≡ Menu
Perguntas & Respostas: é preciso usar este formato de guião
question-mark3-right

 Olá! Vi o seu pdf de um guião e gostaria de saber se é indispensável escrevê-lo daquela forma. Não poderei colocar as indicações cénicas entre parêntesis e as falas com o nome da personagem a anteceder essa mesma fala?
Pedro

Olá Pedro,

Com pequenas variações, este é o formato certo para escrever para cinema, em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo. É o formato que possibilita que, em média, cada página de guião corresponda a um minuto de filme. É também o formato que produtores, financiadores, actores e técnicos estão habituados a ler e a utilizar. Escrever noutro formato marca-o automaticamente como alguém de fora desse mundo, o que, como perceberá, não é muito útil.

A utilização de um modelo para word como eu apresento neste site, ou de um software específico como o CeltX, que eu também lá apresento, torna muito fácil escrever nesse formato. Não há, pois, nenhuma razão para usar outra apresentação para os seus guiões.

No guiões de televisão, em Portugal, usa-se muitas vezes um formato diferente, mas que também não corresponde a esse que descreve. O formato de que fala, se o estou a entender bem, usa-se algumas vezes para a escrita de textos teatrais, onde há mais variedade de soluções.

Boas escritas,

João Nunes

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

3 comentários… add one

Partilhe aqui as suas ideias e experiência