MyColumn, um editor gratuito para Mac

MyColumn é um editor de texto gratuito para Mac, com uma característica curiosa: o texto é apresentado em colunas e não na vertical.

myColumn_web.jpg

Em consequência disso, o scroll do texto faz-se para a direita e esquerda, e não para cima e para baixo, como é costume nos restantes editores. Demoramos um pouco a habituar-nos a esta particularidade, mas vale a pena experimentar; quem sabe é a solução certa para um determinado projeto ou forma de trabalhar.

O interface é mínimo, apenas com as opções essenciais de formatação de texto. Tem ainda uma opção de ‘estatísticas’ que nos dá o número de palavras e caracteres do texto, o que é sempre útil.

Os textos podem ser gravados em três formatos; .RTFD, .doc e .rtf.

Tem apenas dois defeitos: não grava em .txt (possivelmente não o pode fazer por causa das colunas); e não tem uma opção de ecrã inteiro, para se poder escrever sem distrações.

O programa é uma ‘experiência’ dos autores do excelente Scrivener, um programa de ‘outline’ e planificação de escrita muito bom, que eu adquiri há tempos e ainda não aproveitei em todas as suas potencialidades. Talvez no próximo projeto…

MyColumn →

Scrivener →

Via Minimal Mac →

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário: