Um site de guionismo muito interessante

massani-web.jpg

Através do comentário de um leitor descobri hoje o site do argumentista e professor de escrita Sandro Massarani. Já passei algumas horas a explorar a secção dedicada à escrita de guião (ou “roteiro”, como é designado no Brasil), e só posso recomendar que a acrescentem aos vossos favoritos.

Como o próprio autor refere, “seria muita ingenuidade acreditarmos que há regras fixas e imutáveis para a criação de uma boa história. Por mais que diversos estudiosos tenham estipulado várias teorias e guias práticos, cada indivíduo tem preferências e prioridades distintas. Porém, isso não impede o estabelecimento de alguns parâmetros que busquem tornar a narrativa eficiente, de forma que se sustente sozinha, e mesmo que não seja de total agrado, seja reconhecida como uma obra bem feita.

É esse precisamente o objetivo do site – dar, de uma forma sucinta e bem organizada, as noções básicas para que um guionista iniciante comece a perceber quais são esses parâmetros que tornam o guião “uma obra bem feita“.

Duas ou três sugestões para começar as suas leituras:

Há ainda um artigo interessante sobre a formatação de uma banda desenhada, um tema sobre o qual também há pouca informação disponível em português.

O site oferece também algumas fichas que podem servir de orientação para desenvolver uma história, e uma bibliografia básica. Tudo junto, um bom curso simples de iniciação à escrita.

Visitar o site de Sandro Massarani

Obrigado ao Pedro Costa pela dica. As coisas ficam mais interessantes quando começa a haver este tipo de interação dos leitores com o blogue.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • Já acompanho esse site! Muito bom! Recomendadíssimo!

  • Pedro Costa 21/01/2010   Deixe uma resposta a →

    Não tem de quê… Temos de tentar sempre ajudar os outros…

    Já agora, correndo o risco de passar por pseudo sabichão, também posso recomendar um outro site muito porreiro que também pode ajudar alguns leitores, muito útil para quem quiser encontrar filmes, antigos e actuais, para verem as obras de génios mencionados (principalmente como exemplos) pelo João Nunes:

    http://www.forum.clickgratis.com.br/farra

    O site deve ser conhecido por muitos dos leitores, mas para quem não conhece pode dar jeito, porque tem filmes antigos dificeis de encontrar, ha uma qualidade minima exigida para os filmes serem aceites pelos moderadores, e as legendas têm de estar correctas (nota: legendas em português do brasil)… o site é mesmo espetacular, pois de outra maneira era preciso arranjar um determinado filme, e depois procurar as legendas e testar se estão correctas, e pessoalmente acho muito dificil arranjar legendas para filmes anteriores aos anos 80…

    Já agora, é um orgulho ver o meu nome mencionado no seu site :)

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: