Uma lista com todos os tipos de enredos

Vários autores e pensadores têm tentado, com mais ou menos talento, criar taxonomias que organizem os diferentes tipos de enredos que uma estória pode ter.

escrevi aqui sobre alguns deles, como é o caso de George Polti e as suas 36 situações dramáticas, mas o blogue Go Into the Story refere uma tentativa de Charles Simmons, menos conhecida, neste artigo.

Os tipos de enredos recenseados pelo autor vão desde "A criança amadurece" até "A validade da magia é estabelecida" passando por "Rapaz perde rapariga, rapariga perde rapaz, rapaz e rapariga perdem-se um ao outro", num total de 25 arquétipos de estórias.

"A criança amadurece", por exemplo, poderia ser aplicado a Stand by me ou até, talvez, a O Padrinho. Já o "Rapaz perde rapariga…" serve para quase todos os melodramas, começando por Romeu e Julieta.

Vale a pena uma leitura, nem que seja por mera curiosidade, ou para colocar a lista à prova usando-a para tentar classificar os próximos filmes que vir. Que utilidade este tipo de listas pode ter para os argumentistas, isso já é outra questão…

Também fica aqui um link para uma explicação mais desenvolvida de cada um dos enredos.

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: