Puro Cinema: Curtas Vila do Conde 20 Anos Depois

Durante o último Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema (7-15 julho) foi lançado um livro que procura celebrar os vinte anos do Festival. Esta publicação, coordenada por Daniel Ribas e Mário Micaelo, apresenta uma seleção de entrevistas e conversas com vinte e seis autores que passaram pelo festival e que representam uma panorâmica importante sobre o cinema dos últimos anos.

O livro chama-se "Puro Cinema: Curtas Vila do Conde 20 Anos Depois" porque também questiona o que é o cinema puro apresentando novas propostas de contaminação do cinema com outras artes (uma estratégia de programação também do próprio festival).

Para além de uma história crítica do Curtas Vila do Conde, o livro apresenta uma reflexão sobre o cinema de Augusto M. Seabra.

Entre os autores entrevistados estão os portugueses João Canijo, João Pedro Rodrigues ou José Miguel Ribeiro; autores do cinema experimental como Matthias Muller/Christoph Girardet, Ken Jacobs ou Peter Tscherkassky; e autores importantes e emergentes do cinema contemporâneo como Apichatpong Weerasethakul, Sergei Loznitsa, Corneliu Porumboiu ou Helvécio Marins Jr. Não falta também, é claro, Manoel de Oliveira (numa célebre conversa com Alexander Sokurov, em Vila do Conde).

O livro tem edição bilingue (português e inglês) e em breve, estará à venda nas livrarias convencionais. Para já, pode ser adquirido na Loja do Curtas (http://curtas.pt/loja/).

+info em: http://festival.curtas.pt/programa/2012/20-anos/puro-cinema/

Deixe a sua opinião ou comentário: