App para ler Final Draft no iPad

John August, autor da versão de Tim Burton de Charlie e a Fábrica de Chocolate e de A Noiva Cadáver, entre muitos outros filmes, é também um ávido fã do iPad.

Desde que o iPad foi anunciado que ele previu esta nova plataforma como o local ideal para ler guiões. Mas ficou frustrado com o facto de não conseguir ler guiões enquanto estavam a ser feitos, nomeadamente os seus.

Assim, juntou-se a dois amigos e criou o FDX reader, uma app para iPad que, como o iBooks ou a app do Kindle, permite ler guiões escritos em Final Draft, uma das ferramentas mais utilizadas por guionistas.

Antes de ser lançado, foi testado em versão beta por vários autores, incluindo Rob Thomas, criador de Veronica Mars, e J. J. Abrams, criador de Alias e Lost.

Podem saber mais aqui.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

  • João Nunes 25/05/2011   Deixe uma resposta a →

    O sistema que o John August adotou é exatamente o mesmo que eu uso. Escrevo os guiões no Final Draft e gravo-os para uma pasta no Dropbox, o que permite aceder-lhes a partir de qualquer computador, ou de um iPad. Descrevo esse sistema no Colofão deste site.
    Faltava essa etapa intermédia, de poder lê-los no iPad. O John August, que além de excelente guionista e blogueiro é um nerd assumido, resolveu o problema. Obrigado.
    A etapa final também está prometida para breve. Os criadores do Final Draft estão a trabalhar numa app que permitirá, além de ler, também escrever ou editar os guiões no iPad. Anunciaram há dias atrás que o lançamento foi adiado por mais algum tempo, mas deverá estar disponível antes do fim do ano.
    Quando isso acontecer será difícil resistir mais tempo à tentação de comprar um iPad ;)

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: