≡ Menu
Colaboradores precisam-se
imagem colaboradores

Atu­a­li­za­ção 2: Já estão esco­lhi­das as novas cola­bo­ra­do­ras: Nélia Matos, em Por­tu­gal, e Grace Igna­towicz, no Bra­sil. Os seus arti­gos já come­ça­ram a apa­re­cer no blogue.

Atu­a­li­za­ção: este artigo teve uma rece­ção muito supe­rior ao que eu espe­rava, tendo rece­bido ofer­tas de cola­bo­ra­ção de mui­tos lei­to­res, tanto de Por­tu­gal como do Bra­sil. Dessa forma, tive de desen­vol­ver um pro­cesso de sele­ção, que está a decor­rer. Na segunda feira espero já poder anun­ciar o nome dos dois novos auto­res que pas­sa­rão a assi­nar notí­cias aqui no blo­gue. Por isso não vale a pena contatar-​​me mais para esse efeito.

2010 foi um ano rela­ti­va­mente com­pli­cado, em que não dei a este blo­gue a aten­ção que merece. Espero cor­ri­gir esta situ­a­ção em 2011, para o que tenho alguns planos.

Em pri­meiro lugar, quero ter­mi­nar o curso de gui­o­nismo. O meu obje­tivo é, no fim deste ano, poder fazer uma publi­ca­ção em .pdf com todos os arti­gos do curso – uma espé­cie de sebenta básica e muito resu­mida das minhas ideias sobre o tema.

Em segundo lugar quero regres­sar mais sis­te­ma­ti­ca­mente às per­gun­tas e res­pos­tas, e aos arti­gos téc­ni­cos de escrita. Um por semana seria o ideal, mas já estou a come­çar com atraso.

Para o ter­ceiro obje­tivo vou pre­ci­sar de dois colaboradores.

Precisam-se colaboradores

Gos­ta­ria muito de poder dar neste blo­gue um noti­ciá­rio de gui­o­nismo mais atu­a­li­zado e per­ma­nente. Notí­cias e arti­gos sobre o mer­cado por­tu­guês e bra­si­leiro, mas tam­bém com refe­rên­cias ao que vai sendo noti­ci­ado e apre­sen­tado na blo­gos­fera da espe­ci­a­li­dade, nos dois paí­ses e nos gran­des mer­ca­dos do mundo.

Para isso gos­ta­ria de con­tar com a cola­bo­ra­ção de dois lei­to­res, um de Por­tu­gal e outro do Bra­sil, que quei­ram fazer a expe­ri­ên­cia de pas­sar para o outro lado da bar­ri­cada, pas­sando a pro­du­zir con­teú­dos sob a minha supervisão.

O per­fil ideal seria:

  • domí­nio com­pleto da lín­gua por­tu­guesa escrita, seja na vari­ante de Por­tu­gal ou do Brasil.
  • inte­resse e capa­ci­dade de acom­pa­nhar o que se passa na ati­vi­dade do gui­o­nismo, cinema e tele­vi­são do seu país.
  • domí­nio da lín­gua inglesa e espa­nhola lida – o sufi­ci­ente para ler, enten­der e con­ver­ter para por­tu­guês notí­cias dos gran­des mer­ca­dos que mais nos interessam.
  • faci­li­dade com as fer­ra­men­tas bási­cas da net – o sufi­ci­ente para ace­der ao espaço de ges­tão do blo­gue, escre­ver e sal­var os tex­tos, pro­cu­rar e dimen­si­o­nar as ima­gens, etc. Eu darei as ins­tru­ções espe­cí­fi­cas neces­sá­rias, mas tem de haver alguma fami­li­a­ri­e­dade com o meio.
  • von­tade de con­tri­buir com um mínimo de dois peque­nos artigos/​notícias por semana, em média.

Em troca desta dis­po­ni­bi­li­dade e boa von­tade não posso ofe­re­cer muito mais do que a minha cri­tica e acompanhamento.

Mas faço tam­bém a pro­messa de ler e dis­cu­tir indi­vi­du­al­mente os guiões em que este­jam a tra­ba­lhar durante o período da cola­bo­ra­ção, sejam eles pes­so­ais ou encomendas.

Nor­mal­mente cobro um mon­tante mais ou menos ele­vado por este tra­ba­lho de script doc­to­ring, por isso esta pro­messa pode ter um valor sig­ni­fi­ca­tivo para algu­mas pessoas.

Se algum lei­tor se revir neste per­fil e me qui­ser con­ta­tar, é favor usar o for­mu­lá­rio na página de Con­tato, no cimo desta página. Não use os comen­tá­rios deste artigo para esse efeito.

Escre­ver num blo­gue é par­ti­lhar um pouco do que somos, um pouco do que sabe­mos, um pouco do que sonha­mos com pes­soas cujas caras nunca vimos, mas por quem aca­ba­mos por nos afei­çoar. Espero que algum lei­tor queira apro­vei­tar esta opor­tu­ni­dade para dar a sua con­tri­bui­ção para o cres­ci­mento de todos nós.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

6 comentários… add one

  • Gonçalo Lopes 20/01/2011, 0:02

    Tenho que lhe dar os Parabéns por esta excelente iniciativa, estou me a pensar seriamente a candidatar, guionismo sempre foi e será a minha paixão, apesar de agora ter menos tempo, devido a estar á tirar uma licenciatura, que ocupa 80% do meu tempo. São oportunidades destas que faz falta a Portugal.
    Parabéns e obrigado por este excelente mundo do guionismo em português de Portugal.

  • 20/01/2011, 14:20

    Fico feliz pela expansão do site.
    Seria uma excelente oportunidade. Mas, infelizmente, não sei escrever… a esse ritmo pelo menos.

  • Bruno Afonso 22/01/2011, 1:23

    Boa noite

    Pelos vistos já cheguei tarde, no entanto, adorei a ideia. Abraço

  • edna aiar 23/01/2011, 4:18

    Olá João! Como sempre estou a ler seu blogue de que tanto gosto, pela qualidade do seu trabalho. Sou brasileira, moro em Tiradentes,Minas Gerais, cidade que promove desde 21.01.11 a 14ª Mostra de Cinema, já conhece? Este ano são mais de 120 filmes entre curtas e longas metragens. Tiradentes é a terra do herói nacional, cidade histórica de 300 anos, em estilo barroco, reduto de artistas, e é bela. Voce já veio ao Brasil? Veja mais em http://www.guiatiradentes.com.br e http://www.mostradecinema.com.br. Abraços, Edna Aiar.

  • Lunna 24/01/2011, 19:57

    Boa tarde.
    Descobri o seu blog agora e não sei se é tarde ou não para me candidatar, mas gostaria muitissimo de ter tal oportunidade. Para tal, estou me candidatando e espero participar desse seu projeto. Grande abraço

    • João Nunes 24/01/2011, 22:20

      Obrigado pela disponibilidade, Lunna, mas já estou a analisar as “provas de seleção” dos vários candidatos. Não seria justo admitir agora outros “concorrentes”. Se lhe serve de consolo, gostei muito do seu blogue e site. Parabéns.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência