≡ Menu
Nova atualização 5-12-2012: Mais guiões novos disponíveis na net
moonrise kingdom imagem

Como já referi algu­mas vezes, é impos­sí­vel aper­fei­çoar a nossa téc­nica de escrita sem ler guiões de outros auto­res e ver como eles resol­vem os pro­ble­mas nar­ra­ti­vos. Quan­tos mais guiões con­se­guir­mos ler, no maior número de géne­ros e esti­los, mais recur­sos temos para adap­tar às nos­sas necessidades.

Nem sem­pre é fácil encon­trar guiões para ler em lín­gua por­tu­guesa. O site Rotei­ros de Cinema dis­po­ni­bi­liza alguns, e eu pró­prio já colo­quei vários guiões meus para con­sulta.

Em lín­gua inglesa já é mais fácil encon­trar guiões, ape­sar de alguns dos sites onde eles estão dis­po­ní­veis serem por vezes cen­su­ra­dos ou até ata­ca­dos dire­ta­mente pelos estú­dios, sob o pre­texto de serem ilegais.

Ape­sar de com­pre­en­der o ponto de vista dos deten­to­res dos direi­tos de autor, acho que é jus­ti­fi­cá­vel bai­xar guiões para efei­tos de estudo e aprendizagem.

Uma das pou­cas oca­siões em que é pos­sí­vel fazê-​​lo “legal­mente”, e até com a ben­ção dos estú­dios, é na tem­po­rada que ante­cede a atri­bui­ção de pré­mios, como os Osca­res ou os pré­mios da Writer’s Guild of Ame­rica. Neste caso são os pró­prios estú­dios que dis­po­ni­bi­li­zam os guiões de forma a que os votan­tes nes­ses pré­mios os pos­sam ler e apre­ciar antes das votações.

Este ano a tem­po­rada está a come­çar mais cedo do que o cos­tume e vários guiões já estão dis­po­ní­veis. Apro­veite para os bai­xar depressa, não vão os estú­dios vol­tar atrás e retirá-​​los de novo de cir­cu­la­ção, como acon­te­ceu com o guião de Les Misé­ra­bles.

Aqui estão os links dos guiões já disponíveis:

Fique atento a outras publi­ca­ções, con­sul­tando estes sites:

Via Go Into the Story

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

2 comentários… add one

  • Cícero Soares 03/11/2012, 11:16

    Oba! Brigadão, João. Baixei só o Moonrise Kingdom.

    Embora eu esteja meio enjoado das, hum, fofuras disfuncionais do Wes Anderson, sempre quis fazer algum comparativo entre a escrita e a direção dele. E como acredito que, em relação à dramática e a estética, este último filme constitua um auge dessa fofura… É, acho que a comparação vai ser bem proveitosa.

    (Putz, estou tentando me lembrar qual roteiro “de ocasião” também quis ler pouco tempo atrás, que foi disponibilizado legalmente nessas ocasiões mas sumiu da Rede passada a ocasião e… E deixa pra lá, agora não consigo me lembrar.)

  • Infeto 06/11/2012, 10:16

    Grande dica, realmente é bem complicado achar roteiros, principalmente em português. O sote roteiro d ecinema tem muitos curtas, os longas não são tantos, mas garimpando acha-se.

Deixe o seu comentário