≡ Menu
Os 101 melhores guiões segundo a WGA
casablanca_imagem

A Wri­ters’ Guild of Ame­rica tem uma lista dos 101 melho­res guiões de sem­pre. Obvi­a­mente, a lista é ten­den­ci­osa e favo­rece os guiões ame­ri­ca­nos, mas não seria de espe­rar outra coisa – a Wri­ters’ Guild é o sin­di­cato dos gui­o­nis­tas americanos.

Seja como for,  o certo é que cada um dos exem­plos refe­ri­dos é uma obra prima digna de res­peito. E a boa notí­cia é que o site Sim­plyS­cripts está a dis­po­ni­bi­li­zar a maior parte des­tes guiões para down­load.

Apro­veite, baixe os seus favo­ri­tos e estude-​​os. Não há melhor maneira de apren­der a escre­ver do que ler os melho­res exem­plos. Depois – é praticar.

Link —>

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

4 comentários… add one

  • Luiz Felipe 23/11/2012, 11:50

    João, posso sugerir um artigo? Por que não publica um texto sobre roteiristas que tiveram seus trabalhos recusados, seja em concurso ou por estúdios, e também um sobre trabalhos (no caso guiões) que foram recusados por estúdios e produtoras, mas que depois foram produzidos e se tornaram grandes sucessos.

    Moro no Rio e acompanho sempre o seu blog, além de divulgá-lo em todos os grupos dos quais participo. Obrigado por repartir seu conhecimento conosco. Abço.

    Felipe

    • João Nunes 27/11/2012, 14:08

      Olá Felipe, eu é que agradeço a sua fidelidade e divulgação do blogue.
      Quanto ao artigo que sugere, quem sabe? Há alguns casos interessantes – se me lembrar dos suficientes talvez escreva mesmo esse artigo.

      • Luiz Felipe Petrucel 03/12/2012, 14:17

        Obrigado por responder e tomara lembre-se de casos suficientes para preencher um artigo.

        Vlw.

        PS: Vc ainda mora no Brasil?

      • João Nunes 05/12/2012, 7:57

        Sou residente com carteirinha e tudo ;)

Partilhe aqui as suas ideias e experiência