≡ Menu
Nova atualização 5-12-2012: Mais guiões novos disponíveis na net
moonrise kingdom imagem

Como já referi algumas vezes, é impossível aperfeiçoar a nossa técnica de escrita sem ler guiões de outros autores e ver como eles resolvem os problemas narrativos. Quantos mais guiões conseguirmos ler, no maior número de géneros e estilos, mais recursos temos para adaptar às nossas necessidades.

Nem sempre é fácil encontrar guiões para ler em língua portuguesa. O site Roteiros de Cinema disponibiliza alguns, e eu próprio já coloquei vários guiões meus para consulta.

Em língua inglesa já é mais fácil encontrar guiões, apesar de alguns dos sites onde eles estão disponíveis serem por vezes censurados ou até atacados diretamente pelos estúdios, sob o pretexto de serem ilegais.

Apesar de compreender o ponto de vista dos detentores dos direitos de autor, acho que é justificável baixar guiões para efeitos de estudo e aprendizagem.

Uma das poucas ocasiões em que é possível fazê-lo “legalmente”, e até com a benção dos estúdios, é na temporada que antecede a atribuição de prémios, como os Oscares ou os prémios da Writer’s Guild of America. Neste caso são os próprios estúdios que disponibilizam os guiões de forma a que os votantes nesses prémios os possam ler e apreciar antes das votações.

Este ano a temporada está a começar mais cedo do que o costume e vários guiões já estão disponíveis. Aproveite para os baixar depressa, não vão os estúdios voltar atrás e retirá-los de novo de circulação, como aconteceu com o guião de Les Misérables.

Aqui estão os links dos guiões já disponíveis:

Fique atento a outras publicações, consultando estes sites:

Via Go Into the Story

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

7 comentários… add one
  • Cícero Soares 03/11/2012, 11:16

    Oba! Brigadão, João. Baixei só o Moonrise Kingdom.

    Embora eu esteja meio enjoado das, hum, fofuras disfuncionais do Wes Anderson, sempre quis fazer algum comparativo entre a escrita e a direção dele. E como acredito que, em relação à dramática e a estética, este último filme constitua um auge dessa fofura… É, acho que a comparação vai ser bem proveitosa.

    (Putz, estou tentando me lembrar qual roteiro “de ocasião” também quis ler pouco tempo atrás, que foi disponibilizado legalmente nessas ocasiões mas sumiu da Rede passada a ocasião e… E deixa pra lá, agora não consigo me lembrar.)

  • Infeto 06/11/2012, 10:16

    Grande dica, realmente é bem complicado achar roteiros, principalmente em português. O sote roteiro d ecinema tem muitos curtas, os longas não são tantos, mas garimpando acha-se.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência