Um novo serviço disponível – script doctoring

Um dos pedidos mais frequentes que recebo é para ler e dar a minha opinião sobre guiões de leitores do blogue. Infelizmente, por absoluta falta de tempo, é um pedido que não consigo satisfazer. Além disso, esse é um trabalho que várias produtoras de cinema e televisão me pagam para fazer. Seria insensato estar a oferecê-lo gratuitamente por esta via.

doctor-chimp-web

Recentemente, contudo, tive uma ideia: se há pessoas interessadas na minha opinião e experiência, porque não oferecer-lhes esse serviço, profissionalmente? Sendo pago para o fazer, terei forçosamente de arranjar tempo para tal; e não estarei a prejudicar os meus próprios interesses financeiros.

Nasce assim o meu serviço de Script Doctoring, onde vou tentar ser uma espécie de Dr. House (com melhor feitio) dos guiões – vou lê-los e analisá-los, para depois diagnosticar as doenças de que sofrem e apontar os caminhos possíveis para a sua cura.

Porquê fazer um Script Doctoring?

A maior parte dos guiões sofrem, nas suas primeiras versões, de erros comuns, que vão desde fragilidades estruturais a problemas de enredo, passando pela má definição dos personagens, falta de ritmo, descrições deficientes ou diálogos pouco verdadeiros.

Muitos destes problemas são fáceis de diagnosticar; outros estão mais escondidos ou afectam o guião a um nível mais profundo e subtil. Em ambos os casos, os próprios autores têm normalmente dificuldade em fazer esse diagnóstico, por duas razões: falta de experiência e falta de distanciamento.

Experiência e distanciamento são precisamente duas coisas que eu posso oferecer.

Experiência, porque já escrevi os guiões de cinco longas metragens produzidas e uma em vias de produção, além de inúmeros outros que nunca (ou ainda não) chegaram a ver a luz do dia. Escrevi também cinco telefilmes, dez curtas metragens e dezenas de episódios de televisão, num total de mais de 2000 minutos de ficção produzida e exibida. Escrevi ainda muitos outros guiões que, pelas razões mais diversas, ficaram pelo caminho.

Quanto a distanciamento, o facto de não ter estado envolvido na concepção e escrita do guião dá-me um olhar neutro e imparcial sobre o mesmo.

O trabalho de Script Doctoring pode ter vários níveis de profundidade, de que falo mais adiante. Qualquer um deles, contudo, acrescenta uma perspectiva exterior, imparcial e  justificada sobre o guião, e aponta pistas de soluções para os problemas diagnosticados. O guionista recebe sempre uma ajuda preciosa na tarefa mais importante a que se pode dedicar antes de apresentar um guião a uma produtora – a rescrita.

O que é que inclui o Script Doctoring?

O meu serviço de Script Doctoring terá quatro níveis de profundidade – Diagnóstico, Acompanhamento, Tratamento e Cura – e dois níveis de preço – Particulares e Empresas.

No nível básico, de Diagnóstico, farei um relatório completo sobre as forças e fraquezas do guião, que incluirá algumas sugestões mais gerais de caminhos para resolver os problemas diagnosticados.

O nível seguinte, de Acompanhamento, inclui, além deste mesmo relatório, uma conversa telefónica com o guionista com a explicação do seu conteúdo. Numa segunda fase, após o autor fazer uma rescrita do seu guião, farei novo relatório que será apresentado em outra conversa telefónica.

O terceiro nível, de Tratamento, é composto pelo relatório já referido, que será complementado por uma análise muito mais detalhada do guião, que irá até ao nível das descrições de cenas e diálogos específicos. Incluirá ainda um capítulo com todas as sugestões, desde as mais gerais às mais particulares, que eu sinta poderem contribuir para a melhoria do guião. Este documento será explicado por conversa telefónica, em que procederei à análise exaustiva, cena a cena, do guião .

O quarto nível é o pacote Cura, que inclui a minha rescrita do próprio guião, de acordo com as sugestões dadas no pacote Tratamento e acordadas com a produtora. Este último pacote, pelo seu valor mais elevado, destina-se normalmente às empresas produtoras de cinema ou televisão, mas nada impede um guionista particular de me contactar para acertar formas de escrita em colaboração.

Finalmente, vou incluir ainda um Serviço de Urgências: com uma taxa de mais 50%, qualquer um dos pacotes anteriores será entregue em metade do tempo.

E para as produtoras, qual é a vantagem?

O Pacote Diagnóstico pode ajudar uma produtora a decidir se vale ou não a pena investir na aquisição de um guião, ou que destino dar a um guião já comprado.

Os pacotes Acompanhamento ou Tratamento, por seu lado, podem ajudar produtoras que querem candidatar-se a um concurso de apoio, ou que estão a preparar a produção de um filme, a fazê-lo com o melhor guião possível. Afinal de contas, o guião é, comparativamente, a etapa mais barata da produção de um filme. Um pequeno investimento extra nesta fase pode representar poupanças substanciais na rodagem, e garantir uma obra final mais sólida e com melhores possibilidades comerciais.

Por fim, o pacote Cura permite às produtoras aproveitar toda a extensão da minha experiência de escrita e rescrita de guiões que, como referi antes, e modéstia à parte, é bastante grande – não há muitos guionistas em Portugal com um currículo comparável ao meu.

Porquê dois níveis de preços?

Com excepção do pacote Cura, cujos valores são negociados caso a caso, os restantes pacotes têm dois níveis de preços diferentes, conforme se destinem a Particulares ou Empresas.

Esta diferença de valores não reflete qualquer diferença no serviço prestado; apenas me pareceu mais justo, e mais adequado à realidade do mercado, estabelecer a diferença entre um guionista particular, muitas vezes amador, que quer melhorar o guião que escreveu com tanto esforço; e uma empresa com maior capacidade financeira, para quem o Script Doctoring é um investimento de retorno garantido.

Obviamente, fornecerei recibos de todos os pagamentos recebidos por estes serviços.

Como encomendar um Script Doctoring?

Criei uma página própria, aqui no blogue, onde disponibilizo toda a informação necessária sobre os diversos pacotes, e um módulo de contato dedicado a este serviço.

Conclusão

Fico curioso para saber se, postas as coisas a um nível profissional, ainda haverá leitores interessados em aproveitar a minha experiência de guionista. Se houver, tenho a certeza de que não se arrependerão de o experimentar.

Quanto às produtoras, a página servirá principalmente para divulgar um trabalho que faço normalmente para algumas produtoras. Se contribuir para me arranjar novos contatos, já terá valido a pena criá-la.

Um comentário em “Um novo serviço disponível – script doctoring”

Deixe a sua opinião ou comentário: