≡ Menu
Está aberto o concurso do ICA de apoio à escrita
ica concurso imagem

A par­tir de dia 3 de Janeiro o ICA – Ins­ti­tuto do Cinema e Audi­o­vi­sual – come­çou a acei­tar as can­di­da­tu­ras ao Pro­grama de Apoio à Escrita de Argu­men­tos para Lon­gas Metra­gens de Fic­ção. O apoio máximo a con­ce­der a cada pro­jeto é de 10.000 €, até um total de 50.000 €. Nor­mal­mente isto que­rerá dizer que vão ser apoi­a­dos cinco projetos.

As can­di­da­tu­ras podem ser apre­sen­ta­das até dia 6 de Abril, o que deixa a todos os inte­res­sa­dos um prazo muito razoá­vel para a pre­pa­ra­ção dos seus dos­si­ers. Neste con­curso os argu­men­tis­tas podem con­cor­rer indi­vi­du­al­mente, sem neces­si­dade de pro­du­tor, ou atra­vés de um pro­du­tor registado.

Segue-​​se um resumo do que cada argu­men­tista deve apre­sen­tar para a can­di­da­tura, mas reco­mendo a lei­tura atenta do regu­la­mento, que está dis­po­ní­vel no site do ICA.

1. Can­di­da­tos e beneficiários

Podem candidatar-​​se e bene­fi­ciar os argu­men­tis­tas e os pro­du­to­res inde­pen­den­tes com a ins­cri­ção em vigor no Registo das Empre­sas Cinematográficas.

2. Can­di­da­tu­ras

A ins­tru­ção da can­di­da­tura inte­gra os seguin­tes ele­men­tos e informações:

  • Pre­en­chi­mento obri­ga­tó­rio do for­mu­lá­rio de candidatura;
  • Sinopse, até 1 500 caracteres;
  • Decla­ra­ção de inten­ções do reque­rente sobre o tema e abor­da­gem pro­pos­tas, sua impor­tân­cia e ori­gi­na­li­dade e sobre a sua via­bi­li­dade enquanto pro­jecto cine­ma­to­grá­fico (máximo 5 000 caracteres);
  • Carac­te­ri­za­ção das personagens;
  • Três cenas dia­lo­ga­das e interligadas;
  • Con­tra­tos cele­bra­dos com o even­tual autor da obra pre­e­xis­tente e entre o argu­men­tista e pro­du­tor, quando seja este o reque­rente, em con­for­mi­dade com o dis­posto no Código do Direito de Autor e Direi­tos Conexos;
  • Cur­rí­culo do argumentista;
  • Cur­rí­culo do pro­du­tor, tal como consta do Registo das Empre­sas Cinematográficas;
  • Cer­ti­dões com­pro­va­ti­vas da regu­la­ri­dade da situ­a­ção do reque­rente perante a admi­nis­tra­ção fis­cal e segu­rança social.

Todos os escla­re­ci­men­tos adi­ci­o­nais devem ser obti­dos junto do ICA, pelos con­ta­tos 00 351 213 230 800 ou mail@​ica-​ip.​pt.

Por favor não me enviem ques­tões sobre este con­curso; infe­liz­mente não terei dis­po­ni­bi­li­dade para poder responder.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

2 comentários… add one

  • 09/01/2011, 0:37

    O problema é que sem um produtor, e sem argumentos produzidos anteriormente, o conceito teria de “valer” o dobro da concorrência. O que, sejamos sérios, é muito difícil.

  • Nélia 15/01/2011, 2:07

    Devia haver, como para os realizadores, apoio para primeiras obras.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência