Perguntas e Respostas: como escrever as cenas de um musical?

A-Clockwork-Orange-web.jpg

Estou pensando em criar um guião (roteiro) de um filme-musical com músicas populares bastante conhecidas. Minha dúvida é a seguinte: como descrever as cenas onde o protagonista começa a cantar? Devo colocar a descrição da imagem para cada trecho da música? Não fica complicado para entender? — Onildo

Caro Onildo,

um filme musical escreve-se exatamente da mesma maneira que qualquer outro filme, dividindo-o em cenas sucessivas que são identificadas pelos respetivos cabeçalhos.

Cada cena também é escrita da mesma maneira que nos outros guiões, descrevendo a ação, identificando os personagens e criando os seus diálogos.

A única diferença é que em alguns desses diálogos as falas serão substituídos pelas letras das canções. Nesse casos deveremos indicar, nos parênteses, que os personagens estão a cantar.

Há basicamente duas formas de escrever as letras das canções: ou em linhas isoladas, ou num único parágrafo, separando cada verso com uma barra: 'I'm singing in the rain/Just singin in the rain'.

Nos musicais também é comum haver coreografias de dança, individuais ou coletivas. Estas devem ser tratadas como as cenas de ação dos outros filmes – descrevendo-as com o detalhe suficiente para se perceber o ambiente, o estilo da ação, o tom da cena, a sequência dos eventos, mas sem entrar em detalhes excessivos que tornem a leitura fastidiosa. Não é necessário descrever as roupas de cada uma das coristas, os detalhes da decoração grandiosa, nem os passos pormenorizados de cada personagem.

Veja como Stanley Kubrick escreve uma cena 'musical' num dos seus filmes mais polémicos, "A Clockwork Orange", que homenageia um dos musicais mais famosos de todos os tempos, o "Singin' in the rain".

INT. HOME – NIGHT

They go roaring in.

Mr. Alexander is kicked in the face and goes down. Georgie leaps on him. Pete jumps up and down and the settee. Dim grabs hold of Mrs. Alexander. Alex whistles piercingly.

ALEX

Right, Pete. Check the rest of the house.

Alex turns to Dim, who holds the struggling Mrs. Alexander.

ALEX

Dim...

Dim sets her down but holds her firmly. Alex starts to sing – "Singin' in the rain", accompanying it with a kind of tap dance.

ALEX

(singing)

I'm singing in the rain...

He kicks Mr. Alexander accenting the lyrics.

ALEX

(singing)

Just singing in the rain...

He clubs Mr. Alexander with stick, in the time to the music.

ALEX

(singing)

What a glorious feeling, I'm happy again.

E por aí a diante.

Como pode ver, a cena é escrita como qualquer cena normal: cabeçalho, descrição normal e concisa da ação, identificação dos personagens que falam, identificação em parênteses quando estes passam a cantar, e as letras da música no lugar do diálogo.

Uma última nota: certifique-se de que as músicas que usa no seu guião são de domínio público, ou seja, não têm direitos reservados. Caso contrário arrisca-se a estar a usar no texto canções que depois podem não ser autorizadas para a produção do filme.

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: