≡ Menu
Favoritos: Filmes sobre argumentistas (Republicação)
sunset boulevard-foto

Quan­tos fil­mes impor­tan­tes já foram escri­tos em que os argu­men­tis­tas tenham o pro­ta­go­nismo, ou pelo menos um papel cen­tral na intriga?

Sunset Boulevard

Ontem à noite, antes de ador­me­cer, estava a pen­sar neste assunto pre­mente (antes isto do que a gripe avi­os­suína ou a crise) e só con­se­gui lembrar-​​me de cinco:

Que outros fil­mes os lei­to­res acres­cen­ta­riam a esta lista? Dei­xem as vos­sas suges­tões nos comen­tá­rios a este artigo.

Suges­tões dos leitores:

Novas suges­tões de leitores:

É impres­são minha ou sem­pre que o pro­ta­go­nista é um argu­men­tista os fil­mes têm qua­li­dade acima da média? Já dava para fazer um pequeno fes­ti­val de cinema; deixo a suges­tão às Cine­ma­te­cas de Por­tu­gal e Brasil.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

4 comentários… add one

  • Cícero Soares 14/10/2012, 12:44

    Opa, dois já encabeçando a lista pra rever: The Player e In a Lonely Place.

  • João Ramos 16/10/2012, 18:05

    Paris When It Sizzles e Stardust Memories

  • Duarte Mata 20/10/2012, 19:13

    Hã…. “Midnight in Paris”, anyone? E quem tiver paciência para pesquisar sobre cada filme do Woody, perceberá, com certeza, que tipo de escritor é que ele interpretava. E como se puderam esquecer do “Le Mèpris” do Godard?! Para além de tudo, em “8 1/2″ e na “Nuit Amèricaine” o protagonista era não só o realizador, como o próprio argumentista! E esses não se podem deixar mesmo de parte…

  • Pedro 22/10/2012, 7:59

    The Deal, com William H. Macy e Meg Ryan. Muito acima da média.

Deixe o seu comentário