≡ Menu
Workshop de guionismo

Estou a organizar um workshop de guionismo a decorrer em Setúbal durante o próximo mês de Maio. Quem estiver interessado em participar pode contactar-me através desta página. PROGRAMA DO WORKSHOP "A ESCRITA DO GUIíO" OBJECTIVOS através de uma combinação de 8 módulos teóricos e práticos de três horas transmitiremos as noções básicas da escrita de um guião para cinema ou televisão. Cada participante desenvolverá uma ideia própria e terminará o workshop com uma sinopse, a descrição de personagens e uma cena escrita. DATAS Dois fins de semana em data a marcar durante o mês de Maio. LOCAL Em Setúbal, possivelmente nas instalações do IPJ. NÚMERO DE PARTICIPANTES 15 VALOR Cem euros PRIMEIRO FIM DE SEMANA

  • Módulo 1 A IDEIA Descobrimos o que é um guião, como encontrar uma boa ideia, a importância do conflito, e a diferença entre story lines, pitches e sinopses. Trabalhamos em conjunto para encontrar uma ideia.
  • Módulo 2 OS PERSONAGENS Estudamos o protagonista, o antagonista, e os personagens secundários. Vemos como caracterizar e enriquecer os personagens, e como encontrar as suas vozes próprias. Fazemos uma entrevista ao herói da estória.
  • Módulo 3 A ESTÓRIA Estudamos os modelos de estrutura e aprofundamos o modelo em três actos. Analisamos os enredos principais e secundários, e a diferença entre outlines e tratamentos. Desenvolvemos uma estória com base na ideia encontrada anteriormente.
  • Módulo 4 PRÁTICA: ANÁLISE DE UM FILME Assistimos a um filme paradigmático dos conceitos apresentados, que seguidamente analisamos e discutimos. Explicamos o trabalho a desenvolver durante a semana – encontrar e desenvolver uma ideia própria.

SEGUNDO FIM DE SEMANA

  • Módulo 5 PRÁTICA: ANÁLISE DO TRABALHO DA SEMANA Ouvimos uma breve apresentação do trabalho desenvolvido por cada participante durante a semana, que depois comentamos e discutimos.
  • Módulo 6 OS DESAFIOS DA ESCRITA Analisamos os plot points e as estratégias para manter a estória em movimento. Descobrimos os desafios que se colocam ao guionista em cada um dos três actos, e as estratégias correctas para os superar. Propomos um novo exercício para casa: a reescrita da sinopse.
  • Módulo 7 AS ESTRATÉGIAS DA ESCRITA Analisamos o formato próprio do guião e vemos como lidar com descrições e diálogos. Descobrimos o que fazer e o que evitar na escrita das cenas, e as técnicas mais efectivas de escrita. Discutimos as diferenças na escrita para televisão e para cinema.
  • Módulo 8 PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA Cada participante escreverá uma cena dialogada da sua própria estória, estando o monitor disponível para aconselhamento e sugestões. Terminaremos com algumas noções sobre a importância da rescrita e como apresentar projectos.

PÓS-WORKSHOP O monitor receberá por email as sinopses, descrições de personagens e cenas escritas por cada participante, e fará uma análise comentada de cada projecto.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

Artigo Seguinte:

Artigo Anterior:

6 comentários… add one
  • Bernardo R. 06/05/2007, 17:09

    Ainda existem vagas para o curso?

  • Sílvia 31/03/2008, 8:40

    Só fico triste que não haja mais destas iniciativas que caminhem em direcção ao “Norte”…

  • Sérgio 04/08/2008, 12:04

    Boa tarde,
    Não me sabe dizer quais os wokshops de guionismo futuros que se irão realizar no Porto. Tudo que encontro na net realiza-se apenas em Lisboa.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência