as primeiras versões dos guiões dele e se o sistema é bom para ele é bom para qualquer um. Mas há softwares que podem ajudar nessa tarefa, simplificando a vida do guionista. E escrever uma boa história (ou até uma má história) já é só por si tão complicado que qualquer ajuda é sempre bem vinda.

Em todos os guiões que escrevi até agora usei o Word ou o Final Draft. O primeiro, porque é utilizado pela maior parte dos argumentistas portugueses, e pela totalidade das produtoras que conheço. Qualquer guião, seja escrito em que programa for, terá inevitavelmente de ser transformado no formato do Word, mais tarde ou mais cedo. O que é uma pena, porque perdem-se assim muitas das vantagens que o outro programa, o Final Draft, oferece.

Este é um programa especializado na escrita de guiões, com uma quantidade de funções e truques adaptados à tarefa desde a formatação automática até à assistência na introdução dos nomes dos personagens, dos cabeçalhos, etc. A escrita é muito fluida e rápida, depois de aprender a usar a tecla de parágrafo e a de tabelação para saltar de uns elementos para os outros. Tem um mode de outline básico mas funcional e mais meia dúzia de particularidades destinadas a simplificar-nos o trabalho. Tem também uma enorma quantidade de funções destinadas à fase de produção – numeração, páginas A e B, indicação de alterações, etc. É a possibilidade de usar estas funções que se perde quando temos de converter os ficheiros para Word porque, infelizmente, o processo de conversão é trabalhoso. Muitos caracteres acentuados e outros símbolos (cês cedilhados, etc) ficam baralhados com a mudança para o formato do Word, o que implica uma limpeza completa do guião. Isso torna completamente impraticável andar a saltar do FD para o Word e vice-versa. Quando se converte, é para sempre, e é uma pena.

Não que o FD seja perfeito – longe disso. Além desse problema de conversão, tem mais meia dúzia de características irritantes, e é extremamente subdesenvolvido na fase de planeamento do guião. O outline, como referi, é básico, e tem um modo de cartões que não serve praticamente para nada. Além disso, quando saiu a nova versão, a 7, vinha tão cheia de bugs que era quase inutilizável. Hoje isso já passou, mas deixou-me uma má vontade terrível contra o programa.

Alternativas? Conheço três que valha a pena mencionar: MovieMagic Screenwriter, Montage e CeltX. O primeiro é o grande concorrente do FD, mas nunca tive a oportunidade de o experimentar. Anunciam para este Verão uma nova versão, nativa para Mac, que está a gerar muita expectativa. Já está em fase de testes beta mas os testadores assinaram acordos de confidencialidade e não se sabe quase nada das suas características. Vamos esperar para ver – se realmente for boa e tiverem algum programa de cross-upgrade pode ser que deixe o FD de vez.

O Montage é um programa que me desiludiu imenso. Participei na fase de testes beta, mas nunca esteve à altura das expectativas. É o mais Mac de todos os programas, com algumas ideias muito boas na sua concepção, mas é tão cheio de erros, bugs, falhas, tudo, que nunca tive coragem de escrever mais do que uma página seguida com ele. E a conversão para outros formatos também não é o seu forte. Pode ser que tenha melhorado recentemente, mas eu desisti dele até uma próxima versão 2 (e tal, porque a 2.0 deve ser uma nova caixa de bugs…).

Deixei o melhor para o fim. O CeltX é um programa grátis, multiplataformas (Mac, Windows e Unix) com uma série de funções muito interessantes.

Na fase de escrita tem todas as vantagens do Final Draft, e o módulo de outline é muito mais capaz. Além disso tem a possibilidade de funcionar como bloco de notas para a pesquisa, organizando a informação de que precisarmos. Tem também módulos para ajudar a descrever os personagens, planificar as cenas, etc. As funções de produção não me parecem muito úteis, mas a exportação para Word (através de html) é imaculada, conservando os estilos e tudo. O interface não é muito intuitivo, e foge um pouco aos padrões Mac que eu tanto aprecio, mas depois da pessoa se habituar funciona bem. Estou seriamente tentando a escrever o meu próximo guião (em que estou a trabalhar neste momento) usando o CeltX, e recomendo-o vivamente a quem até agora tem escrito os guiões no Word. Para saber mais sobre ele, consultem a wiki do CeltX.

No mundo desconhecido dos Pc’s há outras alternativas, da qual se destaca o Sophocles. Se já experimentou programas de escrita de guião nessa plataforma deixe as suas sugestões e críticas nos comentarios deste artigo.

Estes artigos talvez lhe interessem

7 comentários

  • Também tenho andado a fazer tudo pelo word. Acho que vou experimentar este Celtx, obrigado pela dica!

  • Marilia Meireles 12/10/2007   Deixe uma resposta a →

    Obrigada pela informação.Já agora perguntava: Onde adquirir o Celtx?
    Fico a aguardar.

  • Francisco 05/05/2008   Deixe uma resposta a →

    Olá , tenho andado a escrever um guião , mas não sei se como ando a escrever está da melhor forma , desde as falas , ás didascálias ! alguém me poderia ajudar ?
    e esse programa ” Final Draft” onde o posso encontrar ?

  • ola eu tambem escrevo no word
    mais vou experimentar outros programas

  • Bernadete 24/07/2010   Deixe uma resposta a →

    Se você exportar o guião do Movie magic para o word 2007, fica com problemas de acentuação e dá um trabalhão consertar, mas se você exporta para o word 2003 fica perfeito. O único problema é que aumenta absurdamente o número de páginas. Dá pra você fazer o seu próprio modelo no word fazendo adapando os estilos e colocando teclas de atalho. Já escrevi assim e não sei se não volto para o meu prório modelo do word.

    • João Nunes 24/07/2010   Deixe uma resposta a →

      Nos EUA, de onde estes programas são originários, essa questão não se põe, pois os guionistas só entregam os guiões impressos ou em formato .pdf. Nunca se faz a conversão para Word. As produtoras só precisam do guião para imprimir e distribuir; se for para editar ou rescrever, deve ser o guionista a fazê-lo, no seu programa; e se for para outro guionista editar, que se lixe – ele que escreva de novo.

  • geovete 09/11/2013   Deixe uma resposta a →

    curti mesmo, acho que é um grande programa.

Deixe a sua opinião ou comentário: