≡ Menu
"Assalto ao Santa Maria" estreia na RTP
estreia santa maria

O filme Assalto ao Santa Maria, que o Fran­cisco Manso rea­li­zou para a Take 2000 de José Mazeda, a par­tir de um guião assi­nado por João Nunes (este vosso servo) e Vicente Alves do Ó, vai estrear na televisão.

O canal esco­lhido foi a RTP, que mos­trará o filme na noite de 24 para 25 de Abril. Uma esco­lha de horá­rio que não é a melhor para as audi­ên­cias, mas que tal­vez tenha sido jus­ti­fi­cada pelo fato do filme abor­dar a luta con­tra a dita­dura de Salazar.

Assalto ao Santa Maria conta a his­tó­ria do grupo de por­tu­gue­ses e gale­gos que em 1961, coman­da­dos por Hen­ri­que Gal­vão, toma­ram de assalto o prin­ci­pal navio de cru­zeiro por­tu­guês e, durante duas sema­nas, cha­ma­ram a aten­ção para os regi­mes auto­ri­tá­rios que na altura con­tro­la­vam a penín­sula ibérica.

O guião está dis­po­ní­vel aqui e o filme poderá ser visto a par­tir das 23h00 deste domingo de Páscoa.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

1 comentário… add one

  • Manuel Paulino 25/04/2011, 1:17

    Caro João,
    Acabei de ver o “Assalto ao Santa Maria”. Gostei muito.
    Excelente argumento (ainda só tive tempo de ler metade).
    Parabéns,
    Manuel Paulino

Deixe o seu comentário