Candidaturas ao apoio à escrita de longas metragens do ICA

Está em curso o concurso de apoio à Escrita de Argumentos para Longas Metragens de Ficção do Instituto do Cinema e Audiovisual. Serão apoiados cinco projetos, com um máximo de 10.000 € por cada projeto.

A grande vantagem deste concurso é que os argumentistas podem concorrer independentemente, sem necessidade do apoio ou patrocínio de qualquer produtor.

A data limite de entrega das candidaturas é 06 de Abril por isso não se atrase.

Segundo o regulamento do concurso de 2009, que não deve mudar este ano, as regras são as seguintes:

1. Candidatos e beneficiários

Podem candidatar-se e beneficiar os argumentistas e os produtores independentes com a inscrição em vigor no Registo das Empresas Cinematográficas.

2. Candidaturas

A instrução da candidatura integra os seguintes elementos e informações:

a) Preenchimento obrigatório do formulário de candidatura;

b) Sinopse, até 1 500 caracteres;

c) Declaração de intenções do requerente sobre o tema e abordagem propostas, sua importância e originalidade e sobre a sua viabilidade enquanto projecto cinematográfico (máximo 5 000 caracteres);

d) Caracterização das personagens;

e) Três cenas dialogadas e interligadas;

f) Contratos celebrados com o eventual autor da obra preexistente e entre o argumentista e produtor, quando seja este o requerente, em conformidade com o disposto no Código do Direito de Autor e Direitos Conexos;

g) Currículo do argumentista;

h) Currículo do produtor, tal como consta do Registo das Empresas Cinematográficas;

i) Certidões comprovativas da regularidade da situação do requerente perante a administração fiscal e segurança social.

Para mais informações consulte o site do ICA.

Estes artigos talvez lhe interessem

11 comentários

  • É sem dúvida um apoio importante.
    Contudo, é pena que argumentistas principiantes tenham de se candidatar aos mesmos concursos que guionistas experientes. Não me parece justo para ninguém.
    O ICA tem apoios para primeiras obras de realizadores, não se percebe porque não há um concurso para primeiras obras de guionistas (penso que existem no Brasil, por exemplo).
    Além disso, seria bom que os guiões subsidiados pelo programa ficassem disponíveis numa biblioteca do ICA ou até online (o processo seria mais transparente).
    Também não deixa de ser caricato que um guião apoiado para ser escrito não seja depois apoiado para ser produzido (o projecto dava um bom guião mas não um bom filme?). Conheço pelo menos um caso.
    Apesar de tudo isto, estou a pensar concorrer. Boa sorte a todos o que decidirem fazer o mesmo.

  • berni ferreira 13/02/2010   Deixe uma resposta a →

    Não podia estar mais de acordo com o Firmino. Subscrevo inteiramente e desejo-lhe boa sorte com a sua candidatura. Também vou considerar fazê-lo.

    Se tiver oportunidade de responder a a esta pergunta agradecia, João: a partir do conhecimento que porventura possa ter relativamente às candidaturas, consegue dar-me conta da importância de ter o apoio de uma produtora para esta ser bem sucedida?

    Se não responder, paciência. Só temos de agradecer-lhe o facto de ter divulgado o concurso aqui. Sei que, pela minha parte, nem sequer saberia dele, se não fosse este post. Obrigado!

    Abraço a todos!

  • Caro Berni,

    muito obrigado pelos seus votos.
    Boa sorte também para si.

  • Pedro Costa 17/02/2010   Deixe uma resposta a →

    Boas.
    Éu já conhecia o ICA e este concurso, mas no entanto continuo com a mesma dúvida do ano passado… Este concurso é para quem tem uma ideia de um guião ou para quem tem um guião? Não sei se me dei a entender, mas pelos requisitos deles parece-me que eles querem ajudar alguém a escrever avaliando partes do trabalho… Se nós tiver-mos um guião já escrito e revisto não nos podemos candidatar?
    Os tais 10 000 euros podem ser aplicados com o vencedor bem entender ou tem de ser aplicado na melhoria do proprio guião e das qualificações do escritor?

    • João Nunes 17/02/2010   Deixe uma resposta a →

      O que o regulamento do concurso diz é que o candidato tem de apresentar determinados elementos, como as três cenas escritas, descrição de personagens, etc. Penso que em lado nenhum diz que o guião não pode já estar escrito. É óbvio que o objectivo do concurso é apoiar a escrita de novos guiões, mas imagino que muitas pessoas concorram tendo já os guiões escritos, ou mais avançados do que apenas o mínimo exigível.
      Quanto ao uso do dinheiro, acho que é do critério do guionista apoiado. Mas penso que deve estar tudo no regulamento do concurso que, confesso, já não leio há bastante tempo. Se tiver tempo vou dar-lhe uma leitura e se estiver errado nestas minhas convicções corrijo mais tarde.

  • Pedro Costa 18/02/2010   Deixe uma resposta a →

    Já estive a ler os regulamentos, etc, mas, peço desculpa se estiver a ser chato, no site do ICA não encontrei nenhum formulário para me inscrever no concurso…
    Na secção de formulários apenas encontro:
    Declaração do Exibidor Cinematográfico
    Mapa de Exibição por Sala

    Não sei se estou a ver mal algumas coisa mas procurei em todo o lado e não vi as inscrições… Agradecia se me pudesse ajudar

    • João Nunes 18/02/2010   Deixe uma resposta a →

      Caro Pedro, no site do ICA http://www.ica-ip.pt vá ao menu Actividades e baixe o Manual do Candidato, onde está tudo explicado. Para apresentar a candidatura por via electrónica, como é pedido, tem de entrar em Acesso Reservado e inscrever-se como novo utilizador. Depois é seguir as instruções.

  • Pedro Costa 05/03/2010   Deixe uma resposta a →

    Boas.
    Eu já estou inscrito no site e penso que tenho as coisas bem encaminhadas mas, você diz aqui que o prazo limite é 6 de Abril. No entanto não há concursos abertos nesta altura. Havia limite de candidaturas? ou, mais uma vez, estou a ver mal qualquer coisa?
    Cumprimentos

    • João Nunes 05/03/2010   Deixe uma resposta a →

      Pedro, talvez o melhor seja telefonar para lá e tentar esclarecer essas dúvidas com eles diretamente.
      Boas escritas.

  • Pedro Costa 04/01/2011   Deixe uma resposta a →

    Boas.
    Já estão abertas as inscriçoes/candidaturas para apoio à escrita de longas metragens do ICA… Penso que você já deve saber, mas é mais para divulgar e relembrar às pessoas que seguem o seu site, esta oportunidade.

    Já agora, relativamente à sua iniciativa do ano passado de escrever um guião durante 2010, devo dizer que consegui chegar ao FADE OUT dia 30 de Dezembro :D
    Ainda não fiz a revisão e reescrita, mas de qualquer maneira, assim, dou-lhe os meus agradecimentos pela ajuda e pelo material disponibilizado no seu site.

    Continue o bom trabalho

    • João Nunes 05/01/2011   Deixe uma resposta a →

      Obrigado pela sugestão, já publiquei. E parabéns pelo seu sucesso. Com certeza já celebrou no fim de ano.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: