Nova atualização 5-12-2012: Mais guiões novos disponíveis na net

Como já referi algumas vezes, é impossível aperfeiçoar a nossa técnica de escrita sem ler guiões de outros autores e ver como eles resolvem os problemas narrativos. Quantos mais guiões conseguirmos ler, no maior número de géneros e estilos, mais recursos temos para adaptar às nossas necessidades.

Nem sempre é fácil encontrar guiões para ler em língua portuguesa. O site Roteiros de Cinema disponibiliza alguns, e eu próprio já coloquei vários guiões meus para consulta.

Em língua inglesa já é mais fácil encontrar guiões, apesar de alguns dos sites onde eles estão disponíveis serem por vezes censurados ou até atacados diretamente pelos estúdios, sob o pretexto de serem ilegais.

Apesar de compreender o ponto de vista dos detentores dos direitos de autor, acho que é justificável baixar guiões para efeitos de estudo e aprendizagem.

Uma das poucas ocasiões em que é possível fazê-lo “legalmente”, e até com a benção dos estúdios, é na temporada que antecede a atribuição de prémios, como os Oscares ou os prémios da Writer’s Guild of America. Neste caso são os próprios estúdios que disponibilizam os guiões de forma a que os votantes nesses prémios os possam ler e apreciar antes das votações.

Este ano a temporada está a começar mais cedo do que o costume e vários guiões já estão disponíveis. Aproveite para os baixar depressa, não vão os estúdios voltar atrás e retirá-los de novo de circulação, como aconteceu com o guião de Les Misérables.

Aqui estão os links dos guiões já disponíveis:

Fique atento a outras publicações, consultando estes sites:

Via Go Into the Story

Estes artigos talvez lhe interessem

7 comentários

Deixe a sua opinião ou comentário: