Novo curso de guionismo na Universidade Nova

Como já vai sendo costume o guionista Paulo Filipe Monteiro vai lecionar mais um curso de verão de guionismo na Universidade Nova de Lisboa.

Aqui ficam as informações relevantes:

Curso de Escrita para Cinema e Televisão

Na Escola de Verão da Universidade Nova de Lisboa (Av. de Berna)

link: http://verao.fcsh.unl.pt/cursos/escrita-para-cinema-e-televisao

DATAS: 18 a 21, e 25 a 28 de Julho, das 18H00 às 21H00

Inscrições (sem multa): até 17 de Junho
 

Preços
Preço (€)
   
  Público em geral Estudantes* Antigos alunos**
Inscrição 120 85 95
Avaliação (facultativa)
20 15 15
Suplemento de inscrição tardia
20 20 20

* De qualquer grau e estabelecimento de ensino
** Da FCSH, incluindo alunos das anteriores edições da EV

Programa:

Ajudar quem quer escrever para cinema ou televisão a encontrar a sua própria voz, fornecendo, em vez de fórmulas, experiências, exemplos, ferramentas de trabalho e comentários críticos.

O cinema e a televisão são formas de comunicação contemporâneas, que no nosso século tiveram de inventar a sua linguagem. Neste curso breve e predominantemente prático estuda-se como se tem definido e transformado a escrita própria de textos destinados a serem filmados. Trata-se de um género que só pode ser compreendido por relação com a narração e o drama. Para compreender a narração dramática dos guiões, trabalham-se as teorias clássicas da narração, as estratégias narrativas de vários tipos de filmes, as personagens, as cenas, os diálogos e técnicas específicas de manipulação do espaço e do tempo. Tudo isto será desenvolvido a partir das sinopses previamente enviadas pelos participantes.

Atenção: Até ao dia 17 de Junho, os interessados neste curso devem enviar para o e-mail pfm@sapo.pt uma página com sinopse original de um filme de ficção. (Não é de um documentário, nem de um filme já feito, é de uma ficção imaginada pelo candidato, com princípio meio e fim). Não será aceite mais de uma página, com cerca de 2800 caracteres. A selecção dos participantes será feita com base nessas sinopses.

Creditação (para professores do Ensino Básico e Secundário dos grupos):
Formação Geral: Todos
Formação Adequada: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 240, 300 e 600

Paulo Filipe Monteiro é doutorado em Ciências da Comunicação (especialidade de Cinema) pela Universidade Nova de Lisboa. Fez as provas de agregação em 2003. Especializou-se em guionismo em França, Itália e Estados Unidos. Tem dado cursos de escrita para cinema e televisão em várias instituições (com destaque para o seminário que regeu na Fundação Calouste Gulbenkian de Abril a Junho de 1997). Tem também supervisionado guiões em encontros em Portugal, Irlanda, Escócia e Alemanha. Foi vários anos Presidente da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e fundador da Federation of European Scriptwriters.

Escreveu a peça de teatro Área de Risco (estreada em 1999 na Fundação Calouste Gulbenkian) e a série de televisão A Viúva do Enforcado, realizada por Walter Avancini. Escreveu já sete longas-metragens: com João Mário Grilo, O Fim do Mundo, Os Olhos da Ásia, Longe da Vista, 451 Forte (realizados por João Mário Grilo), As Contas do Morto (realizado por Rita Nunes) e A Hora da Morte (realizado por José Nascimento); em 2009, escreveu Os Sorrisos do Destino, de Fernando Lopes, estreado em 2010.

Realizou o filme de 25 minutos Amor Cego, 2010. Tem 25 anos de trabalho como actor e encenador.

Currículo pormenorizado (mas só até 2007) em www.pfm.com.pt

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: