Alguns conselhos para o desafio de escrita

tomando_notas_web.jpg

Recebi hoje um email do ScriptFrenzy, um desafio de escrita de guião que decorre todos os anos a nível mundial, e de que já falei aqui no passado.

O objetivo do ScriptFrenzy é muito mais ambicioso do que o desafio que deixei num artigo há alguns dias: escrever um guião num mês, em vez de num ano. Apesar disso, edição após edição, o ScriptFrenzy atrai milhares de autores de todo o mundo, que se dispõem a alcançar essa meta.

O ScriptFrenzy vai começar no próximo dia 1 de Abril. Para recordar esse fato, o email que agora enviaram reúne alguns conselhos a quem se está a preparar para embarcar no projeto. Como esses conselhos também são úteis para quem decidir aceitar o meu modesto desafio (duas páginas por semana, até perfazer as 100 que, em média, compõem um guião de cinema), resolvi traduzi-los.

  • Leiam. Leiam o maior número possível de guiões do mesmo tipo do que vão escrever.
  • Vejam. Os guiões são apenas a primeira parte do processo de produção, por isso assistam a filmes, peças de teatro, séries de televisão, dentro do género que escolherem. Se vão escrever uma mão cheia de curtas metragens, frequentem os festivais do género. E se a vossa opção for um guião de banda desenhada, leiam muitas com olho clínico e atenção aos detalhes.
  • Falem. Digam aos vossos amigos a premissa da vossa história e ouçam a opinião deles. Isto é muito útil para ajudar a excluir as más ideias e selecionar as realmente brilhantes, antes de se comprometerem a um longo período a escrever algo de que depois não gostam.
  • Estruturem. Depois de ouvir e sopesar a opinião dos vossos amigos, comecem a delinear a estória. Nunca é demasiado cedo para começar a pensar em atos, motivação dos personagens e arcos de transformação.
  • Reunam. Quantos mais melhor! Está provado em estudos 100% não-científicos por nós desenvolvidos que ter um grupo de escrita ajuda-nos a continuar a escrever. Quando temos de dar contas aos nossos amigos do nosso progresso, as percentagens de sucesso disparam para as alturas.

Como inspiração, os organizadores do ScriptFrenzy sugerem a leitura de um bom guião: 500 days of Summer. Eu próprio já dei aqui, aqui, e aqui algumas sugestões de guiões disponíveis na net, cuja leitura recomendo.

Tudo bons conselhos, como se pode ver. Sigam-nos e comecem a escrever os vossos guiões.

Via: ScriptFrenzy

Fotografia: atribuída a John Vachon.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

  • Nélia 16/01/2010   Deixe uma resposta a →

    Eu participei no ano passado e devo dizer que é um grande incentivo. Não terminei nesse mês mas consegui escrever cerca de 85% do guião, o que não teria feito em tão pouco tempo se não me tivesse obrigado a trabalhar todos os dias nem que fosse só uma página, mesmo que estivesse muito cansada. Foi uma ajuda fenomenal e resolvi fazer o mesmo desafio a mim mesma novamente uns meses depois e foi o suficiente para consegui terminar. Às vezes só precisamos mesmo de um empurrãozinho destes…

Deixe a sua opinião ou comentário: