Workshop de Linda Seger em Portugal

A autora, professora e script consultant Linda Seger vai dar um workshop de escrita nos Encontros  AVANCA’08, em Julho. O festival, organizado pelo Cineclube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, dá aos participantes a oportunidade de aprender com 10 especialistas internacionais em áreas relacionadas com o audiovisual.

Linda Seger é uma das mais conhecidas e conceituadas conferencistas e gurus da escrita de guião, autora de vários livros muito populares, entre os quais um que faz parte da minha biblioteca básica: o muito citado Making a Good Script Great. A edição portuguesa da sua obra mais recente,  Making a Good Writer Great,  vai ser apresentada durante os Encontros. Tenho mais dois livros dela: From Script to Screen e The Art of Adaptation, e todos são muito recomendáveis.

O tema do workshop é Transforme-se num argumentista ainda melhor: Um espaço de reflexão e trabalho sobre a profissão de argumentista e da criatividade na escrita dos filmes. É seguramente a melhor proposta do ano para os guionistas portugueses e eu só não estarei presente porque, nessa altura, vou estar fora do país.

Finalmente, deixo aqui uma recomendação do Jorge Vaz Nande, guionista a quem devo o alerta para este seminário de Linda Seger:

Para quem ficou interessado e tem problemas com os dias, normalmente, os workshops em Avanca só começam mesmo no dia 24, mas logo de manhãzinha – é menos um dia a pedir para quem trabalha. A terra é minúscula, mas o ambiente durante o festival é engraçado e bom para quem quiser fazer umas mini-férias cinéfilas, já que a inscrição nos workshops dá ingresso para todas as sessões do festival e, como não há muito mais a fazer no sítio, o que a malta faz é workshop durante o dia e filmes e copos à noite… advirto desde já é que o "parque de campismo grátis" é a relva da c+s onde o festival decorre, por isso, não esperem sombras paradisíacas e visitas inesperadas de turistas suecas a meio da noite.
 

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • O que não implica, obviamente, que não haja cinéfilas suecas!

  • Ricardo Ferreira 15/07/2008   Deixe uma resposta a →

    ola… em primeiro os meus parabens pelo site, encontrei-o por acaso enquanto pesquisava no google com a palavra guião…
    eu estou neste momento a iniciar me neste mundo, sempre me puxou bastante interesse. Tenho poucas bases na area, apenas alguns textos que escrevi e gostava de aprofundar mais quebrando as minhas limitações…e é ai que este site é me muito util.
    tenho uma duvida acerca do festival e para quem ele se destina, no regulamento diz em participantes “Profissionais e estudantes de cinema, televisão, comunicação, multimédia, música, teatro, artes plásticas e gráficas…” eu nem sendo profissional nem de momento estudo em nenhuma das áreas, questiono me sobre o que poderia la fazer…poderei participar em algum workshop? por exemplo… penso que o festival é uma verdeira fonte de conhecimento mas será que dará para mim, alguém que simplesmente mal começou a escrever algumas palavras!!

    espero que me possa esclarecer, obrigado e continue a lançar bons artigos como tem feito…

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: