Sabatina: 31-05-2008

Para a Sabatina desta semana, uma mão cheia de sugestões, ideias e truques interessantes para quem se interessa pelas coisas da escrita, cinema e criatividade em geral.

Para começar, sugiro a leitura do e-book gratuito do Edson Athayde, um conjunto de contos de escrita imaginativa embrulhados num design primoroso, para ler online ou em .pdf. Sigo com um pequeno vídeo alucinado de David Lynch, filmado com uma câmara igual às que eram usadas pelos irmãos Lumière. Se bem entendi a apresentação, todo o filme foi feito num plano único, com as mudanças de cenas e decors feitas no momento da própria rodagem. É o que os próprios Lumière chamariam, se o vissem, um tour de force.

Para o guionista que, inspirado por estes exemplos, queira soltar a sua criatividade, sugiro a leitura de um artigo interessante da Scientific American. Ao qual se poderá seguir, por exemplo, a escolha do software certo para escrever o seu guião (ou da caneta certa, para os que prefiram os métodos analógicos, à semelhança de Quentin Tarantino).

Escrito o guião, há que ????????protegê-lo legalmente no IGAC, antes de o ir negociar com um produtor. Feito isso, é hora de arrumar a secretária, antes de começar a desarrumá-la de novo para trabalhar no projecto seguinte. Porque essa é a grande vantagem dos guionistas em relação a todos os outros profissionais de cinema e televisão; não precisamos de mais ninguém para exercer o nosso ofício.

 

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: