≡ Menu
Workshop de guionismo

Estou a orga­ni­zar um workshop de gui­o­nismo a decor­rer em Setú­bal durante o pró­ximo mês de Maio. Quem esti­ver inte­res­sado em par­ti­ci­par pode contactar-​​me atra­vés desta página. PROGRAMA DO WORKSHOP “A ESCRITA DO GUIíO” OBJECTIVOS atra­vés de uma com­bi­na­ção de 8 módu­los teó­ri­cos e prá­ti­cos de três horas trans­mi­ti­re­mos as noções bási­cas da escrita de um guião para cinema ou tele­vi­são. Cada par­ti­ci­pante desen­vol­verá uma ideia pró­pria e ter­mi­nará o workshop com uma sinopse, a des­cri­ção de per­so­na­gens e uma cena escrita. DATAS Dois fins de semana em data a mar­car durante o mês de Maio. LOCAL Em Setú­bal, pos­si­vel­mente nas ins­ta­la­ções do IPJ. NÚMERO DE PARTICIPANTES 15 VALOR Cem euros PRIMEIRO FIM DE SEMANA

  • Módulo 1 IDEIA Des­co­bri­mos o que é um guião, como encon­trar uma boa ideia, a impor­tân­cia do con­flito, e a dife­rença entre story lines, pit­ches e sinop­ses. Tra­ba­lha­mos em con­junto para encon­trar uma ideia.
  • Módulo 2 OS PERSONAGENS Estu­da­mos o pro­ta­go­nista, o anta­go­nista, e os per­so­na­gens secun­dá­rios. Vemos como carac­te­ri­zar e enri­que­cer os per­so­na­gens, e como encon­trar as suas vozes pró­prias. Faze­mos uma entre­vista ao herói da estória.
  • Módulo 3 ESTÓRIA Estu­da­mos os mode­los de estru­tura e apro­fun­da­mos o modelo em três actos. Ana­li­sa­mos os enre­dos prin­ci­pais e secun­dá­rios, e a dife­rença entre outli­nes e tra­ta­men­tos. Desen­vol­ve­mos uma estó­ria com base na ideia encon­trada anteriormente.
  • Módulo 4 PRÁTICA: ANÁLISE DE UM FILME Assis­ti­mos a um filme para­dig­má­tico dos con­cei­tos apre­sen­ta­dos, que segui­da­mente ana­li­sa­mos e dis­cu­ti­mos. Expli­ca­mos o tra­ba­lho a desen­vol­ver durante a semana – encon­trar e desen­vol­ver uma ideia própria.

SEGUNDO FIM DE SEMANA

  • Módulo 5 PRÁTICA: ANÁLISE DO TRABALHO DA SEMANA Ouvi­mos uma breve apre­sen­ta­ção do tra­ba­lho desen­vol­vido por cada par­ti­ci­pante durante a semana, que depois comen­ta­mos e discutimos.
  • Módulo 6 OS DESAFIOS DA ESCRITA Ana­li­sa­mos os plot points e as estra­té­gias para man­ter a estó­ria em movi­mento. Des­co­bri­mos os desa­fios que se colo­cam ao gui­o­nista em cada um dos três actos, e as estra­té­gias cor­rec­tas para os supe­rar. Pro­po­mos um novo exer­cí­cio para casa: a rees­crita da sinopse.
  • Módulo 7 AS ESTRATÉGIAS DA ESCRITA Ana­li­sa­mos o for­mato pró­prio do guião e vemos como lidar com des­cri­ções e diá­lo­gos. Des­co­bri­mos o que fazer e o que evi­tar na escrita das cenas, e as téc­ni­cas mais efec­ti­vas de escrita. Dis­cu­ti­mos as dife­ren­ças na escrita para tele­vi­são e para cinema.
  • Módulo 8 PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA Cada par­ti­ci­pante escre­verá uma cena dia­lo­gada da sua pró­pria estó­ria, estando o moni­tor dis­po­ní­vel para acon­se­lha­mento e suges­tões. Ter­mi­na­re­mos com algu­mas noções sobre a impor­tân­cia da res­crita e como apre­sen­tar projectos.

PÓS-​​WORKSHOP O moni­tor rece­berá por email as sinop­ses, des­cri­ções de per­so­na­gens e cenas escri­tas por cada par­ti­ci­pante, e fará uma aná­lise comen­tada de cada projecto.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

Artigo Seguinte:

Artigo Anterior:

3 comentários… add one

  • Bernardo R. 06/05/2007, 17:09

    Ainda existem vagas para o curso?

  • Sílvia 31/03/2008, 8:40

    Só fico triste que não haja mais destas iniciativas que caminhem em direcção ao “Norte”…

  • Sérgio 04/08/2008, 12:04

    Boa tarde,
    Não me sabe dizer quais os wokshops de guionismo futuros que se irão realizar no Porto. Tudo que encontro na net realiza-se apenas em Lisboa.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência