Um desafio para este ano

56 comments

escrevendo-web.jpg

Os fes­te­jos de pas­sa­gem de ano já fica­ram para trás e a vida reto­mou o seu curso nor­mal. Não sei quan­tos dos meus lei­to­res toma­ram as tra­di­ci­o­nais deci­sões de ano novo, e fize­ram pla­nos para este 2010 que agora começou.

Eu fiz os meus pla­nos. Entre eles, escre­ver seis­cen­tas pági­nas de fic­ção audiovisual.

Pode pare­cer muito, mas não chega a duas pági­nas por dia. E eu sou gui­o­nista pro­fis­si­o­nal; se não escre­ver um volume grande de pági­nas (vendendo-​​as, obvi­a­mente) não con­sigo viver.

Mas estes são os meus pla­nos de escrita, e são pro­blema meu.

E os seus? O que é que vai escre­ver este ano?

Para aju­dar, lembrei-​​me de lan­çar um desa­fio a todos os lei­to­res do blogue.

Escre­vam pelo menos um guião de cinema este ano. Basta um.

Esta­mos a falar de cem pági­nas, e mal pre­en­chi­das. Tirando os fins-​​de-​​semana, dá uma página a cada dois dias e meio. Duas pági­nas por semana. Não parece tão difí­cil, pois não?

Abram a vossa gaveta das ideias, o vosso livro de notas, o vosso álbum de recor­tes. Mer­gu­lhem na vossa memó­ria, espre­mam a vossa ima­gi­na­ção. Façam brains­tor­ming, medi­ta­ção, pes­quisa. Desen­ter­rem a ideia que vos per­se­gue à tanto tempo; des­cu­bram a que vos vai obce­car nos pró­xi­mos meses.

E escre­vam um guião.

O cinema em por­tu­guês pre­cisa de bons guiões como pão para a boca. E há lugar para eles, não tenham medo.

Pelo meu lado, comprometo-​​me a divul­gar esses guiões aqui no blo­gue. Se os escre­ve­rem, se mos envi­a­rem, cri­a­rei uma sec­ção espe­cial para os apresentar.

Do que é que estão à espera?

Partilhe este artigo:

  • Print
  • Facebook
  • email
  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Live
  • MySpace
  • PDF
  • StumbleUpon
  • Yahoo! Bookmarks

{ 49 comments… read them below or add one }

Rui Cláudio Dias Janeiro 13, 2010 às 16:55

Acho que é um bom desafio… Acho que vou tentar…

Responder

Gonçalo Lopes Janeiro 13, 2010 às 17:02

Belo desafio!
Espero que este ano consiga terminar um guião, e se fosse produzido melhor ainda.
Bom ano a todos os guionistas e as todas pessoas.
Espero no dia 31/12/2010 conseguir dizer
Consegui escrever, melhor ainda vai ser produzido.
Temos que encarar a vida com optimismo.
Abraço

Responder

Jose Agripino Janeiro 13, 2010 às 17:59

Desafio Aceito.

Responder

Luis Campos Janeiro 13, 2010 às 20:23

Sem dúvida! Excelente desafio!
Continua a elevar a excelência do seu blog. Um espaço incontornável para todo e qualquer pretenso guionista de língua portuguesa.
Eu defini o meu desafio de terminar dois guiões de longa-metragem, cujo processo de escrita iniciei no ano transacto. É mais simples que o seu, mas não menos ambicioso.
Considerarei a sua opinião quando estiverem concluídos.
Um abraço,
Continuação de excelente trabalho.
Sem dúvida que Portugal precisa de bons guiões!

Responder

Nélia Janeiro 13, 2010 às 22:01

Contem comigo! Estive em pausa por umas semanas e já tenho a cabeça a fervilhar de ideias. E um desafio é mesmo o que vinha a calhar ;)

Responder

Pedro Cadeira Janeiro 14, 2010 às 1:44

Óptimo desafio. Já ando a adiar a escrita das minhas ideias há tanto tempo, vou aproveitar o desafio. Assim que acabar os exames ataco com força.
E obrigado pela divulgação dos nossos futuros guiões.

Responder

berni ferreira Janeiro 14, 2010 às 7:21

Achno que também entro.

Já planeava escrever três (reescrever um já terminado e escrever outros dois
que já iniciei mas se encontram num ponto de desenvolvimento caótico) porque preciso de os escrever (e de os mostrar, para ver o que valem). Mas é claro que o desafio acrescenta entusiasmo a esta necessidade. No mínimo, depois de o aceitar, vou ter que terminar um deles para depois não ter de engolir este acto de impulso. Já lá dizia o Orwell dos seus motivos para escrever: vaidade… Quem sabe se este não será um bom empurrão para deixar de “procrastinar”…

A secção nova de que falou parece-me mais uma excelente novidade para este ano. Obrigado, João. Vamos esperar que haja substância para a preencher da melhor forma.

Abraços para todos

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 14, 2010 às 10:30

Mas não sei se vou “atinar” com um guião para cinema. Não costumo escrever guiões… Já escrevi (está em construção com um grupo) de um guião para telenovela, mas cinema… ui… será que isto vai lá… Aqui no site tem tópicos para ajuda? :-P

Responder

Citizen Pete Janeiro 14, 2010 às 12:38

Não sou guionista mas aceito o desafio, respondendo com a humilde promessa de pelo menos tentar.

Vou para o “film noir”. Ou melhor, ‘neo-noir’. Caso venha a terminar, agradeço desde já a promessa de publicação por aqui… mas só aceito se for considerado decente!

Já vamos 13 dias atrasados!
Boa sorte a todos e – sobretudo – que se divirtam!

Responder

João Nunes Janeiro 14, 2010 às 12:48

Pedro, e todos os outros participantes,
tenho que deixar aqui bem claro uma coisa. A divulgação dos vossos guiões, que me comprometo a fazer no blogue, não quer dizer que eu os vá ler e, ainda menos, pronunciar sobre eles. Isso é uma tarefa muito morosa e de grande responsabilidade, e não seria sequer justo para vocês que eu a fizesse de ânimo leve. E para fazê-la como deve ser, receio não ter tempo, principalmente em vista do número de adesões a este desafio.
Mas que isso não seja impeditivo de os escreverem; o importante é que aceitem o desafio e se sintam satisfeitos com o que escreverem.
Boas escritas

Responder

Firmino Bernardo Janeiro 14, 2010 às 12:39

Desafio aceite. Já comecei.

Responder

Citizen Pete Janeiro 14, 2010 às 12:58

Sim, sim, subentendi isso mesmo. Vejo mais a coisa assim: posso imprimir um guião de alguém que (como eu) andou a escrever ao longo de meses, “para ler no comboio” – e se alguém fizer o mesmo com o que escrevo e comentar, só tenho a ganhar com isto. Se ninguém ler, bom – diverti-me.

I.e., longe de mim exigir o que for (ou partir do pressuposto de que há compromisso do seu lado), e se o dei a entender então lamento e assim fica esclarecido!

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 14, 2010 às 13:49

E onde posso tirar dicas para escrita de guião? Os passos, pois não será de uma forma qualquer certo? Terá de existir uma sinopse, lista de personagesn entre muitas e muitas coisas… Correcto?
Seré que mereço resposta? É que ouve quem deixasse mensagem depois de mim e já a teve… Obrigado

Responder

João Nunes Janeiro 14, 2010 às 14:17

Caro Rui,
como deve imaginar, eu não consigo responder a todos os comentários.
Além disso, pensei que estava a brincar ao perguntar se o site tem tópicos para ajuda. Quer dizer, além do Curso de Guionismo e das dezenas de artigos que já escrevi sobre o tema?
Não se deixe assustar pelo desafio. Com talento, tempo e dedicação, vai conseguir com certeza chegar ao fim. Boas escritas.

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 14, 2010 às 14:48

Ok, Obrigado.

Responder

berni ferreira Janeiro 14, 2010 às 20:07

Parece-me que o Citizen Pete deixou aqui uma ideia muito interessante. É uma das coisas que me faltam quase sempre: interlocutores que também saibam pelo menos o básico de guionismo. Quem sabe se não podemos formar grupos de leitura a partir daqui, ou mesmo duplas de guionistas para projectos específicos que necessitem de uma maior quantidade e diversidade de pontos de vista… Era uma coincidência feliz se a génese de grupos deste tipo ocorresse por aqui.

Abraço para todos

Responder

João Nunes Janeiro 14, 2010 às 22:35

Bom, a coisa parece estar a tomar algum balanço, por isso vou pensar mais a sério qual o formato que poderá ter esta secção de divulgação de guiões.
Entretanto, não se esqueçam do básico: 2 páginas por semana.

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 14, 2010 às 22:49

Não percebi a ideia de Citizen Pet!!!!!

Responder

citizen pete Janeiro 14, 2010 às 23:41

Rui,

O “Citizen PETE”, sem perceber tão-pouco o que o Rui não percebeu, resume! Com a primeira mensagem posso ter dado a entender erradamente que assumia que o autor do blog iria ler os trabalhos, quando na verdade apenas será de esperar que ele receba os textos e confira os documentos minimamente (vírus, se de facto escrevemos, etc.).

Depois expliquei o meu ponto de vista sobre a vantagem do desafio, na medida em que podemos ler os trabalhos uns dos outros. E tal como concordou o Berni Ferreira, a vantagem é o facto de um leigo (como eu) poder ter algum “feedback” de outros que sabem mais sobre isto – não necessariamente o João Nunes, uma vez que ninguém lhe está a pagar para tal proeza, e porque deve ter coisas mais úteis às quais dedicar-se.

Resumindo e concluindo, a partilha de trabalhos e a comunicação entre os autores das submissões dos mesmos pode ser uma óptima plataforma de aprendizagem sobre [pelo menos alguns aspectos do] guionismo.

@Berni: a parte dos grupos parece boa ideia, também para não “encher” o blog ou esta secção de comentários. No entanto, a resposta do João Nunes parece indicar que ele estará a pensar nalguma solução…?

Já instalei o software Celtx e parece ser bem útil.
Kudos!

Responder

Fernando Janeiro 15, 2010 às 1:29

Desafio aceito! Já tenho um filme na cabeça que preciso escrever, mesmo… Então ‘bora escrever!

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 15, 2010 às 8:46

Ok ok, e então vai-se expor o trabalho de cada um na integra?
E se alguém te “saca” o trabalho…
E diz: fui eu que fiz.
Desculpem ser tão pormenorizado.

Responder

João Nunes Janeiro 15, 2010 às 12:27

Rui Cláudio,
é para isso que serve o serviço de registo de guiões do IGAC. Uma das regras desta divulgação vai ser, precisamente, os guiões estarem registados no IGAC ou no seu equivalente no Brasil, ou nos outros países de língua portuguesa.
Além disso, estou a pensar que quem quiser divulgar apenas as páginas iniciais do guião (as primeiras dez ou vinte, por exemplo) também poderá fazê-lo, desde que me garanta que o guião está completo.
E, finalmente, quem não quiser aproveitar esta oportunidade, tem uma solução muito simples: é não enviar o guião. Não está ninguém a apontar-lhe uma pistola à cabeça, pois não?

Responder

djgavva Janeiro 15, 2010 às 11:39

Caro João
Será que em Portugal as produtoras precisam de novos guiões? Se formos ver os guionistas que escrevem guiões em Portugal são sempre os mesmos, é raro alguém dar oportunidade para os mais novos. É assim na televisão, no cinema.
Ah e ainda tentam passar a perna aos que confiam nas produtoras, assim as produtoras ficam só com os lucros para eles.
É um bom desafio…Tou tentado a participar, depende do tempo que eu tiver para escrever.
Abraço

Responder

João Nunes Janeiro 15, 2010 às 12:42

djgavva,
em primeiro lugar, este desafio não se destina apenas a leitores portugueses. O blogue é lido por uma grande quantidade de pessoas dos dois lados do Atlântico, e até de outras paragens bem mais longínquas (olá Austrália). O único elemento comum é mesmo a língua portuguesa. Por isso não posso pensar apenas no nosso mercado, mesmo que ele fosse como você pensa que é.
Mas a realidade é que o mercado também não é assim tão fechado. Não é verdade que os guionistas que escrevem guiões em Portugal sejam sempre os mesmos. Há dois ou três anos atrás ninguém conhecia o Tiago Santos, um jovem guionista, e agora ele já escreveu vários filmes, incluindo dois para o António-Pedro Vasconcelos. O que é que ele tem de especial? Talento.
Posso garantir-lhe que as produtoras procuram bons guiões, e que se eles forem assinados por nomes desconhecidos, isso não faz diferença nenhuma. Os guionistas portugueses não são exactamente uns “rockstars” com nomes tão conhecidos que arrasam tudo à passagem.
Por outro lado, um bom guião de cinema, mesmo que não seja produzido, pode servir de cartão de visita para encomendas de trabalhos, ou para arranjar um lugar numa equipa de escrita de televisão. E é a televisão que dá trabalho à maior parte dos guionistas profissionais em Portugal.
Finalmente, não pense assim tão mal das produtoras. Em todo o tempo que trabalhei neste mercado nunca senti que me tentassem roubar fosse o que fosse. Temos de tomar as precauções normais, registando os guiões, etc., mas não me parece que isso seja um drama.
E quanto a ter tempo para escrever, recordo o que disse no artigo – para completar um guião num ano basta escrever duas páginas por semana. Se não conseguir tempo para isso, é porque esta não é a sua vocação.
Boas escritas.

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 15, 2010 às 12:38

Não fique tão incomodado com a minha questão. Sendo eu novo nesta matéria é normal surgirem muitas questões… Quem melhor para questionar que o autor da idéia? Foi o que fiz… Mas já vi que não fui bem interpretado… É que como sabe hoje em dia meio mundo engana a outra metade, (não digo que seja o seu caso), mas queria perceber como tudo funciona, Pois já tive uma situação em que me passarm a perna com uma coisa semelhante e eu fiquei a ver “navios”, por não saber como tudo funcionava…

Responder

João Nunes Janeiro 15, 2010 às 12:54

Ainda bem que não diz que seja o meu caso. Fico muito aliviado com isso.

Responder

Rui Cláudio Dias Janeiro 15, 2010 às 13:25

Não iria dizer mal de quem nunca me fez mal… Ai ai… Boa sorte para todos…

Responder

Pedro Costa Janeiro 19, 2010 às 23:44

Acho um desafio muito interessante, principalmente a nivel indivudual, tentar pôr as suas ideias no papel e, quem sabe, postar o seu trabalho aqui…

Por acaso, uma das minhas “resoluções de ano novo” é realmente escrever pelo menos um guião.

Mesmo que o Sr. João Nunes não tenha tempo para ler o que nós fazemos, ele já faz bastante ao dar a informação necessária para escrever uma história e, inclusive, um tutorial do CeltX, que vos recomendo realmente a lerem se quiserem fazer um guião com a formatação correcta…
e trocar-mos guiões entre nós pode ser realmente vantajoso, podemos encontar erros uns dos outros, criticar o trabalho e até dar sugestões…

Boa sorte aos leitores, espero que consigam surpreender alguém

Responder

José Leite Janeiro 21, 2010 às 23:15

Muito bom desafio!
Cumprimentos a todos…

Responder

Citizen Pete Fevereiro 2, 2010 às 9:44

Bons dias a todos, estejam onde estiverem; em jeito de ponto de situação, e uma vez que é a primeira vez que tento um guião, aqui deixo uma descrição das coisas até agora, até para alguém (caso tenha interesse) me corrigir nalgum vício ou alertar para algum procedimento que possa levar a um beco sem saída.

A nível do guião propriamente dito, escrevi pouco (aproximadamente 6 páginas no Celtx). A minha preocupação até agora tem sido a ideia em si. Ora eu já a tinha, sobretudo o final (caso contrário nem valeria a pena aceitar o desafio) mas comecei a questionar a “logline”, i.e., querer saber os “porquês”, “comos”, etc. “Por que é que aquele tipo não se vai embora?”, “O que o prende àquela situação?” Etc. Comparada à inicial, a ideia actual é mais rica, estou bastante satisfeito tendo em conta os cursos online do João e – fora um ou outro detalhe – tudo se encaminha para o “grand finale”…espero! Foi muito útil mostrar a ideia a um amigo meu inglês (e que curiosamente já tinha estudado guionismo no tempo livre!), que me obrigou a puxar pela imaginação e deu uma ou outra sugestão engraçada.

Ou seja, a minha estratégia é: limar a ideia (que são vários parágrafos de prosa, com alguns diálogos já preparados para inserir no guião), depois “fechar a torneira” de criatividade e dedicar-me intensivamente à escrita do guião. Feedback?

Responder

João Nunes Fevereiro 2, 2010 às 12:07

Só um comentário: o “fechar a torneira” da criatividade, de que fala, só mesmo entre muitas aspas. Quando estiver a escrever o guião precisará de tanta, se não mesmo mais, criatividade do que na fase da conceção da ideia. É, evidentemente, uma criatividade ‘diferente’, mas tão exigente quanto a outra.
Sobretudo nunca pense na escrita do guião como uma tarefa ‘mecânica’ de unir os pontos. No fim de contas, nós somos ‘escritores’, não ‘idealizadores’. Escrever é a essência da nossa profissão.

Responder

Citizen Pete Fevereiro 3, 2010 às 14:46

Tem razão; a criatividade não termina. Realmente é um tipo diferente de criatividade, não obstante é, e que talvez não termine a não ser no “Fim” :) obrigado pela resposta.

jorge arada Março 6, 2010 às 20:55

Nesta actividade o sucesso não está adquirido, no entanto se fizer um guião que seja bem sucedido não vejo se valerá muito a pena estar a fazer por “obrigação”. A quantidade não é sinónimo de qualidade.Além disso as ideias não surgem quando queremos.

Responder

João Nunes Março 6, 2010 às 21:04

Jorge, ninguém vai escrever ‘por obrigação‘. Quem aceitar este desafio fa-lo-á por sua exclusiva vontade.
Eu limito-me a fornecer um pouco de motivação extra. SE você não entende isso, ou não quer ser ‘obrigado‘, tem uma solução muito simples: é não escrever.

Responder

felipe marques Março 21, 2010 às 17:08

Olá. Adorei a sua idéia. Bom,sou brasileiro,adoro escrever guiões,cá chamamos de roteiros cinematográficos. Pois bem,esto escrevendo uma novela e um filme do gênero comédia e gostaria muito de ter a oportunidade de escrever para o povo português uma novela que tenho em mente e espero ter a grande oportunidade.

Responder

Carlos Março 23, 2010 às 17:16

Ele quer é tirar ideias com os guiões dos outros. A ele é que o conhecem e aproveitam a m***a toda.

Responder

João Nunes Março 23, 2010 às 23:24

Carlos, ou lá como se chama,
se você tivesse coragem de me dizer isso na cara, a coisa resolvia-se com o par de estalos que eu lhe enfiava.
Assim só me resta recomendar-lhe que não avalie os outros pela sua medida.

Responder

CARLOS Março 23, 2010 às 23:50

Vamos ver quem vai levar os estalos!!!!!!!! Não deves saber o que estás a dizer. Achas-te intocavel?

Responder

João Nunes Março 24, 2010 às 0:03

Intocável?! Em relação a cobardes que fazem acusações graves sem se identificarem? Acho que sim…

Responder

CARLOS Março 24, 2010 às 0:04

Em breve podes ter oportunidade de me conhecer.

Responder

João Nunes Março 24, 2010 às 0:06

Fico a aguardar.

Responder

Carlos Março 24, 2010 às 8:11

Não vais gostar te garanto! Aliás eu ja te conheço.
[Vais para o spam. Não vou ver resposta]

Responder

Citizen Pete Março 24, 2010 às 9:22

Carlos,
Tenha bom senso e pense em canalizar essa fúria virtual desmedida para um guião… que é para nós aqui roubarmos umas ideias.
Cumps

Responder

Pedro Costa Março 25, 2010 às 20:45

Hm… acho q o q o carlos disse é completamente despropositado… O João Nunes até criou aqui posts para explicar como registar um guião, e apenas incita o pessoal a escrever… Álias, ele até explica aqui em cima que dificilmente teria tempo para ler o que nós escrevessemos…

Cumprimentos

Responder

João Nunes Março 26, 2010 às 1:11

O Carlos, na realidade, não se chama ‘Carlos’. É um triste personagem que escolheu esta forma anónima de fazer acusações sujas para se vingar de outras questões. Azar dele – como não deve ser pessoa muito capaz descobri-lhe a careca com toda a facilidade. Quanto ao resto, o tempo se encarregará de mostrar quem tem razão.

Responder

Diogo Figueira Abril 12, 2010 às 23:21

Só há pouco tempo descobri o blog (nota: A) e só agora vi este desafio, mas irei tentar, ainda que a faculdade me deixe pouco tempo. Uma excelente iniciativa da tua parte.

Algum requisito de páginas ? Curta ou longa, etc ?

Responder

João Nunes Abril 13, 2010 às 9:54

O desafio é para uma longa, o que quer dizer entre 90 e 120 páginas no formato tradicional. Vá lá, 100, para seguir o critério do ScriptFrenzy. Mas se escrever uma curta (ou duas) já estará um passo à frente (ou dois) de quem não tenha escrito nada.

Responder

Elsa Abril 14, 2010 às 13:49

Como é que eu, que até venho aqui tantas vezes, não tinha visto este desafio. Que tonta!
Mas está aceite, com o devido atraso.
Até breve!

Responder

Gabriela Junho 11, 2010 às 17:40

Olá, muito prazer !
Sou Assessora de Imprensa em São Paulo/Brasil.
Estou tentando contato com o Guionista de Portugal Pedro Lopes, contudo não estou conseguindo.
Peço por favor, se o conhecer e puder me passar um email para que eu faça contato, eu agradeço.
Um abraço, Gabriela Klabin

Responder

Leave a Comment

Informe-me de novos comentários por email

{ 7 trackbacks }

Previous post:

Next post: