Dez blogues indispensáveis para quem gosta de guionismo

Uma das vantagens de trabalhar por conta própria é não ter um diretor a espreitar por cima do meu ombro para ver o que eu estou a fazer na net. E eu aproveito a fundo essa liberdade ocupando todos os dias um tempinho (às vezes mais do que devia;-) a consultar uma série de blogues sobre guionismo, para me manter razoavelmente atualizado sobre o que se passa neste universo.

Neste artigo selecciono dez deles, que recomendo a todos os interessados em guionismo e cinema, pois sempre me fornecem imenso material de reflexão e aperfeiçoamento como escritor.

Roteiro News – o  blogue do roteirista brasileiro Fernando Marés de Souza, que também mantém o site Roteiro de Cinema, já por mim mencionado. Ambos são referência incontornável em língua portuguesa. O blogue, mais recente, tem sempre novidades, incluindo artigos tão interessantes como esta coletânea de vídeos de roteiristas brasileiros a falar da sua profissão.

John August – o blogue do guionista John August, autor de Big Fish e Charlie e a Fábrica de Chocolates, entre muitos, muitos outros filmes conhecidos. Um manancial de informação técnica sobre escrita para cinema, com uma componente muito forte de "mãos na massa", como este artigo sobre como introduzir um novo personagem.

Go Into the Story –  o blogue de Scott Myers, guionista e professor de guião, chega a cansar ;-) de tanta informação, links externos e pequenas pérolas (diálogos, citações, vídeos, etc) que ele consegue reunir e atualizar permanentemente. Por exemplo, esta série de artigos sobre "A Viagem do Herói". Reservar algumas tardes para explorar bem os arquivos.

Mistery Man on Film – um site com artigos originais de reflexão e crítica, mais extensos e bem documentados do que a média, sobre guionismo e cinema em geral. Não gosto tanto do novo formato do site, mas o antigo, com muito material, ainda está disponível aqui. A explorar com tempo e calma.

WordPlayer – o site dos guionistas Terry Rossio e Ted Elliott (Piratas das Caraíbas, entre outros) tinha dezenas de artigos muito interessantes sobre a vida de um guionista de Hollywood.  Digo "tinha" porque o acesso do meu computador foi bloqueado  com um "Error Document 403" e não sei se o site ainda está disponível, ou se foi só a mim que calhou a fava. De qualquer forma, para os apreciadores de opiniões fortes e ideias cativantes, uma leitura fascinante.

Complications Ensue –  Alex Epstein é um guionista de televisão canadiano, autor de dois livros muito recomendáveis. No seu blogue responde a muitas perguntas sobre escrita em geral, e escrita para televisão em particular.

Artful Writer  – Craig Mazin (e agora também Ted Elliott) mantém este blogue com "information, theory and debate for the professional screenwriter". Não é preciso dizer mais nada.

I Find your lack of faith disturbing  – o blogue de Josh Friedman caracteriza-se por um sentido de humor muito particular. Não o leio todos os dias, mas regresso lá de vez em quando.

Sex in a Submarine –  William Martell é um guionista com muita experiência em Hollywood, embora nem sempre a melhor. Os seus artigos são sempre interessantes de ler, porque ele não hesita em partilhar o melhor e o pior dessa experiência. Nota curiosa: o blogue chama-se como se chama porque ele uma vez escreveu um telefilme passado inteiramente num submarino, com uma tripulação de 110 homens, e um das exigências do canal HBO, para quem estava a escrever, foi incluir no guião uma cena de sexo não gay. Bem-vindos ao mundo dos guionistas…

ScriptShadow  – o blogue de  Carson Reeves distingue-se de todos os outros. É dedicado exclusivamente à crítica de guiões ainda não produzidos. Alguns estão em fase de pré-produção, outros ficaram perdidos nas prateleiras do tempo. O melhor do site é que grande parte dos guiões recenseados estão disponíveis para baixar, o que nos dá a oportunidade de ler bons (ou maus) guiões sem sermos influenciados por já ter visto os respectivos filmes.

Desculpem por ter destruído a vossa produtividade durante os próximos dias, e cuidado com esse diretor a espreitar por cima do ombro.

Update

Deixo aqui o desafio: quais são os vossos sites e blogues favoritos de guionismo? E, já agora, de cinema? Deixem as sugestões nos comentários, como o Fernando Marés de Souza teve a amabilidade de fazer, mas de preferência com sugestões melhores do que a dele.

Estes artigos talvez lhe interessem

8 comentários

Deixe a sua opinião ou comentário: