Colaboradores precisam-se

Atualização 2: Já estão escolhidas as novas colaboradoras: Nélia Matos, em Portugal, e Grace Ignatowicz, no Brasil. Os seus artigos já começaram a aparecer no blogue.

Atualização: este artigo teve uma receção muito superior ao que eu esperava, tendo recebido ofertas de colaboração de muitos leitores, tanto de Portugal como do Brasil. Dessa forma, tive de desenvolver um processo de seleção, que está a decorrer. Na segunda feira espero já poder anunciar o nome dos dois novos autores que passarão a assinar notícias aqui no blogue. Por isso não vale a pena contatar-me mais para esse efeito.

2010 foi um ano relativamente complicado, em que não dei a este blogue a atenção que merece. Espero corrigir esta situação em 2011, para o que tenho alguns planos.

Em primeiro lugar, quero terminar o curso de guionismo. O meu objetivo é, no fim deste ano, poder fazer uma publicação em .pdf com todos os artigos do curso – uma espécie de sebenta básica e muito resumida das minhas ideias sobre o tema.

Em segundo lugar quero regressar mais sistematicamente às perguntas e respostas, e aos artigos técnicos de escrita. Um por semana seria o ideal, mas já estou a começar com atraso.

Para o terceiro objetivo vou precisar de dois colaboradores.

Precisam-se colaboradores

Gostaria muito de poder dar neste blogue um noticiário de guionismo mais atualizado e permanente. Notícias e artigos sobre o mercado português e brasileiro, mas também com referências ao que vai sendo noticiado e apresentado na blogosfera da especialidade, nos dois países e nos grandes mercados do mundo.

Para isso gostaria de contar com a colaboração de dois leitores, um de Portugal e outro do Brasil, que queiram fazer a experiência de passar para o outro lado da barricada, passando a produzir conteúdos sob a minha supervisão.

O perfil ideal seria:

  • domínio completo da língua portuguesa escrita, seja na variante de Portugal ou do Brasil.
  • interesse e capacidade de acompanhar o que se passa na atividade do guionismo, cinema e televisão do seu país.
  • domínio da língua inglesa e espanhola lida – o suficiente para ler, entender e converter para português notícias dos grandes mercados que mais nos interessam.
  • facilidade com as ferramentas básicas da net – o suficiente para aceder ao espaço de gestão do blogue, escrever e salvar os textos, procurar e dimensionar as imagens, etc. Eu darei as instruções específicas necessárias, mas tem de haver alguma familiariedade com o meio.
  • vontade de contribuir com um mínimo de dois pequenos artigos/notícias por semana, em média.

Em troca desta disponibilidade e boa vontade não posso oferecer muito mais do que a minha critica e acompanhamento.

Mas faço também a promessa de ler e discutir individualmente os guiões em que estejam a trabalhar durante o período da colaboração, sejam eles pessoais ou encomendas.

Normalmente cobro um montante mais ou menos elevado por este trabalho de script doctoring, por isso esta promessa pode ter um valor significativo para algumas pessoas.

Se algum leitor se revir neste perfil e me quiser contatar, é favor usar o formulário na página de Contato, no cimo desta página. Não use os comentários deste artigo para esse efeito.

Escrever num blogue é partilhar um pouco do que somos, um pouco do que sabemos, um pouco do que sonhamos com pessoas cujas caras nunca vimos, mas por quem acabamos por nos afeiçoar. Espero que algum leitor queira aproveitar esta oportunidade para dar a sua contribuição para o crescimento de todos nós.

Estes artigos talvez lhe interessem

8 comentários

  • Gonçalo Lopes 20/01/2011   Deixe uma resposta a →

    Tenho que lhe dar os Parabéns por esta excelente iniciativa, estou me a pensar seriamente a candidatar, guionismo sempre foi e será a minha paixão, apesar de agora ter menos tempo, devido a estar á tirar uma licenciatura, que ocupa 80% do meu tempo. São oportunidades destas que faz falta a Portugal.
    Parabéns e obrigado por este excelente mundo do guionismo em português de Portugal.

  • 20/01/2011   Deixe uma resposta a →

    Fico feliz pela expansão do site.
    Seria uma excelente oportunidade. Mas, infelizmente, não sei escrever… a esse ritmo pelo menos.

  • Boa noite

    Pelos vistos já cheguei tarde, no entanto, adorei a ideia. Abraço

  • edna aiar 23/01/2011   Deixe uma resposta a →

    Olá João! Como sempre estou a ler seu blogue de que tanto gosto, pela qualidade do seu trabalho. Sou brasileira, moro em Tiradentes,Minas Gerais, cidade que promove desde 21.01.11 a 14ª Mostra de Cinema, já conhece? Este ano são mais de 120 filmes entre curtas e longas metragens. Tiradentes é a terra do herói nacional, cidade histórica de 300 anos, em estilo barroco, reduto de artistas, e é bela. Voce já veio ao Brasil? Veja mais em http://www.guiatiradentes.com.br e http://www.mostradecinema.com.br. Abraços, Edna Aiar.

  • Boa tarde.
    Descobri o seu blog agora e não sei se é tarde ou não para me candidatar, mas gostaria muitissimo de ter tal oportunidade. Para tal, estou me candidatando e espero participar desse seu projeto. Grande abraço

    • João Nunes 24/01/2011   Deixe uma resposta a →

      Obrigado pela disponibilidade, Lunna, mas já estou a analisar as “provas de seleção” dos vários candidatos. Não seria justo admitir agora outros “concorrentes”. Se lhe serve de consolo, gostei muito do seu blogue e site. Parabéns.

Deixe a sua opinião ou comentário: