Apresentação do livro ‘Uma década em curtas’

A Agência da Curta Metragem, no âmbito dos seus 10 anos de actividade, irá apresentar o livro “Agência, Uma Década em Curtas”, hoje, dia 27 de Abril, Terça, às 17:30, no Palácio Galveias, no âmbito do Festival IndieLisboa. A entrada é livre.

O livro, com coordenação do meu amigo e colega Daniel Ribas (investigador universitário e dirigente da APAD) e Miguel Dias (director do Curtas Vila do Conde e Agência da Curta Metragem), em colaboração com Dario Oliveira (director do Curtas Vila do Conde), reúne uma série de textos da autoria de Miguel Dias, Augusto M. Seabra (crítico de cinema), Daniel Ribas, Davide Freitas (programador e produtor da Agência da Curta Metragem), e entrevistas/conversas a alguns realizadores nacionais por Daniel Ribas, Sérgio C. Andrade (jornalista), Manuel Halpern (jornalista), João Lopes (crítico de cinema) e Rui Xavier (realizador e fotógrafo).

Na altura em que a Agência da Curta Metragem se prepara para enfrentar uma nova década, o lançamento deste livro pretende sobretudo realçar o papel desempenhado pelos filmes que fizeram parte integrante desta breve história da Agência, ao mesmo tempo que lança uma série de pistas sobre o papel da Agência para a próxima década.

Mais informações sobre como adquirir o livro estarão disponíveis brevemente em www.curtas.pt/agencia.

Em complemento ao lançamento do livro “Agência, uma década em Curtas” e inserido no programa das Lisbon Talks Media Desk do Festival IndieLisboa, a Agência da Curta Metragem promove o debate “O Futuro Próximo: uma década de curtas-metragens em Portugal” que, recapitulando o contexto dos primeiros anos da Agência, pretende colocar em discussão as oportunidades e projectos para o futuro.

Com moderação de Miguel Valverde (director do Festival IndieLisboa) e Miguel Dias director do Curtas Vila do Conde e Agência da Curta Metragem), o debate conta com a participação de João Lopes (crítico de cinema), Luís da Matta Almeida (produtor), Miguel Gomes (realizador) e Rodrigo Areias (produtor e realizador).

O debate decorre a 28 de Abril, Quarta, às 18:00, no Cinema São Jorge – Sala 2, em Lisboa. A Entrada é livre.
A comemoração do lançamento do programa “Agência, Uma Década em Curtas” da Agência da Curta Metragem associada ao Festival IndieLisboa termina com a festa “Club Docs Indie Party” a ter lugar no Musicbox, Cais do Sodré, em Lisboa, pelas 23:30 do dia 28 de Abril de 2010.

No contexto dos 10 anos da Agência será ainda apresentado no Porto e Lisboa o programa itinerante de cinema “Agência, Uma Década em Curtas” que reúne um conjunto de alguns dos filmes mais emblemáticos que compuseram o seu catálogo ao longo desta última década. Este programa está organizado em torno de 13 secções temáticas que incluem algumas das curtas-metragens que marcaram a produção nacional.

Debate “O Futuro Próximo: uma década de curtas-metragens em Portugal”
28 de Abril, Quarta, 18:00
Cinema São Jorge – Sala 2, Lisboa

Festa “Club Docs Indie Party”/"Agência, Uma Década em Curtas"
28 de Abril, Quarta, 23:30
Musicbox, Cais do Sodré, Lisboa

Programa itinerante de cinema “Agência, uma década em curtas”
29 de Abril a 8 de Maio, 00:00

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: