Um excelente modelo do Word para guiões

Tenho vindo a recomendar neste blogue, para quem não queira investir na compra de um software profissional de escrita de guião como o Screenwriter, a utilização do excelente CeltX, gratuito, simples e multiplataforma. Escrevi até um tutorial com os primeiros passos na sua utilização.

Mas muitos leitores continuam a escrever-me pedindo que lhes envie um modelo para utilizar no Word, que desenvolvi há algum tempo atrás. Em vez disso, vou passar a sugerir-lhes um belíssimo e completo template que descobri no sempre útil site do guionista brasileiro Fernando Marés de Souza, Roteiro de Cinema.

 

O modelo, que se chama "Passista", tem todos os estilos necessários para começar a trabalhar imediatamente, e vem com uma primeira página de instruções muito útil. Podem baixá-lo a partir do site original, a partir de aqui. Se por acaso esse link deixar de funcionar, o modelo fica também disponível aqui.

Boas escritas.

Estes artigos talvez lhe interessem

12 comentários

  • João, que bom saber que ainda tem gente que quer usar o template. Até me animei pra fazer uma nova versão…

    • Boas. O modelo publicado não tem todos os atalhos e não formata em condições cabeçalhos do tipo Int, Ext no word 2007.
      Talvez deve-se repensar em fazer um update. Ficaria muito grato. Obrigado.

      • João Nunes 10/01/2010  

        Olá, conforme deixei claro no artigo, não sou eu o autor do modelo referido, por isso não tenho qualquer possibilidade (nem obrigação) de fazer updates. E como tenho dito e repetido várias vezes aqui no blogue, a minha sugestão é usar programas como o CeltX, gratuito, que trata perfeitamente de todos os aspetos da formatação de um guião.

  • João Nunes 07/10/2008   Deixe uma resposta a →

    Olá Fernando,
    É incrível, mas continuo a receber (e, infelizmente, a ter de trabalhar sobre…) muitos guiões escritos sem recurso a modelos ou softwares próprios. Estou neste preciso momento a rescrever um guião que me chegou nessas condições, com cada parágrafo (mal) formatado “à mão”, o que me obrigou a um trabalho enorme só para o pôr na apresentação correcta. Fiquei cansado ainda antes de começar a pensar no conteúdo…
    Por isso, se fizer uma nova versão do Passista, terei todo o gosto em divulgá-la aqui no blogue. Como digo acima, sou um grande defensor do CeltX (embora prefira o Screenwriter) mas o seu modelo para Word simplifica muito o trabalho a quem não queira arriscar na curva de aprendizagem destes softwares específicos.
    Abraço,
    João Nunes

  • ana marques 07/12/2008   Deixe uma resposta a →

    boa tarde!!! OLa sabes a onde posso eu, conseguir guiões de musicais…. pois queriamos fazer um projecto em que passaria por ter um musical mas já andei a pesquizar aki na net não encontrei nada de especial… se poder ajudar agradecia…

  • Sónia Ferreira 13/08/2010   Deixe uma resposta a →

    Olá João,

    Gostaria de saber exactamente como formatar o guião para televisão mais concretamente para uma telenovela.

    Obrigada

  • Confesso que foi por milagre que encontrei este blog e me ajudou bastante você tem um coração filantropico.

  • António Ferro 19/02/2011   Deixe uma resposta a →

    Sou músico, nos últimos dez anos tenho escrito. Estou neste momento a escrever uma peça de teatro e o Óscar Branco, com quem trabalhei (como músico) em duas peças dele, falou-me de vocês!!!

  • Ilídio Moreira 22/07/2011   Deixe uma resposta a →

    Olá Nunes!
    Sou um curioso nestas coisas de guiões. Nem sequer sei ainda o indispensável, mas estou caminhando. Estava numa pesquisa e dei por ti. Gostei das dicas.

    Êxitos.

    Moreira.
    Estudante de Comunicação,

    • João Nunes 29/07/2011   Deixe uma resposta a →

      Boa sorte nas suas pesquisas e escritas, Moreira. O importante é nunca desistir.

Deixe a sua opinião ou comentário: