≡ Menu
Cinco maneiras de ajudar este blogue

Como é fácil ima­gi­nar, já pas­sei mui­tas horas sen­tado ao com­pu­ta­dor a criar, atu­a­li­zar e escre­ver arti­gos para este blo­gue. As minhas moti­va­ções são diver­sas e vão desde a genuína von­tade de aju­dar uma nova gera­ção de gui­o­nis­tas até à satis­fa­ção de ler as men­sa­gens de agra­de­ci­mento dos lei­to­res. O fator ego tam­bém não é de desprezar.

Se acha que esse tra­ba­lho não tem sido em vão há algu­mas for­mas de me aju­dar a continuá-​​lo. Lembrei-​​me de cinco manei­ras muito sim­ples para qual­quer lei­tor dar a sua con­tri­bui­ção para o sucesso deste blo­gue, de forma a que este se vá con­so­li­dando como uma refe­rên­cia no pequeno nicho da escrita de argu­men­tos em lín­gua portuguesa:

  1. Visite o site regu­lar­mente para ler os novos arti­gos, que eu vou publi­cando com a regu­la­ri­dade pos­sí­vel. A maneira mais fácil de saber quando há novi­da­des é assi­nar o feed RSS ou seguir-​​me no Twe­e­ter @joaonunes. O autor que nunca con­fe­riu as esta­tís­ti­cas do seu blo­gue que atire a pri­meira pedra;
  2. Deixe comen­tá­rios aos arti­gos. Além de os enri­que­cer com novas ideias e pers­pe­ti­vas, isso con­tri­bui para o blo­gue subir no ran­king do Goo­gle, e atrair novos leitores;
  3. Faça links do seu blo­gue ou site para o blo­gue, ou para arti­gos em par­ti­cu­lar. Uma vez mais, isso ajuda a subir no ran­king do Google;
  4. Comece aqui as suas com­pras na Ama­zon UK, entrando a par­tir dos links que coloco para alguns livros de gui­o­nismo. Dessa forma eu rece­be­rei uma pequena per­cen­ta­gem do valor que gas­tar. Não é pre­ciso com­prar os livros que eu reco­mendo – se qui­ser com­prar um cor­tar­relva, entre na mesma atra­vés de um dos meus links e depois faça uma busca a lawn­mowers, que eu recebo tam­bém uma per­cen­ta­gem sobre isso.
  5. Faça aqui o lan­ça­mento mun­dial do pró­ximo filme do Ste­ven Spi­el­berg. Se está em posi­ção de o fazer, por favor contacte-​​me; sou todo ouvi­dos. Mas se tiver outra cam­pa­nha publi­ci­tá­ria mais pequena e achar que pode ser inte­res­sante falar com uns milha­res de lei­to­res inte­res­sa­dos em gui­o­nismo, cinema e tele­vi­são, não hesite tam­bém. Com cer­teza che­ga­re­mos a um acordo inte­res­sante para ambas as partes.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

5 comentários… add one

  • Edgar Marcelino 21/04/2009, 19:03

    Boas João Nunes,

    Também dedico muitas horas ao meu blogue, por isso, compreendo muito bem o que está a dizer.

    Como leitor assíduo do blogue (via RSS), gostei particularmente da sua honestidade, mas existe um ponto que me chamou atenção… “Faça links do seu blogue ou site para o blogue, ou para artigos em particular. Uma vez mais, isso ajuda a subir no ranking do Google;”. Certo, pedir não custa e só faz quem quer, mas penso que é pouco coerente, no mínimo troca-se!

    No meu blogue, Filmes Portugueses, sempre que encontro um site/blog que possa interessar aos meus visitantes, e a mim também, faço um link para ele de livre e espontânea vontade, mesmo que o site em causa não linke para mim. Um exemplo disso foi com o seu blog, que linkei quase desde o inicio do projecto e apesar de você não linkar para mim eu mantive-o sempre devido à qualidade e relevância do seu conteúdo.

    Na minha opinião nunca se pede a ninguém para linkar para nós quando nós não pretendemos fazer o mesmo, até porque, nem todos os links são bons para a nossa subida no ranking do Google.

    Andei aqui a ver como é que você estava nas posições do Google e reparei que este já lhe deu a prioridade para a keyword João Nunes. Isso é muito importante, mas nada de outro mundo, visto que para a keyword João Nunes existe pouca concorrência.

    O que você precisa para ter mais visitas é conseguir posicionar bem os seus artigos no Google, utilizando para isso diversas keywords. Andei a ver quais eram os seus plugins (*) e não encontrei um que é fundamental para fazer uma boa indexação no Google. O plugin chama-se All in One SEO e é muito simples de utilizar, basta fazer uma pesquisa e vai encontrar muita informação sobre ele.

    (*) Não sei se já sabia isto, mas vou lhe explicar na mesma. Para ver os seus plugins basta escrever joaonunes.com/wp-content/plugins/ . Existe um grande problema em esta página estar visível a todos, pode sofrer um ataque ao blog com muita facilidade. Por isso aconselho a fazer o seguinte:

    – Crie uma página html vazia com o nome index.html e coloque dentro da directoria plugins (/wp-content/plugins/).

    Assim quando alguém digitar joaonunes.com/wp-content/plugins/ aparece uma página em branco. ;-)

    Espero que não leve a mal este testamento.

    Parabéns por este belíssimo blog e também pelas suas contribuições no Cinema Português!

    Cumprimentos,
    Edgar Marcelino

  • Pedro 22/04/2009, 9:15

    Parabéns pelo teu site, é claro, útil e pouco empertigado. Descobri-o no fim-de-semana e já o li mais ou menos de uma ponta a outra.

  • João Nunes 28/04/2009, 13:40

    Obrigado Edgar, obrigado Pedro.

  • edna aiar 28/11/2010, 4:18

    Apreciei muito sua “Lista de Livros Para Oferecer a Guionistas”. Como seus demais artigos, esse também está “recheado” de informações valiosas. Que esse site possa ser duradouro, posto que é fonte permanente de consultas. Obrigada João Nunes!

    • João Nunes 28/11/2010, 17:25

      Obrigado eu. Nem imagina como é bom ouvir palavras como as suas, especialmente em certos dias…

Partilhe aqui as suas ideias e experiência