Perguntas & Respostas: guiões publicitários

Caro João
a publicidade também usa guiões, nos diferentes tipos de media de que se serve? Se sim, quais são as grandes diferentes entre um guião p/publicidade e um guião p/ficção p/cinema ou TV?
Berni

Berni, em publicidade, como em qualquer meio audiovisual que implique um trabalho complexo de uma equipa grande de profissionais,  também se usam guiões. Além das diferenças específicas da linguagem publicitária, estes guiões, de forma geral,  são  mais simples  do que os guiões de cinema ou televisão, e não têm um formato tão estandardizado.

Por exemplo, não se dividem normalmente as cenas com cabeçalhos (INT. CASA – DIA) como é obrigatório fazer nos guiões de cinema e tv. A definição dos locais onde se passa a acção fica assim a cargo dos parágrafos de descrição, juntamente com as descrições de personagens, efeitos especiais, etc.  O guião resultante fica mais parecido com uma sinopse detalhada, com os diálogos e locuções intercalados no texto.

Quando se trata de filmes um pouco mais compridos, como os chamados vídeos institucionais, é mais comum encontrar um outro formato, em duas colunas. Nesse formato (que pode ser escrito com qualquer processador de texto, como o Word ou o Pages, ou com um programa específico, como o Final Draft AV)  a página é dividida na vertical em duas colunas. Do lado esquerdo (VÍDEO) ficam as descrições (locais, acções, personagens, efeitos visuais, etc) e do lado direito (ÁUDIO) os diálogos, locuções, músicas e efeitos sonoros correspondentes.

Não devemos confundir este formato audiovisual com o formato "esquerda/direita"[1] usado em muitos guiões de televisão em Portugal; nesse formato televisivo os diálogos ficam também do lado direito e as descrições (e cabeçalhos) do lado esquerdo, mas estes elementos não andam em paralelo, e sim alternando entre si, em sequência.
 

Notas de Rodapé

  1. Este formato é um perigo para os actores mais preguiçosos, que só lêm a coluna da direita – os diálogos – perdendo por vezes aspectos importantes da acção descritos na coluna da esquerda []

Estes artigos talvez lhe interessem

7 comentários

  • Bom dia, boa tarde ou boa noite,

    Trabalho como copywriter há alguns anos, mas tenho vindo a cansar-me desta vida. Não quero deixar de escrever e de viver da escrita, por isso vou tentar outras coisas. Queria ter alguma formação, e já me informei de cursos, na área da Escrita de ficção/ Argumento para cinema e televisão, mas gostaria de ter uma ajuda/ conselho de alguém que já anda nisto há mais tempo. Qual o curso (e onde) que me pode recomendar?

    Obrigada desde já.
    Tânia Rodrigeus

  • Hélder 09/06/2008   Deixe uma resposta a →

    Olá amigo, onde posso encontrar um exemplo de um guião publicitário. obrigado.

  • Lara 08/07/2010   Deixe uma resposta a →

    Oi, eu gostaria que você me ajudasse, eu preciso de um nome e um slogan criativo para uma van personalizda.

  • Ana 11/09/2014   Deixe uma resposta a →

    Caro João,
    No caso de um spot públicitário para uma causa comunitária, que tipo de aspetos eu devo ter em conta?
    Obrigada, Ana

    • Os mesmos que tem de ter em qualquer tipo de spot publicitário: aspectos criativos (audiência, objectivos de comunicação, mensagem, resultado pretendido, etc) e aspectos práticos (meios de divulgação, budget disponível, limitações legais, condicionamentos de produção, etc).

Deixe a sua opinião ou comentário: