≡ Menu
Concurso de Argumento Europeu aberto a jovens portugueses
curtas metragens europeias

EUROPEAN SHORTPITCH CONCURSO DE ARGUMENTO EUROPEU ABERTOJOVENS PORTUGUESES

Esta é uma exce­lente opor­tu­ni­dade para os Rea­li­za­do­res e argu­men­tis­tas, agora aberta agora aberta a Por­tu­gue­ses também.

Ini­ci­ado em 2007, o Euro­pean Short Pitch é um pro­jecto de Escrita de argu­mento e pit­ching que visa apoiar o desen­vol­vi­mento de jovens Rea­li­za­do­res a obter suas curtas-​​metragens em co-​​produções Euro­peias. A 5 ª edi­ção em 2011 será com­posto de uma ses­são de rees­crita e um fórum de produtores.

Todos os jovens euro­peus dos seguin­tes paí­ses: Albâ­nia, Áus­tria, Bul­gá­ria, Croá­cia, Repú­blica Checa, Estó­nia, Fin­lân­dia, França, Ale­ma­nha, Hun­gria, Itá­lia, Kosovo, Luxem­burgo, Mace­dó­nia, Holanda, Por­tu­gal, Romé­nia, Rús­sia, Eslo­vá­quia, Eslo­vé­nia, Sué­cia e Tur­quia, com ida­des entre 1828 pode enviar os seus scripts.

Final­mente os Jovens Por­tu­gue­ses terão acesso a estas opor­tu­ni­da­des, uma vez que recen­te­mente a FEST – Asso­ci­a­ção Cul­tu­ral associou-​​se á Nisi Masa para repre­sen­tar estes pro­jec­tos em Por­tu­gal e per­mi­tir que os Jovens Por­tu­gue­ses tenham um acesso mais directo a elas.

PRAZO LIMITE 31 Julho 2011 2010

Os Argu­men­tos não devem exce­der 20 000 carac­te­res. Após a pri­meira selec­ção os 25 par­ti­ci­pan­tes elei­tos terão alo­ja­mento e via­gens pagos pelo NISI MASA. Após a selec­ção dos 25 melho­res argu­men­tos, seguir-​​se-​​á dois even­tos ful­crais para o desen­vol­vi­mento de uma obra cine­ma­to­grá­fica com as melho­res con­di­ções possíveis.

Nesta fase a taxa de par­ti­ci­pa­ção para os pro­jec­tos selec­ci­o­na­dos será de 500 euros.

Em pri­meiro lugar, 25 jovens talen­tos euro­peus serão reu­ni­dos na resi­dên­cia em Mou­lin d’Andé-Ceci (França), a fim de rees­cre­ver, dis­cu­tir e apren­der sobre as manei­ras de pro­mo­ver seu projecto.

Os par­ti­ci­pan­tes serão aju­da­dos por tuto­res expe­ri­en­tes, esco­lhi­dos pelo seu pro­fundo conhe­ci­mento de Cinema Euro­peu. Nesta resi­dên­cia os par­ti­ci­pan­tes esco­lhi­dos pre­pa­ram se para uma ses­são de pit­ching única com 30 pro­du­to­res com­pra­do­res Euro­peus durante um fes­ti­val de cinema.

Vimos então fazer uma cha­mada para Scripts Por­tu­gue­ses que devem nos che­gar sem falta até dia 31 de Julho envi­a­dos para a seguinte morada:

FEST-​​AC
Euro­pean Short Pitch
Apar­tado 234
4501910 Espinho

Caso tenham alguma dúvida enviem para fest@​fest.​pt de pre­fe­rên­cia em Inglês. Con­ta­mos com os jovens argu­men­tis­tas Por­tu­gue­ses para uma par­ti­ci­pa­ção massiva.

Melho­res Cumprimentos

FEST – AC 

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

2 comentários… add one

  • Márcia M. 27/07/2010, 7:21

    Acho uma excelente oportunidade, porém fiquei com uma dúvida por esclarecer. Os argumentos terão que ser escritos em inglês ou naturalmente cada concorrente pode escrever na sua língua materna?

    • João Nunes 28/07/2010, 18:52

      Não sei, tem de se informar no endereço fornecido.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência