≡ Menu
Perguntas & Respostas: é preciso usar este formato de guião
question-mark3-right

 Olá! Vi o seu pdf de um guião e gos­ta­ria de saber se é indis­pen­sá­vel escrevê-​​lo daquela forma. Não pode­rei colo­car as indi­ca­ções céni­cas entre parên­te­sis e as falas com o nome da per­so­na­gem a ante­ce­der essa mesma fala?
Pedro

Olá Pedro,

Com peque­nas vari­a­ções, este é o for­mato certo para escre­ver para cinema, em Por­tu­gal ou em qual­quer outra parte do mundo. É o for­mato que pos­si­bi­lita que, em média, cada página de guião cor­res­ponda a um minuto de filme. É tam­bém o for­mato que pro­du­to­res, finan­ci­a­do­res, acto­res e téc­ni­cos estão habi­tu­a­dos a ler e a uti­li­zar. Escre­ver nou­tro for­mato marca-​​o auto­ma­ti­ca­mente como alguém de fora desse mundo, o que, como per­ce­berá, não é muito útil.

A uti­li­za­ção de um modelo para word como eu apre­sento neste site, ou de um soft­ware espe­cí­fico como o CeltX, que eu tam­bém lá apre­sento, torna muito fácil escre­ver nesse for­mato. Não há, pois, nenhuma razão para usar outra apre­sen­ta­ção para os seus guiões.

No guiões de tele­vi­são, em Por­tu­gal, usa-​​se mui­tas vezes um for­mato dife­rente, mas que tam­bém não cor­res­ponde a esse que des­creve. O for­mato de que fala, se o estou a enten­der bem, usa-​​se algu­mas vezes para a escrita de tex­tos tea­trais, onde há mais vari­e­dade de soluções.

Boas escri­tas,

João Nunes

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

0 comentários… add one

Partilhe aqui as suas ideias e experiência