≡ Menu

Perguntas & Respostas: guiões publicitários

pergunta-right

Caro João
a publi­ci­dade tam­bém usa guiões, nos dife­ren­tes tipos de media de que se serve? Se sim, quais são as gran­des dife­ren­tes entre um guião p/​publicidade e um guião p/​ficção p/​cinema ou TV?
Berni

Berni, em publi­ci­dade, como em qual­quer meio audi­o­vi­sual que impli­que um tra­ba­lho com­plexo de uma equipa grande de pro­fis­si­o­nais,  tam­bém se usam guiões. Além das dife­ren­ças espe­cí­fi­cas da lin­gua­gem publi­ci­tá­ria, estes guiões, de forma geral,  são  mais sim­ples  do que os guiões de cinema ou tele­vi­são, e não têm um for­mato tão estandardizado.

Por exem­plo, não se divi­dem nor­mal­mente as cenas com cabe­ça­lhos (INT. CASADIA) como é obri­ga­tó­rio fazer nos guiões de cinema e tv. A defi­ni­ção dos locais onde se passa a acção fica assim a cargo dos pará­gra­fos de des­cri­ção, jun­ta­mente com as des­cri­ções de per­so­na­gens, efei­tos espe­ci­ais, etc.  O guião resul­tante fica mais pare­cido com uma sinopse deta­lhada, com os diá­lo­gos e locu­ções inter­ca­la­dos no texto.

Quando se trata de fil­mes um pouco mais com­pri­dos, como os cha­ma­dos vídeos ins­ti­tu­ci­o­nais, é mais comum encon­trar um outro for­mato, em duas colu­nas. Nesse for­mato (que pode ser escrito com qual­quer pro­ces­sa­dor de texto, como o Word ou o Pages, ou com um pro­grama espe­cí­fico, como o Final Draft AV)  a página é divi­dida na ver­ti­cal em duas colu­nas. Do lado esquerdo (VÍDEO) ficam as des­cri­ções (locais, acções, per­so­na­gens, efei­tos visu­ais, etc) e do lado direito (ÁUDIO) os diá­lo­gos, locu­ções, músi­cas e efei­tos sono­ros correspondentes.

Não deve­mos con­fun­dir este for­mato audi­o­vi­sual com o for­mato “esquerda/​direita“[1] usado em mui­tos guiões de tele­vi­são em Por­tu­gal; nesse for­mato tele­vi­sivo os diá­lo­gos ficam tam­bém do lado direito e as des­cri­ções (e cabe­ça­lhos) do lado esquerdo, mas estes ele­men­tos não andam em para­lelo, e sim alter­nando entre si, em sequên­cia.
 

Notas de Rodapé

  1. Este for­mato é um perigo para os acto­res mais pre­gui­ço­sos, que só lêm a coluna da direita – os diá­lo­gos – per­dendo por vezes aspec­tos impor­tan­tes da acção des­cri­tos na coluna da esquerda []

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

4 comentários… add one

  • Tânia Rodrigues 27/05/2008, 13:23

    Bom dia, boa tarde ou boa noite,

    Trabalho como copywriter há alguns anos, mas tenho vindo a cansar-me desta vida. Não quero deixar de escrever e de viver da escrita, por isso vou tentar outras coisas. Queria ter alguma formação, e já me informei de cursos, na área da Escrita de ficção/ Argumento para cinema e televisão, mas gostaria de ter uma ajuda/ conselho de alguém que já anda nisto há mais tempo. Qual o curso (e onde) que me pode recomendar?

    Obrigada desde já.
    Tânia Rodrigeus

  • Hélder 09/06/2008, 18:12

    Olá amigo, onde posso encontrar um exemplo de um guião publicitário. obrigado.

  • Lara 08/07/2010, 4:13

    Oi, eu gostaria que você me ajudasse, eu preciso de um nome e um slogan criativo para uma van personalizda.

    • João Nunes 12/07/2010, 10:21

      Lamento muito, mas não é a minha especialidade.

Leave a Comment

Informe-me de novos comentários por email

Próximo artigo:

Artigo anterior:

LIVRO GRÁTIS Um Guião em 30 Dias