≡ Menu
Uma cara nova para o blogue
novoblogue

A par­tir de hoje o blo­gue estreia duas novi­da­des: uma cara nova, em jeito de maga­zine; e a ade­são ao acordo orto­grá­fico de 1990.

Quanto à pri­meira, o resul­tado está à vista. A home page passa a ter um des­ta­que no topo, a que se seguem as notí­cias mais recen­tes das várias cate­go­rias. Estas foram sim­pli­fi­ca­das em gui­o­nismo, media, actual e vida.

O curso de gui­o­nismo, onde estão incluí­dos tam­bém os depoi­men­tos, perguntas&respostas, e outros arti­gos mais téc­ni­cos, tem agora direito a uma coluna late­ral espe­cial. Arran­jei tam­bém um espaço no topo para dar des­ta­que aos arti­gos mais lidos e mais comentados.

Irão repa­rar tam­bém numa outra novi­dade: na barra late­ral vou pas­sar a incluir suges­tões de livros e dvd’s, que pode­rão com­prar na Ama­zon inglesa. Se tive­rem inte­resse neles comprem-​​nos a par­tir do meu link e eu ainda ganho uns cên­ti­mos para aju­dar a pagar este site.

Em rela­ção ao acordo orto­grá­fico, decidi não espe­rar os seis anos que ame­a­çam demo­rar a torná-​​lo obri­ga­tó­rio. Já que faz parte do nosso futuro, mais vale ir-​​me habi­tu­ando às novas gra­fias o mais rapi­da­mente pos­sí­vel. É natu­ral que durante os pri­mei­ros tem­pos ainda deixe pas­sar muita coisa, mas o que conta, acho eu, é a intenção.

Gos­ta­ria de ter os vos­sos comen­tá­rios quanto a estes dois aspec­tos. E muito espe­ci­al­mente a opi­nião dos lei­to­res mais regu­la­res deste espaço, que têm vindo a acom­pa­nhar a sua evo­lu­ção. O que acham?

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

3 comentários… add one

  • Gue 16/04/2008, 5:49

    Nao sabia que vai ser obrigatorio, o acordo ortografico. Para ja, tenho mesmo eh de me acostumar a escrever sem acentos ou cedilhas, por causa deste teclado ingles. Mas se o que conta eh a intencao, tens como me mandar esse acordo, para eu tentar adaptar-me tambem?

    abraco,
    Gue

  • Melissa 16/04/2008, 9:06

    Está com um ar mais profissional e mais funcional, sim senhor.
    Aprovadíssimo.
    Sobre o acordo ortográfico… Faz sentido. Quando o resto do mundo português ainda vai andar de calinada em calinada, este lugar já vai ter um português revisto com seis anos de experiência.

    Um abraço

  • berni ferreira 19/04/2008, 1:27

    ora biba!

    quanto ao acordo ortográfico, só posso dizer que espero que demore o máximo de tempo possível. Preferiria que as diferenças linguísticas entre o Brasil e Portugal fossem assumidas como válidas, do que ver-me obrigado a alterar significativamente a forma como utilizo a minha língua. Espero que não seja o princípio de um processo mais vasto, de uma lógica “vamos lá começar a falar brasileiro para exportar telenovelas e filmes e minisséries”.
    É preciso saber viver com as diferenças linguistícas, que, ao fim e ao cabo, acabam por representar uma forma de riqueza, como produtos de cultura que são.

    Quanto ao novo rosto do site, só tenho uma crítica: a homepage fica, apesar de esteticamente mais apelativa, um pouco confusa. Claro que posso ficar com essa impressão apenas por estar habituado à anterior.

    abraços

Partilhe aqui as suas ideias e experiência