Tudo o que sempre quis saber sobre guionistas de televisão

Há tempos atrás escrevi um artigo sobre documentários que descrevem a profissão de guionista. Descobri agora mais um trailer de um novo documentário, desta vez sobre os showrunners.

Showrunners Trailer de Showrunners Documentary no Vimeo.

Os showrunners são os argumentistas/produtores responsáveis por praticamente tudo o que, do ponto de vista criativo, aparece numa série de televisão, desde os guiões até à escolha do elenco. Normalmente são os autores do conceito da série e do seu episódio-piloto, e estão associados ao desenvolvimento criativo da série em todas as suas dimensões.

É uma função típica do sistema de produção da televisão americana e, tanto quanto sei, uma posição extremamente exigente, cansativa e estressante – mas muito bem remunerada. Na maior parte dos outros países estas funções de coordenação criativa e produção são divididas por diferentes profissionais; na América caem sobre os ombros do showrunner.

Este documentário – que ainda não vi – descreve o trabalho dos showrunners através dos depoimentos de autores, atores e outros participantes no sistema. Vou tentar encontrá-lo, porque deve ser uma excelente introdução à sua atividade.

Estes artigos talvez lhe interessem

4 comentários

  • berni ferreira 13/08/2011   Deixe uma resposta a →

    Quero mesmo ver isto. Além dos insights que o documentário permitiria obter sobre o sistema de ficção televisiva norte-americano, o filme parece ajudar ainda num outro ponto: parece que, nos Estados Unidos, um escritor não é equiparado àquela pequenina peça da engrenagem que deve ficar na sombra a todo o custo… E nesse capítulo, talvez fosse bom olhar para os E.U.A. com um olhar auto-crítico: é que, tanto do ponto de vista da qualidade como do da rentabilidade, parecem estar bem melhor do que nós, europeus.

    Enfim, fica aqui a “farpa”.

    Obrigado por partilhar, João!

Deixe a sua opinião ou comentário: