Inscreva-se aqui e receba gratuitamente o meu eBook "A reescrita do argumento em 10 passos" !

A melhor solução de backup que eu conheço

dropbox-artigo

Toda a gente leu a notí­cia do roubo do com­pu­ta­dor de Miguel Sousa Tava­res, e de como o ladrão levou com ele a única cópia de um livro quase temi­nado. Se não ser­viu de mais nada, essa notí­cia pelo menos recordou-​​nos a neces­si­dade de fazer cópias de segu­rança do nosso trabalho.

Como uti­li­za­dor de um Mac sou um pri­vi­le­gi­ado por ter incluído no sis­tema ope­ra­tivo o Time Machine, uma extra­or­di­ná­ria solu­ção de bac­kup para disco externo. Mas o Time Machine não dá segu­rança abso­luta; se hou­ver uma catás­tofe (noc noc noc na madeira) ou se sofrer um assalto e me leva­rem com­pu­ta­dor e o disco (mais noc noc noc…) corro o risco de ficar igual­mente sem o tra­ba­lho. Ou, melhor dizendo, “cor­ria o risco”.

Entra o Dropbox

Exis­tem agora solu­ções de bac­kup online que dão uma segu­rança adi­ci­o­nal a quem vive do tra­ba­lho digi­tal. A melhor delas, para mim, é o Drop­box. Esta solu­ção com­bina um soft­ware ins­ta­lado no seu com­pu­ta­dor com um ser­vi­dor na inter­net. O plano básico é gra­tuito, ofe­re­cendo 2 gigas de arma­ze­na­mento o que, para um escri­tor, é mais do que sufi­ci­ente. Nenhum de nós será capaz de escre­ver o sufi­ci­ente para encher 2 gigas com docu­men­tos de texto. Quem qui­ser usar o Drop­box para arma­ze­nar ima­gens, música, vídeos, etc, tem pla­nos pagos com capa­ci­dade maior. Mas, repito, para um gui­o­nista o plano grá­tis chega e sobra.

A van­ta­gem do Drop­box é que a sua uti­li­za­ção é com­ple­ta­mente trans­pa­rente; o soft­ware ins­tala uma pasta no nosso com­pu­ta­dor, onde nós qui­ser­mos. Tudo o que gra­var­mos para den­tro dessa pasta é ime­di­a­ta­mente sin­cro­ni­zado com o ser­vi­dor online, sem neces­si­dade de pen­sar­mos mais nisso. Melhor ainda, se qui­ser­mos ace­der a esses tra­ba­lhos a par­tir de outro com­pu­ta­dor qual­quer, pode­mos fazê-​​lo. E pode­mos ainda ins­ta­lar o Drop­box em mais do que um com­pu­ta­dor — no por­tá­til e no desk­top, ou em casa e no tra­ba­lho, por exem­plo — e man­ter os tra­ba­lhos sin­cro­ni­za­dos nos dois, sem quais­quer problemas.

As cópias que estão no ser­vi­dor, obvi­a­mente, só podem ser ace­di­das por nós, medi­ante a intro­du­ção de uma senha. Mas, se qui­ser­mos, pode­mos criar pas­tas públi­cas que per­mi­tem a outras pes­soas ir lá bus­car docu­men­tos. Pode ser útil para par­ti­lhar um tra­ba­lho, por exemplo.

Há ainda uma van­ta­gem adi­ci­o­nal: se apa­gar­mos um docu­mento na pasta do com­pu­ta­dor, o site man­tém durante algum tempo uma cópia desse docu­mento, que pode­mos assim recu­pe­rar. O único cui­dado que temos que ter na uti­li­za­ção do Drop­box, quando temos dois com­pu­ta­do­res sin­cro­ni­za­dos na mesma conta, é que fun­ci­ona mesmo bem — o que apa­gar­mos num, é tam­bém apa­gado no outro.

Para trans­pa­rên­cia com­pleta, devo acres­cen­tar que, por cada lei­tor que criar uma nova conta no Drop­box usando os links que eu for­neci,  recebo mais umas cen­te­nas de megas na minha conta, como paga­mento da “publi­ci­dade”. Se fizer isso, agradeço-​​lhe desde já. Mas saiba que eu reco­men­da­ria sem­pre o Drop­box, mesmo sem essa benesse.

Alguns artigos afins de que talvez goste:

  1. O melhor plu­gin Word­Press para guionistas

Acerca de João Nunes

João Nunes é um autor, guionista, publicitário e diretor português residente em Manaus, Brasil. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

Esta entrada foi publicada em Media e com as tags , , , , . Guardar nos favoritos o link permanente. Publicar comentário ou deixar um trackback: URL de Trackback.

4 Comentários

  1. Jorge
    Publicado 27/08/2009 às 11:15 | Link

    Obri­gado pela dica. Há algum tempo que pro­cu­rava uma solu­ção deste género.

  2. Nélia
    Publicado 27/08/2009 às 15:58 | Link

    Um dos meus mai­o­res medos!! Já estive dez vezes perto de per­der tudo o que tinha escrito e agora ando sem­pre com bac­kups em dis­cos exter­nos tam­bém, mas esta con­ti­nua a ser uma boa ideia.
    Podes acres­cen­tar aí mais uns megazitos ;)

    • João Nunes
      Publicado 31/08/2009 às 1:32 | Link

      Nélia, a forma como eu orga­nizo os docu­men­tos é a seguinte. Tenho um disco externo divi­dido em duas par­ti­ções. Numa faço o bac­kup com­pleto do disco do com­pu­ta­dor; na outra tenho um arquivo de coi­sas diver­sas (música, foto­gra­fias, arqui­vos, etc) que não estão no com­pu­ta­dor.
      O Drop­Box é uma segu­rança extra para os docu­men­tos e pro­jec­tos que estão em curso, esti­ve­ram em tem­pos recen­tes, ou podem vir a estar num futuro pró­ximo. É a garan­tia de que, acon­teça o que acon­te­cer, não vou ficar sem os tra­ba­lhos em que estou envol­vido no momento. Tenho lá essen­ci­al­mente docu­men­tos de texto, por causa do limite dos 2 giga, mas tam­bém pas­tas com mate­rial de pes­quisa, etc. Desta forma estes docu­men­tos estão sem­pre em três locais dis­tin­tos: no com­pu­ta­dor, no bac­kup do Time Machine, e no ser­vi­dor do Drop­Box (na “nuvem”, como se diz agora…).
      O pró­ximo desa­fio é arran­jar uma solu­ção seme­lhante para as foto­gra­fias (que ocu­pam mais espaço). Neste momento, tenho uma selec­ção no com­pu­ta­dor, e o arquivo com­pleto no disco externo. São estas que me pre­o­cu­pam mais, pois se esse disco der o berro, posso ficar sem elas. Na rea­li­dade, tenho a maior parte tam­bém em DVD’s, e nou­tro com­pu­ta­dor, por isso, com algum tra­ba­lho, con­se­gui­ria recu­pe­rar quase tudo. Mas estou à pro­cura de uma solu­ção mais sis­te­ma­ti­zada. O pro­blema é que já são mais de 30 giga, e para isso só há pla­nos de bac­kup externo pagan­tes. Se encon­trar uma boa solu­ção, tam­bém par­ti­lha­rei aqui.
      A ques­tão da música não é pro­ble­má­tica, é ape­nas tra­ba­lhosa; se per­der o arquivo basta-​​me digi­ta­li­zar de novo a par­tir dos Cd’s ori­gi­nais. Evi­den­te­mente que se a solu­ção que encon­trar par as foto­gra­fias ser­vir para a música, tanto melhor.

      PS-​​Obrigado pelos megas, dão sem­pre jeito.

  3. Lúcia
    Publicado 27/09/2010 às 21:07 | Link

    Ris­cos esta­mos cer­tos que sem­pre tem né pes­soal, por isso uso um sis­tema de bac­kup online, cha­mado gBac­kup.
    Faço o bac­kup aoto­má­tico e não corro o risco de per­der nenhuma infor­ma­ção do meu pc.

    Reco­mendo.

Um Trackback

  1. Por Flashback do ano | joaonunes.com a 29/12/2009 às 23:42

    […] Bac­kup […]

Publicar Comentário

O seu endereço de e-mail nunca será publicado ou partilhado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*

Pode usar as seguintes tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Informe-me de novos comentários por email