Uma explicação à laia de desculpa

Numa nota pessoal, os últimos tempos foram muito movimentados, o que tem contribuído para alguma ausência aqui do blogue, e um grande atraso em relação às datas de publicação prometidas para o Curso de Guião.

Ericeira_1Em primeiro lugar, mudei de casa. Pela primeira vez em muitos anos (exceptuando a passagem por Angola, que nunca foi exactamente uma nova casa, mas antes um maravilhoso local de passagem) estou a viver fora do concelho de Sintra. A localidade escolhida foi a Ericeira, na costa de Mafra, e a única coisa que posso dizer é que foi a melhor opção que podia ter tomado. A principal razão que me levou a escolher a Ericeira é que tem mar. A possibilidade de sair de casa, andar alguns metros e ficar face ao grande oceano, absorvendo a sua beleza e energia, é uma benção de que eu não tinha a noção exacta até começar a beneficiar dela todos os dias. Além disso, o estilo de vida na Ericeira é completamente diferente do que eu experimentei nos últimos anos. Permite escolher entre a tranquilidade de um longo passeio a pé ou uma corrida ao longo do mar; entre ler um livro na esplanada ou aproveitar uma réstia de sol para fazer um pouco de praia; entre ficar sentado, em silêncio, a olhar o horizonte, ou aproveitar a simpatia dos vizinhos que rapidamente se tornam conhecidos.

A Ericeira tem todos os traços típicos da vida no interior, como a possibilidade de fazer localmente as compras do dia a dia – o pão quente saído do forno, o peixe fresco no mercado -, temperados com um certo cosmopolitismo, natural numa vila que também é destino internacional de férias. Ainda agora, quase no fim de Outubro, é fácil ouvir falar inglês, italiano ou holandês no café ou no restaurante. E cafés e restaurantes é coisa que não falta, com comidas para todos os gostos, desde o marisco que faz a fama da terra, até às tapas e petiscos diversos, ou a picanha que vou comer daqui a pouco. Só sinto necessidade de um bom cinema, mas foi para isso que se inventaram os LCD's.

A segunda razão para esta relativa ausência do blogue foi uma grande carga de trabalho. Tenho neste momento três guiões de cinema em mãos. De um, já entreguei a primeira versão, que foi bastante bem recebida; o segundo está um pouco atrasado mas espero recuperar agora o tempo perdido (que, para dizer a verdade, foi útil para consolidar e filtrar algumas ideias); o terceiro tem um prazo mais alargado, e irá ocupar-me apenas depois de despachados os outros dois. Além disso, tive de dar uma última "demão" no guião de "O Cônsul de Bordéus", o filme sobre Aristides de Sousa Mendes que rescrevi no ano passado, e que entrou em rodagem neste mês de Outubro.

Em terceiro lugar, estou a preparar uma ausência mais ou menos longa de Portugal. No próximo mês de Novembro, depois de regressar da Conferência Mundial de Argumentistas, em Atenas, vou viajar para o Brasil, onde permanecerei por três meses. Sim, eu sei que é Verão lá; mas não, não vou de férias. Levo muito trabalho, e muitos assuntos de natureza pessoal para acompanhar. E precisamente por não serem férias há toda uma série de preparativos e assuntos práticos a tratar, que têm consumido o pouco tempo que ainda me resta. Dito tudo isto, em jeito de de desculpa aos leitores fiéis deste blogue, resta-me apenas prometer que regressarei o mais brevemente possível à rotina normal, com mais artigos para o Curso de Guião e para os outras rubricas regulares. Até lá, boas escritas.

Estes artigos talvez lhe interessem

4 comentários

  • Nossa que maravilha, caro João Nunes.
    Pensando bem, há muito que te devo uma visita… *risos…
    Felicidades pra vocês aí na nova morada.
    Abraço e saudades brazucas – Gilberto e Inajá.

  • wellcome to Ericeira, assim parece que o blogue fica mais perto

    :)

    • João Nunes 29/10/2009   Deixe uma resposta a →

      Não sabia que tinha leitores aqui na Ericeira, mas fico satisfeito. Quem sabe não nos encontramos aí numa esplanada, a olhar o mar e a sonhar com estórias e filmes ;-)

  • Não só leitor como argumentista também… quanto ao café.. sempre às ordens

    :)

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: