Ebook gratuito sobre as 22 regras de escrita da Pixar

Há algum tempo atrás uma artista da Pixar, Emma Coats, escreveu uma série de tuítes com algumas regras que ela deduziu a partir dos métodos de criação usados na companhia. Essa contribuição teve grande impacto e foi reproduzida, comentada e analisada em muitos sites e artigos. Eu próprio escrevi um artigo sobre ela.

Outras referências incluem, por exemplo, esta apresentação da Slideshare que resume e ilustra as 22 regras.

Hoje apresento mais uma contribuição para o seu estudo e compreensão, pela mão de um outro ex-artista da Pixar, Stephan Bugaj. É um ebook, gratuito, que pode ser baixado aqui. Pega nos 22 tuítes originais e desenvolve-os, explicando no seu contexto.
É fundamental entender o que o autor começa por explicar, citando Emma Coats: ” São uma mistura de coisas aprendidas de realizadores & colegas na Pixar, ouvindo escritores & realizadores falar acerca do seu trabalho, e através de tentativa e erro ao fazer os meus próprios filmes“.

Logo a seguir Stefan explica o mais importante: “Algumas pessoas olharam para esta lista como a fórmula da Pixar, um conjunto de regras imutáveis que nós seguimos e que são a “maneira certa” de escrever uma estória. Mas não foi essa a sua intenção. Ela foram partilhadas como forma de pôr as pessoas a pensar acerca de cada um destes tópicos, como uma forma de começar a conversa, não se ser a última palavra“.

Baixe o ebook gratuito aqui e estude-o tendo em atenção as palavras anteriores.

Estes artigos talvez lhe interessem

Deixe a sua opinião ou comentário:

%d bloggers like this: