≡ Menu

Começam a chegar os guiões dos Óscares

before midnight Óscares

Uma das cons­tan­tes desta época do ano, além das fes­ti­vi­da­des de Natal, é a pre­pa­ra­ção das can­di­da­tu­ras aos Óscares.

Para nós, gui­o­nis­tas, é uma boa época, por­que mui­tos estú­dios ame­ri­ca­nos dis­po­ni­bi­li­zam legal­mente os guiões dos seus can­di­da­tos, para con­si­de­ra­ção.

É a nossa opor­tu­ni­dade da bai­xar bons guiões (em inglês) e estudá-​​los aten­ta­mente, antes, durante ou depois de ver os res­pec­ti­vos fil­mes. Cada método tem os seus méritos.

Vou reu­nir neste artigo, que dei­xa­rei em des­ta­que nos pró­xi­mos tem­pos, os links para os guiões que for encontrando.

Deixo o aviso de sem­pre: é melhor baixá-​​los depressa, por­que mui­tas vezes os estú­dios mudam de opi­nião e retiram-​​nos.

Via: NoFilmS­chool

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

8 comentários… add one

  • luís "berni" ferreira 26/11/2013, 11:38

    é sempre bom saber que, por mais distraídos que andemos relativamente a estas novidades, basta ir passando por aqui para não se perder nada de muito significativo :)

    obrigado, João!

  • Angélica Bértolo 26/11/2013, 14:51

    João, antes de mais, muito obrigada pelo tempo e dedicação investidos neste blog. Onde pessoas como eu, encontram real orientação. Muitos parabéns pelo seu trabalho e perscurso. ontem li o “O cônsul de Bordéus” até à pag32, onde localizei o primeiro plot point. Escrevi um argumento de 113 paginas, segundo os parâmetros que o Joao menciona, no paradigma de Syd Field. o leimotiv é a condiçao humana face à fisica quantica e desenvolve-se em três linhas diegeticas espaçadas temporalmente. seria demais pedir-lhe um pouco do seu tempo para lhe dar uma vista de olhos? desde que o escrevi no verao, que também nao consigo registá-lo na APAD, e tambem nisso, lhe queria pedir auxilio.
    bem haja =)*

    • João Nunes 03/12/2013, 16:51

      Angélica, gostaria muito de poder ter tempo para ler os guiões que todos os leitores que mo pedem, mas é completamente impossível. Não poderei, pois, dar essa “vista de olhos” que me pede. Quanto ao registo, não é na APAD que o deve fazer, pois a associação nem oferece esse serviço. Leia este artigo sobre o registo no IGAC, onde explico os passos que deve dar para registar o seu guião oficialmente.

  • angelica bertolo 29/11/2013, 9:47

    olá João, como está? Perdoe-me a insistência, mas é-me realmente importante contactar consigo. Volto a agradecer encarecidamente toda a sua dedicação.. a disponibilizaçao destes guiões é de uma grande ajuda, a todos que imergem nesta odisseia do guionismo. Tentei deixar antes um comentário, mas não consegui. Se este passar, João, peço-lhe algum contacto que me permita colocar-lhe algumas questões sobre o meu primeiro guiao. Nomeadamente sobre o registo na APAD. Se tiver a bondade de me esclarecer, aguardo ansiosa a sua resposta. BEM HAJA!

    • João Nunes 03/12/2013, 16:52

      Angélica, desculpe a demora na resposta mas não vejo os comentários todos os dias.

  • Josenilson 30/11/2013, 16:34

    Sensacional, vou poder ler o roteiro de Despicable Me 2!
    Obrigado João!

  • Angélica Bértolo 03/12/2013, 17:03

    já tinha lido, apenas nao consegui mesmo o registo, mas obrigada na mesma. a segunda mensagem aqui surgiu apenas por nao ter a noti#icaçao da primeira… mais uma vez peço que me desculpe. bem haja.

Leave a Comment

Informe-me de novos comentários por email

LIVRO GRÁTIS Um Guião em 30 Dias