Quer formatar correctamente os seus guiões?

Actualização

O modelo que refiro neste artigo está desatualizado e, como tal, deixei de o enviar. Sugiro as seguintes alternativas:

Já agora, leiam estes artigos sobre o tema:

Mais importante ainda: porque não experimentam um software gratuito especializado, como o CeltX? Faz praticamente tudo o que é importante, e ainda muito mais. Até escrevi um pequeno artigo tutorial sobre ele:

Criei um modelo em word (.dot) para ajudar quem não tenha programas específicos de guionismo, como o Final Draft, a formatar correctamente os guiões de cinema. Pode ver o resultado aqui, em .pdf. Se quiser experimentar o modelo, contacte-me aqui e eu envio-lho por email. Para aprender como usar correctamente o modelo para escrever, veja este artigo anterior.

3 comentários em “Quer formatar correctamente os seus guiões?”

  1. Acabei de instalar o CELTX 2.9. Na barra de ferramentas, em formato, aparece: tamanho do papel. As opções são: US LETTER e A4. Qual destes formatos se deve usar para que a 1 página dê um minuto de filme?

    1. Estritamente falando, seria o US Letter, pois o formato foi desenvolvido nos EUA e lá usa-se apenas esse formato (Carta). Mas escolha o que lhe for mais conveniente, porque não tem qualquer problema. Em Portugal usa-se apenas o A4; no Brasil usam-se os dois indiferentemente. A referência de 1 minuto por página é apenas uma média indicativa, conforme já referi em alguns artigos sobre o tema.

  2. Outra situação que me aconteceu no CELTX. Tanto na versão 2.5 como na versão 2.9, no formato A/V, podemos escrever na Página Titulo. Mas quando se formata, e salva, em PDF, essa mesma página não aparece, apenas o Vídeo e o Áudio.

Deixe a sua opinião ou comentário: