≡ Menu
Perguntas & Respostas: há documentários sobre guionistas?
tales from the script imagem

Conhece algum docu­men­tá­rio sobre a pro­fis­são de rotei­rista (gui­o­nista), seus pro­ces­sos cri­a­ti­vos, de pes­quisa, etc? Tem conhe­ci­mento sobre algum filme nesse sen­tido, na Amé­rica ou mesmo na Europa? Estó­rias sobre con­ta­do­res de estó­rias? — Aloysio

Olá Aloy­sio, que eu conheça há ape­nas um docu­men­tá­rio sobre argu­men­tis­tas, de ori­gem ame­ri­cana, cha­mado Tales From the Script .

O título faz um tro­ca­di­lho engra­çado com um seri­ado de estó­rias de ter­ror (Tales from the crypt – Con­tos de Arre­piar), e é bem ade­quado por­que mui­tos dos tes­te­mu­nhos gra­va­dos são sobre os “pesa­de­los” que os argu­men­tis­tas têm de enfren­tar no exer­cí­cio da sua profissão.

Eu não vi o docu­men­tá­rio, mas tenho o livro, com o mesmo título Tales from the Script , que reúne os depoi­men­tos aí apre­sen­ta­dos. Entre os 50 argu­men­tis­tas ouvi­dos contam-​​se alguns dos mais famo­sos e influ­en­tes na Hollywood de hoje, como John August, Shane Black, John Car­pen­ter, Frank Dara­bont, Nora Eph­ron, e mui­tos mais.

No seu con­junto dão uma ideia muito rea­lista do exer­cí­cio da pro­fis­são no mer­cado ame­ri­cano. Os epi­só­dios que rela­tam con­se­guem fazer-​​nos rir ou arre­piar (às vezes, ao mesmo tempo…).

O livro está orga­ni­zado por temas, como “A aven­tura começa”, “O pri­meiro sim”, “O que é seu é deles”, etc. Os capí­tu­los vão con­tando todo o pro­gresso de um argu­men­tista na estru­tura de Hollywood, desde as pri­mei­ras ten­ta­ti­vas para se afir­mar, as difi­cul­da­des em ven­der os guiões, os pro­ble­mas no seu desen­vol­vi­mento, o sucesso e as suas arma­di­lhas, e assim por diante. Cada capí­tulo ter­mina com um depoi­mento de um pro­fis­si­o­nal que, não sendo gui­o­nista, lida com os gui­o­nis­tas no dia a dia: os seus agen­tes, pro­du­to­res, exe­cu­ti­vos dos estú­dios, etc.

A maior parte dos depoi­men­tos ver­sam situ­a­ções vivi­das na pri­meira pes­soa, o que os torna par­ti­cu­lar­mente úteis. Só como exem­plo, Alli­son Anders recorda uma reu­nião em que par­ti­ci­pou com o seu par­ceiro de escrita Kurt Voss e alguns exe­cu­ti­vos: “O Kurt disse: “Okay, nós pode­mos fazer isso, mas eu só que­ria aler­tar para o fato de vocês esta­rem a pedir duas coi­sas opos­tas. Per­ce­bem isso, certo?” E eles dis­se­ram: “Não, não são opos­tas.” E ele disse: “São, são com­ple­ta­mente opos­tas. Vocês pedem para ela estar aqui, mas ao mesmo tempo é suposto ela estar ali. Vocês com­pre­en­dem que no mundo real das cri­a­tu­ras vivas, isto não pode real­mente acontecer?”

É um livro muito engra­çado, que eu real­mente reco­mendo. Pode comprá-​​lo dire­ta­mente por aqui na Ama­zon UK.

Com­pre o livro →

Com­pre o DVD

Atu­a­li­za­ção: o lei­tor Zé Manel cha­mou a aten­ção para o docu­men­tá­rio Dre­ams on Spec, que acom­pa­nha a vida de três can­di­da­tos a gui­o­nis­tas, con­forme dão os pri­mei­ros pas­sos na escrita e nas ten­ta­ti­vas de venda dos seus guiões “espe­cu­la­ti­vos” (specs = escri­tos sem enco­menda pré­via). Parece inte­res­sante, e pode ser visto aqui.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

Artigo Seguinte:

Artigo Anterior:

3 comentários… add one

Deixe o seu comentário