Como se escreviam os filmes mudos: o primeiro manual de guião

Estou a ler um livro muito interessante, de que voltarei a falar aqui mais tarde: What Happens Next?: A History of Hollywood Screenwriting. É uma história da evolução da escrita de guiões nos Estados Unidos, que inevitavelmente se cruza com a própria história do cinema nesse país e no mundo. O livro está escrito de uma forma fascinante, cheio de pequenas histórias, detalhes e curiosidades, e é uma leitura recomendável para quem se interesse por estas coisas.

Fazendo algumas pesquisas paralelas descobri um link muito curioso: o do primeiro manual de escrita de guião, Writing the Photoplay, ainda do tempo do cinema mudo. Está disponível para descarga, gratuitamente.

A sua leitura dá-nos uma visão muito interessante do quanto a arte e a técnica da escrita audiovisual evoluíram nestes quase cem anos que passaram desde a publicação do livro. No tempo em que o guião se chamava photoplay uma das principais preocupações dos autores do livro era como redigir os cartões intermédios com texto: os leaders e sub-titles. Alertavam os autores para a "falsa economia" de entregar essa tarefa a pessoas sem real talento literário.

Encontrei ainda um outro manual de guião, Scenario Writing Today, posterior alguns anos, mas ainda do tempo do cinema mudo. Está igualmente disponível para descarga grátis e também vale a pena dar-lhe uma vista de olhos.

Via: The Unknown Screenwriter

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: