E assim chegamos aos 1000 artigos – com mais um passatempo

Com o post de hoje de manhã este blogue chegou aos mil artigos. É um número especial.

Fotografia: © Ha-r-bin

Quando comecei a escrever aqui, há cerca de seis anos atrás, o objetivo era apenas registar algumas impressões sobre a minha estadia em Angola. Os artigos dos primeiros meses refletem isso mesmo.

Só mais tarde, com o regresso a Portugal, o blogue tomou o rumo atual: informação sobre guionismo, cinema — e outras coisas da vida.

Hoje os leitores podem encontrar aqui um grande número de artigos originais, especialmente sobre guionismo, e uma miríade de ligações para artigos relacionados com os temas que me interessam. Quem queira explorar um pouco os arquivos do blogue vai encontrar muita informação interessante, útil e divertida – acho eu.

Mil agradecimentos

No início deste ano o blogue deu um passo importante com a chegada de duas colaboradoras voluntárias, a Nélia e a Grace. Cada uma delas tem  acrescentado o seu ponto de vista original sobre a atualidade destes temas, particularmente em Portugal e no Brasil.

Às duas quero deixar aqui publicamente, uma vez mais, o meu grande agradecimento.

Mas a quem eu devo estar ainda mais agradecido é a todos os leitores que me têm recompensado com a sua paciência e atenção. Desde que comecei a manter as estatísticas do blogue já registei mais de meio milhão de page views. É obra, para um pequeno site sem pretensões nem apoios.

Assim, quero aproveitar também esta oportunidade para agradecer a todos os leitores do blogue e, muito especialmente, a todos os que têm contribuído para o enriquecer com os seus comentários, perguntas e sugestões.

Sei, também, que aos poucos o blogue se tem vindo a afirmar como um recurso de referência para todos os estudiosos de guionismo em língua portuguesa. Principalmente porque não há muita concorrência, mas também, quero crer, porque temos conseguido publicar alguns artigos úteis para quem está a começar ou a aperfeiçoar-se nestas lides da escrita audiovisual.

Aproveito pois para reforçar a minha promessa de terminar o curso de guionismo e de continuar a publicar regularmente artigos técnicos sobre a escrita e os problemas que afetam os autores. Estou ansioso para chegar aos 2.000 artigos.

E para terminar, um passatempo

Para comemorar esta efeméride, e depois de discussão com as minhas queridas colegas, decidimos fazer mais um passatempo de escrita.

Desta vez o tema é o número 1000.

Escrevam e enviem uma cena ou pequena sequência de cenas (não mais de três ou quatro páginas, por favor) em que o número 1000 tenha um papel crucial.

O tema, género ou estilo é absolutamente livre, mas só serão consideradas as cenas que venham no formato correto de guião, e em ficheiros .pdf.

A data limite para a entrega será o dia 15 de Agosto e os trabalhos devem ser enviados para este email: joao@joaonunes.com

O prémio, decidido entre nós três, será este livro .

Resumindo:

  • Uma cena ou sequência
  • Máximo 4 páginas
  • Tema e género livres
  • O número 1000 terá de estar no centro da estória
  • Pdf em formato de guião correto
  • Data limite: 15 de Agosto
  • Enviar para joao@joaonunes.com
  • Um prémio tentador

Fico à espera dos vossos mini-guiões. E, mais uma vez, obrigado a todos.

Estes artigos talvez lhe interessem

2 comentários

  • berni ferreira 13/08/2011   Deixe uma resposta a →

    Não devia ser tão gentil, João :P Acho que os leitores do blogue é que lhe devem agradecer a si! É que este blogue continua a ser a melhor fonte de informação sobre guionismo em Portugal e, estando disponível e aberta à participação de todos os interessados, não se poderia pedir muito mais!

    Parabéns ao blogue e aos três bloggers! Continuem o bom trabalho!

    • João Nunes 15/08/2011   Deixe uma resposta a →

      Obrigado, Berni. Mas se não tivesse leitores e feedback positivo, possivelmente já teria desistido há muito.

Deixe a sua opinião ou comentário: