Perguntas & respostas: e se houver outro filme igual?

Existe alguma maneira (p.ex. motor de pesquisa) que me permita saber se já existe algum filme ou mesmo argumento retratando uma ideia que tive? Como sabe é impossível saber o assunto de milhares e milhares de filmes feitos ao longo do último século por todo o mundo, e não queria estar a escrever um guião, mas mais tarde vir a saber que já existe um tema semelhante tratado num filme.– Daniel

Daniel, que eu conheça não há nada semelhante ao que está procurar. Sites como o IMDB têm sinopses da maior parte dos filmes produzidos, mas não faço ideia de como fazer uma busca eficaz para procurar uma coisa tão vaga como "um tema semelhante".

De qualquer forma, se eu fosse a si não me preocupava demasiado com essa possibilidade. O mais provável é que exista mesmo algum filme com aspectos semelhantes – tema, enredo, personagens – ao que está a pensar escrever. Todas as histórias já foram escritas e, provavelmente, passadas a película.

O que não existiu ainda é uma pessoa exactamente igual a si.

Por isso, mesmo que o tema básico já tenha sido explorado noutro filme, são a sua perspectiva única, a sua abordagem particular, a sua forma própria de pensar, sentir e escrever, que vão dar originalidade e personalidade à sua estória.

Sente-se pois em frente do computador, abra um documento novo no seu processador de texto, e comece a escrever. Quando terminar as 100 páginas do guião lance-o ao mundo. Se ele for realmente bom ninguém se irá incomodar por em 1942 ter havido um filme dinamarquês que tinha um enredo algo semelhante ao seu.

Estes artigos talvez lhe interessem

4 comentários

  • Daniel 02/08/2010   Deixe uma resposta a →

    Obrigado pela pronta resposta. Vou então dedicar-me a esta ideia de corpo e alma.

    Continuação de um bom trabalho.

    P.S. Era uma boa ideia se criasse um página no facebook. Era mais fácil de manter as pessoas informadas sobre desenvolvimentos neste site.

    • João Nunes 02/08/2010   Deixe uma resposta a →

      Obrigado pela sugestão. Até agora tenho confiado no rss e twitter para isso, mas talvez valha a pena acrescentar o facebook ao leque de opções.

  • Pedro Costa 03/08/2010   Deixe uma resposta a →

    Boas
    Há realmente um aspecto importante a reter… devido às suas experiências pessoais e relações, educação, lugar onde vive, etc., é quase impossivel alguem escrever um história igual a outra que já tenha sido escrita no passado… muda sempre qualquer coisa, a época, o cenário, uma personagem, qq coissa…
    De qualquer maneira, so comentei este post para dizer que quando registar o seu guião e tiver os seus direitos de autor, caso você seja acusado de plágio não pode usar o argumento de que “não conhecia essa historia, não sabia que já existia uma igual”… mas arrisque, se o avatar passou em claro não devem haver grandes problemas…

    Aliás, veja estes 2 filmes e, tirando o desporto em questão, tente ver alguma diferença: “mean machine” e “longest yard”

    Arrisque, escreva

    • João Nunes 04/08/2010   Deixe uma resposta a →

      Eu acrescentaria mais uma coisa: se realmente não conhece nenhuma estória igual, a probabilidade das semelhanças entre a sua estória e uma outra serem suficientes para dar origem a uma acusação de plágio são muito pequenas.

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: