Perguntas & Respostas: como distinguir ações diferentes num mesmo local

Várias ações acontecem em uma casa. Devo considerar a casa como unidade de ação, unidade dramática ou os cômodos como unidades distintas de ação (no caso de as personagens atuarem em espaços diferentes da casa)? – Lúcia

Lúcia, como em tantas outras situações na escrita de guião, a resposta depende muito do contexto específico da situação que estamos a descrever, bem como do estilo do autor.

Conforme já escrevi em outros artigos, um guião é orga­ni­zado por cenas, que se suce­dem sequen­ci­al­mente.

Considera-??se que há uma nova cena de cada vez que há uma mudança subs­tan­cial do local ou do tempo onde a acção decorre. Quando isso acon­tece, e começa uma nova cena, esta é indi­cada por um CABEÇALHO PRINCIPAL.

Assim, por princípio, se a casa tiver divisões bem distintas devemos escrever cenas distintas. Até porque, por opções de produção ou realização, poderão vir a ser filmadas em momentos e até locais distintos – por exemplo, a sala num decor e a cozinha noutro.

A única excepção são cenas que percorrem vários locais da casa mas em que seja importante que haja uma continuidade evidente de ação. Nesse caso podemos, por questão de clareza, usar cabeçalhos secundários, como neste exemplo:

INT. CASA – DIA

Maria e António abrem a porta e irrompem pela casa, beijando-se apaixonadamente.

NA SALA

Tropeçam pela sala, rodando um em redor do outro, e deixando peças de roupa espalhadas pelo chão.

NO QUARTO

António apalpa a maçaneta da porta e abre-a de costas. Maria empurra-o para a cama e fecha a porta, antes de lhe saltar para cima.

INT. CASA –  COZINHA – AO MESMO TEMPO

D. Alberta e Eva entreolham-se, espantadas, ouvindo os gemidos que vêm do quarto. Não conseguem evitar cair na risota.

Para esclarecer melhor estas dúvidas, pode ler outros artigos que escrevi sobre este tema:

Boas escritas.

Estes artigos talvez lhe interessem

Um comentário

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: