O FrenesiDeEscrita terminou e foi um sucesso

Com o fim de Abril terminou também o desafio de escrita que lancei aos leitores deste blogue: escrever um guião em trinta dias.

Sessenta e seis valentes inscreveram-se no FrenesiDeEscrita. Dezoito chegaram ao fim.

É mais de 25% do total, o que, do meu modesto ponto de vista, torna o Frenesi 2013 num enorme sucesso.

Tão importante quanto isso é que os participantes que não terminaram dentro deste prazo apertado avançaram significativamente na escrita dos seus guiões.

Era esse, na realidade, o objetivo central do desafio: ajudar a quebrar as resistências internas e criar uma situação especial que motivasse os leitores a sair das suas zonas de conforto.

Não adianta muito estudar a teoria dramática, ler guiões e ver filmes se não se der o passo seguinte: escrever.

A todos os participantes do Frenesi 2013, que deram corajosamente esse passo, deixo aqui os meus parabéns.

Deixo também a promessa de que no próximo ano haverá novo Frenesi, preparado com mais tempo, mais cuidado e ainda mais surpresas.

Estes artigos talvez lhe interessem

12 comentários

  • Boa tarde. 
    Parabéns aos participantes que chegaram ao fim do desafio.
    Estou muito grato por esta inicitiva, porque apesar de não ter chegado ao fim, comecei a escrever a minha primeira longa metragem. Chegei ao fim do mês com muito mais experiencia, ritmo de escrita e consciência do processo de escrita.

    Para o ano espero poder participar outra novamente e chegar ao fim.
    Obrigado por este frenesim!

    • O importante é continuar a escrever. E depois de terminar não precisa esperar por 2014 para começar o próximo; basta abrir um novo documento e escrever FADE IN:

      :)

  • luís "berni" ferreira 02/05/2013   Deixe uma resposta a →

    Tal como outros participantes já fizeram, não queria deixar de dar os parabéns ao João pela iniciativa.

    Apesar de não ter terminado o meu guião (que provavelmente não terminarei, pelo menos imediatamente, uma vez que interrompi a escrita de um outro que já tinha começado e, esse sim, é aquele que me interessa prosseguir neste momento), o facto de ter estado durante o mês a escrever regularmente serviu, acima de tudo, para afinar alguns aspectos do meu processo e para perceber qual é o ritmo de escrita que me é mais confortável. O estímulo gerado pelo desafio e o apoio das dicas diárias tornaram o exercício ainda mais agradável.

    Só por isso, já valeu a pena, mas aprendi ainda outra lição: para o ano que vem, não me meto numa coisa destas sem um outline com 30 a 50 pontos minimamente desenvolvidos ;)

    • A escrita puxa pela escrita. Tal como tantos outros hábitos, o problema é implantá-lo; depois de passar a fazer parte da rotina diária é só uma questão de o ir alimentando com novos desafios.

  • Luiz Felipe 03/05/2013   Deixe uma resposta a →

    Pois é, como eu estou desenvolvendo um projeto de serie de tv com dois parceiros, achei que não daria tempo para escrever um roteiro em apenas um mês. Porém, na segunda semana, resolvi participar e comecei a escrever o roteiro, crente que seria só escrever e depois enviá-lo a você. Só depois, na semana seguinte, eu soube que precisava ter me inscrito antes.

    Tudo bem, fiquei decepcionado, mas fiquei no lucro, pois comecei um novo roteiro que agora poderei escrever com mais calma. Pena que não poderei contar com sua avaliação no final.

    De qualquer forma, parabéns pela iniciativa.

  • sagiev 06/05/2013   Deixe uma resposta a →

    Antes de mais, parabéns a todos por terem participado no concurso. Como dizem, o importante foi mesmo começar a escrever. Agora é continuar a fazer o que mais gostamos, contar histórias. E acredito que para o ano, seremos mais e melhores. E obrigado, João, por teres esta iniciativa tão boa. Acredita. Só uma questao. Disseste que os resultados do concurso sairão consuante a tua disponibilidade. Mas a minha duvida consiste no seguinte: Os participantes vão saber se ganharam ou não? Vais meter um post a revelar os resultados? Abraço

    • Todos os participantes saberão cada etapa do processo: finalistas, selecionados, e outras novidades (em breve ;). O único email que será exclusivo para os três vencedores será onde lhes pergunto se querem a minha análise de imediato ou preferem escrever uma versão um pouco mais cuidada.

  • Richardson Luz 31/05/2013   Deixe uma resposta a →

    Prezado João, alguma previsão para o resultado final do “Frenesi”?

  • Pedro Ribeiro 03/06/2013   Deixe uma resposta a →

    Bem, chegaram os resultados, olhei e não vi o meu nome, não vou fingir que não tenha ficado com grande azia :), e que não me tenha custado não ver ali o meu nome, é a vida!!! Contudo, só me resta dar os parabéns aos vencedores, os parabéns ao João Nunes pela iniciativa e tomar um Kompensan :) e voltar a escrever…

    Foi a primeira coisa que escrevi com princípio, meio e fim, e a esta iniciativa o devo. Mas, isso não minimiza o facto de não gostar do inscucesso obtido, por isso, agora é melhorar até ao limite das minhas capacidades, e se puder acima delas :)

    • Acho que é tudo uma questão de perspectiva. O prémio principal já todos os participantes receberam: foi terem iniciado – ou até terminado, como foi o seu caso – a escrita de um guião original.
      O script doctoring era só uma cereja em cima do bolo. Infelizmente só pude distribuir três cerejas para tantos bolos deliciosos…

      • Pedro Ribeiro 03/06/2013  

        Talvez me tenha feito perceber mal, eu estou contente por ter terminado, estou agradecido (à falta de melhor palavra) pela sua iniciativa. Mas, também perceberá, que para um amador como eu e outros participantes era mais do que um “simples” Script Doctoring, era uma espécie de validação do nosso trabalho por alguém com experiência e por quem temos admiração.
        Por isso, reafirmo os meus parabéns aos vencedores que ganharam através da sua competência e talento um agradável reconhecimento das suas qualidades e a minha vontade de atingir um melhor nível.
        Obrigado pela inciativa, e reitero aquilo que disse quando enviei o guião, sem este espaço de aprendizagem, sem este espaço de partilha, sem esta inicativa conhecida neste espaço, com toda a certeza eu não saberia o que sei hoje em termos de elaboração de um guião, nem teria feito este trabalho onde aprendi muito e tirei bastante prazer, de qualquer das maneiras, não consigo evitar aquele sentimento chato do insucesso, pelo menos hoje :)…
        Abraço

Deixe a sua opinião ou comentário: