≡ Menu

Este ano não há ScriptFrenzy mas há o FrenesiDeEscrita + Três prémios especiais

FrenesiDeEscrita destaque

O desa­fio Script­Frenzy, que tenho divul­gado todos os anos, não vai ter edi­ção 2013. A notí­cia foi divul­gada num artigo no pró­prio site.

Segundo os orga­ni­za­do­res os 85.000 gui­o­nis­tas que ade­ri­ram ao Script­Frenzy desde 2007 não foram sufi­ci­en­tes para garan­tir a via­bi­li­dade finan­ceira do pro­jeto, que esta­ria a des­viar recur­sos neces­sá­rios para outras ini­ci­a­ti­vas mais bem sucedidas.

Recordo que o desa­fio lan­çado pelo Script­Frenzy era escre­ver um guião de 100 pági­nas durante os 30 dias do mês de Abril. Não havia júris nem pré­mios, ape­nas a satis­fa­ção de par­ti­ci­par num movi­mento par­ti­lhado por milha­res de gui­o­nis­tas em todo o mundo.

O meu desafio: o FrenesiDeEscrita

Atu­a­li­za­ção: o desa­fio foi um sucesso, com mais de 60 gui­o­nis­tas a inscrever-​​se. Neste momento as ins­cri­ções já estão encer­ra­das e não serão acei­tes mais participantes.

Não vai haver Script­Frenzy, mas vai haver a minha ver­são, o Fre­ne­si­De­Es­crita: quan­tos lei­to­res deste blo­gue estão dis­pos­tos a acei­tar o desa­fio de escre­ver um guião com­pleto até ao fim de Abril?

Não vou men­tir: ter­mi­nar um guião de 100 pági­nas em 30 dias não é a coisa mais fácil do mundo, mas tam­bém não é exces­si­va­mente difícil.

Se já tiver uma ideia e a estru­tura básica da estó­ria, essa meta repre­senta pouco mais de 3 pági­nas por dia. Uma boa hora de tra­ba­lho permite-​​lhe alcan­çar esse obje­tivo diário.

Se ainda não tem a ideia ou a estru­tura, só tem de esforçar-​​se um pouco mais. Siga os pas­sos seguin­tes e garanto-​​lhe que che­gará ao fim.

Plano de trabalhos

  • De 1 a 4 de Abril faça um brains­tor­ming diá­rio de 1 hora à pro­cura de ideias. Não se auto­cri­ti­que nem se reprima; escreva todas as ideias que con­se­guir ima­gi­nar. O obje­tivo não é a qua­li­dade, mas sim a quan­ti­dade. Uma boa fonte de ins­pi­ra­ção é o jor­nal do dia. Um dos exer­cí­cios que cos­tumo fazer nas minhas aulas de guião é dis­tri­buir jor­nais pelos alu­nos e pedir-​​lhes para escre­ver ideias base­a­das nas notí­cias. Nunca fal­tam ideias.
  • Dia 5 de Abril, a pró­xima sexta-​​feira, faça uma ses­são de aná­lise das ideias que reu­niu. Essa será a altura de ser crí­tico e exi­gente. Ana­lise as suas ideias segundo os seguin­tes cri­té­rios: força do con­ceito; inte­resse dos per­so­na­gens e do mundo fic­ci­o­nal onde se movem; ori­gi­na­li­dade; poten­cial dra­má­tico. O obje­tivo é esco­lher uma e ape­nas uma ideia – aquela que o vai ocu­par durante o resto do mês.
  • Dias 6 e 7 de Abril escreva a logline da sua ideia. É um resumo da sua estó­ria em pou­cas pala­vras, res­pon­dendo às seguin­tes ques­tões: quem é o pro­ta­go­nista, qual o seu obje­tivo e que obs­tá­cu­los o impe­dem de o con­cre­ti­zar. A logline é a bús­sula que lhe per­mi­tirá man­ter o rumo nas fases seguintes.
  • Ao mesmo tempo comece a pen­sar no pro­ta­go­nista, nas sua moti­va­ções e inte­res­ses, no seu arco de trans­for­ma­ção. Pense tam­bém nos res­tan­tes per­so­na­gens, e como se rela­ci­o­nam com ele. Se for pre­ciso faça alguma pes­quisa, mas vamos ser hones­tos: é melhor esco­lher uma ideia que não exija muita investigação.
  • Comece tam­bém a defi­nir os momen­tos cru­ci­ais da sua estó­ria: qual é o inci­dente dra­má­tico que põe a nar­ra­tiva em mar­cha; quando é que o seu pro­ta­go­nista se com­pro­mete defi­ni­ti­va­mente com o seu obje­tivo, dando iní­cio ao 2º ato; o que acon­tece mais ou menos a meio do guião que repre­senta uma vira­gem ou esca­lada impor­tante no con­flito; qual o momento dra­má­tico que encerra o 2º ato e obriga o pro­ta­go­nista a dar tudo por tudo; qual é o clí­max da estó­ria, o obs­tá­culo final e deci­sivo que o pro­ta­go­nista tem de enfren­tar; como se con­clui a estó­ria. Escreva cada um des­tes momen­tos num post-​​it, cole-​​o na parede e terá a estru­tura essen­cial do seu guião já definida.
  • De 8 a 12 de Abril desen­volva a esca­leta do seu guião. É uma lista dos prin­ci­pais momen­tos da sua estó­ria, colo­ca­dos na sequên­cia em que apa­re­ce­rão no guião. Para um guião de cinema de 100 pági­nas, como o que tem de escre­ver, deverá ter por volta de 40 even­tos. Parta dos momentos-​​chave que defi­niu no ponto ante­rior e recheie os espa­ços entre eles. Se qui­ser refres­car os con­cei­tos bási­cos leia os arti­gos 20, 21, 22e 23 do meu curso de guião.
  • De 1330 de Abril, escreva. Tem 18 dias para ter­mi­nar o seu guião, o que sig­ni­fica que terá de escre­ver pouco mais de 5 pági­nas por dia. Não é nada que não se con­siga fazer em duas horas de escrita intensa. E não venha com des­cul­pas de que não tem tempo para escre­ver. Se o guião for a sua pri­o­ri­dade o tempo aparecerá.
  • De 30 de Abril para 1 de Maio, cele­bre. Ter­mi­nou o seu guião, o que lhe dá o direito uni­ver­sal­mente reco­nhe­cido de abrir uma gar­rafa de espumante.

É impor­tante escla­re­cer que o obje­tivo do Fre­ne­si­De­Es­crita não é ter um final draft per­feito no fim de Abril; ape­nas uma pri­meira ver­são, com todos os seus defei­tos e limi­ta­ções. Por muito apres­sada e cheia de pro­ble­mas que essa ver­são seja, será sem­pre melhor do que não ter nada.

Para tor­nar a sua pri­meira ver­são numa obra fina­li­zada virá depois toda a fase de rees­crita. Quando che­gar a essa etapa pode guiar-​​se pelo ebook gra­tuito que dis­po­ni­bi­lizo aqui.

Ape­sar de não haver Script­Frenzy 2013 o site con­ti­nua no ar e tem uma extensa sec­ção de arti­gos e recur­sos de escrita (em inglês) que podem ser muito úteis para gui­o­nis­tas de qual­quer nível. O artigo sobre a for­ma­ta­ção dos ele­men­tos bási­cos de um guião, por exem­plo, é muito bem conseguido.

Dito isto, está dis­posto a acei­tar o desa­fio do FrenesiDeEscrita?

Se esti­ver, poderá vir a ganhar…

Os prémios especiais do FrenesiDeEscrita

Con­tra­ri­a­mente ao Script­Frenzy, que não tinha pré­mios, o Fre­ne­si­De­Es­crita vai ter três Pré­mios Espe­ci­ais.

Para os atri­buir irei ler as dez pági­nas ini­ci­ais dos guiões que forem escri­tos pelos lei­to­res durante este desa­fio. Des­ses guiões irei sele­ci­o­nar os três que tive­rem os iní­cios mais inte­res­san­tes. O pré­mio será a oferta dos meus ser­vi­ços como script doc­tor, sem qual­quer custo, nes­ses três guiões.

O ser­viço de scrip doc­to­ring incluirá uma lei­tura do guião, a ava­li­a­ção dos seus pon­tos posi­ti­vos e nega­ti­vos, e uma pequena lista de suges­tões de melho­ra­mento. Será uma aná­lise seme­lhante ao ser­viço que faço pro­fis­si­o­nal­mente e pelo qual cos­tumo cobrar cen­te­nas de euros.

Como participar no FrenesiDeEscrita

As regras são sim­ples por­que nin­guém tem tempo para mui­tas complicações:

  1. Os guiões terão de ser ori­gi­nais e escri­tos ape­nas durante este período de trinta dias;
  2. Os auto­res pode­rão ser de qual­quer naci­o­na­li­dade, mas os guiões terão de ser em português;
  3. Para se ins­cre­ver basta dei­xar o seu nome nos Comen­tá­rios no fim desta página, indi­cando a sua inten­ção de par­ti­ci­par, e enviar o guião com­pleto no dia 1 de Maio. Envi­a­rei um email de con­fir­ma­ção a cada lei­tor que se inscrever.

Uma questão de honestidade

Sei per­fei­ta­mente que o “regu­la­mento” mini­ma­lista deste Fre­ne­si­De­Es­crita pode criar a ten­ta­ção de ins­cre­ver um guião que já tenha sido escrito ante­ri­or­mente, com vista a ten­tar ganhar um script doc­to­ring de graça.

Mas estou dis­posto a con­fiar que isto não irá acontecer.

Quero crer na hones­ti­dade intrín­seca de todas as pes­soas, e espe­ci­al­mente dos lei­to­res deste blo­gue, por isso acre­dito que irão ins­cre­ver ape­nas guiões escri­tos inte­gral­mente durante estes trinta dias.

Fazer três script doc­to­rings vai-​​me ocu­par mui­tas horas de tra­ba­lho não remu­ne­rado. A única coisa que peço em troca é que seja res­pei­tada a pri­meira regra: Os guiões terão de ser ori­gi­nais e escri­tos ape­nas durante este período de trinta dias. Não é pedir muito, pois não?

Dito isto, mãos à obra. Abril já come­çou e não há tempo a perder.

Boas escri­tas e até breve.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

Comments on this entry are closed.

  • rafael santos 31/03/2013, 11:06

    Uma boa iniciativa, eu alinho.
    Rafael Santos.

  • patrícia proença 31/03/2013, 16:55

    Boa noite

    Estou interessada em participar no desafio FrenesiDeEscrita. Nunca escrevi um guião na vida, por isso presumo que me venha a sentir, no mínimo, perdida.
    O e-book gratuito parece-me uma excelente proposta.

    Patrícia Proença

  • Victor Adriano 31/03/2013, 18:19

    Gostei da ideia, fiquei muito interessado em participar, principalmente pelo prêmio, além do mais é um mega incentivo.
    Victor Adriano Ramos.

  • Andreia Roque 31/03/2013, 18:42

    Aqui confirmo a minha inscrição neste desafio:)

    Andreia

  • Tiago Sousa 31/03/2013, 19:04

    Estou dentro, bela iniciativa .
    Tiago Sousa

  • Tomás Fleck 31/03/2013, 22:15

    Confirmo minha participação nesse desafio.

    Tomás Fleck

  • Pedro Ribeiro 01/04/2013, 8:49

    Ok João pode contar comigo, é incrivel mas eu estive muito emprerrado a ideias que já tinha tido, e bastou ter esta motivação e uma ideia original fez logo download na minha cabeça. Por isso, digo já obrigado. Vamos lá ver o que é que sai daqui a 1 de Maio.

  • Miguel Santos 01/04/2013, 8:54

    Excelente desafio. Vamos a isso.

    Miguel Santos.

  • Gonçalo Lopes 01/04/2013, 9:02

    Parabéns pela iniciativa.

    Vou participar…É uma oportunidade única.

  • Fernando Guerreiro 01/04/2013, 9:04

    Vamos a isto. Nada melhor do que ter um desafio desta grandeza para puxar dos galões.

    Nunca escrevi um guião desta monta, apenas alguns para curtas.

    A ver o que sair.

    ‘Bora lá!

  • Pedro Faria 01/04/2013, 9:05

    Boa iniciativa. Eu tambem vou tentar.

    Pedro

  • Hugo 01/04/2013, 9:07

    Estou dentro!

  • Paulo Oliveira 01/04/2013, 9:13

    Bem… here we go again :)

  • Renée Turpin 01/04/2013, 9:33

    Estou interessada, o meu nome é Renée

  • Onildo Filho 01/04/2013, 9:33

    Quero participar do desafio. Já tenho algumas ideias.

  • Luís Cunha 01/04/2013, 9:35

    Bem se eu já tinha a ideia para um argumento que acho dar uma boa história e inclusive já coloquei algumas questões de como faZer certas coisa…. Agora terei mesmo de passar da ideia para o papel “obrigatoriamente”. Com um incentivo destes… Era o que estava a precisar. Acabaram-se os adiamentos sucessivos.

    Alinho no concurso.

    Luís cunha

  • Carla Lima 01/04/2013, 10:05

    Adoro desafios e gostava muito de participar neste :)

    Carla Lima

  • Rafael Moura 01/04/2013, 10:14

    João, excelente iniciativa! Agradeço a oportunidade. Tenho algumas ideias para roteiro que não cheguei a desenvolver, embora tenha alguns apontamentos. Vou aproveitar o “Frenesi” e resgatá-las!

    Meu nome: Rafael Moura e estou participando do FrenesiDeEscrita!

  • Tathianne 01/04/2013, 10:16

    Confirmo minha participação.

  • Laíza Guedes 01/04/2013, 10:50

    Nunca escrevi um guião, pretendo fazer isso a tempos.
    Creio que esse proposta é um grande incentivo.

    Vou participar.

  • Glauber Gorski 01/04/2013, 11:10

    Vou participar do desafio!

  • César Augusto 01/04/2013, 11:55

    Muito bom! Quero participar.

    César Augusto

  • Pedro Cadeira 01/04/2013, 11:59

    Belo desafio. Nunca terminei o Script Frenzy, mas vou tentar terminar o FrenesiDeEscrita, até pelo belo prémio.

    Pedro Cadeira

  • Magno 01/04/2013, 12:07

    Aceito o desafio.
    Será meu primeiro guião.
    Seu site já me ensinou tanto que me sinto na obrigação de começar a por em prática.

  • Cristina Susigan 01/04/2013, 13:02

    Oi João. Obrigada pelas dicas do seu site, ajudou-me com as aulas que dei de argumento. Claro que estou dentro…. Mais que alinhado. Cristina

  • Moisés César Reis 01/04/2013, 13:26

    Vou me esforçar muito! Afinal quero me tornar escritor de vários gêneros, e um deles é o cinema! Já estou processando e escolhendo uma dentre dezenas de histórias que quero escrever!

  • Eliezer Santos 01/04/2013, 13:51

    Grande desafio para quem está iniciando e quer se aprimorar. Vamos nessa!

  • berni ferreira 01/04/2013, 14:37

    Desafio aceite :)

    bom trabalho para todos!

  • Henrique Amud Rodrig 01/04/2013, 15:08

    Estou dentro =)

    Henrique Amud

  • Ivo Brito 01/04/2013, 15:18

    Excelente iniciativa!
    Vou participar neste “sprint”.

  • Paulo H. de Aragão 01/04/2013, 15:29

    Ótima iniciativa!
    Dois anos atrás tentei o ScriptFrenzy… mas só escrevi umas 10(!) páginas. Vai que consigo com o FrenesiDeEscrita?
    Vale guião/roteiro de BD/HQ? No Frenzy valia…

  • Mena d' Almeida 01/04/2013, 15:46

    Bela ideia!

    Vou tentar.

  • Sagiev 01/04/2013, 16:01

    Entao ate dia 1 de Maio! Boa sorte pessoal. Divirtam.se!

  • Fernanda M Barros 01/04/2013, 16:17

    Para participar basta escrever aqui? Então já está. Quero. Escrevi aqui. Agora é mãos à obra, imagino…

  • Tito Pinto 01/04/2013, 16:19

    Eu queria participar.
    Ainda é possível?
    Cumprimentos.

    • João Nunes 01/04/2013, 17:41

      Claro. Enquanto o mês de Abril estiver a decorrer pode entrar. Vou aceitar a sua inscrição.

  • Gonçalo Lopes 01/04/2013, 16:38

    Excelente iniciativa. Vou participar.
    Gonçalo Lopes

  • Veronica Ramalho 01/04/2013, 17:23

    dentro!

  • Manuel Morgado 01/04/2013, 17:25

    Olá João.

    Aceito o desafio. Vou tentar não falhar.

  • Luca 01/04/2013, 17:39

    Ai que medo… ;).

  • ang 01/04/2013, 17:43

    Que bela iniciativa,:-), também participo!

    ang m.

  • Ivana Rowena 01/04/2013, 18:37

    UAU!!! Um desafio maravilhoso e muuuito estimulante. Mais do que prêmios em dinheiro todos precisamos é da avaliação de um script doctor experiente. Você teve uma ideia excelente ;)

  • celia costa 01/04/2013, 19:08

    Excelente iniciativa!Conte comigo! Abraço!
    Célia Costa

  • Daniel Carneiro 01/04/2013, 19:16

    Optima ideia! Alinho! Daniel Carneiro

  • Rivendell 01/04/2013, 19:21

    Se aceitarem um pobre brasileiro. Aceito o desafio.

    Rivendell

    • João Nunes 01/04/2013, 19:27

      Brasileiros, portugueses, marcianos; desde que o guião seja escrito em português é válido.

  • Nélia 01/04/2013, 20:21

    Ena tantos!! Que grande iniciativa!
    Já não é a minha primeira vez nestas corridas e são cansativas mas muito muito recompensadoras. Mesmo que não se termine, temos um avanço de trabalho brutal!

    Contem comigo também.

  • Tairan Freitas 01/04/2013, 20:25

    Estou dentro!

  • Marco 01/04/2013, 22:01

    Também quero e vou participar! Ou pelo menos tentar! :) Conte comigo. Abraço.

  • Rui Lopes 02/04/2013, 1:14

    Sim, quero compartilhar da proposta.
    Tenho uma idéia que me inquieta há algum tempo; mas estou sempre a protelar… e ela ali, cutucando, tomando forma em algum lugar de minha mente: começo,meio e fim; personagens e situações, pontos de virada, conceituação ética etc. etc. etc.É chegada a hora de “regurgitar” este roteiro, “seu” João!…

  • Olga Resi 02/04/2013, 4:00

    Muito obrigada pelo desafio, João! E pela oportunidade! Aceito o desafio! Obrigado!

  • Elizabeth Caldas 02/04/2013, 8:12

    Vou nessa!

  • ZéReys 02/04/2013, 9:15

    Muito bom dia caro João, estarei me esforçando para com muito gosto participar de teu desafio…e que Deus me ajude!!!!!

    Grande abraço e muito obrigado pela oportunidade!
    Brasil, 02 de Abril.

    ZéReys – poeta do profundo.

  • Cristina Queirós 02/04/2013, 11:10

    Boa tarde

    Vou participar nesse concurso.
    Obrigada pela iniciativa

  • Joana Tiago 02/04/2013, 11:18

    Tenho plena consciência que estou a entrar num espaço de Titans. Depois de ler os comentários já deixados… Eu, que nao sou da area, nunca escrevi um guião e que sempre desconfiou do David e Golias.
    Mesmo assim, nao resisto!
    Aceito o desafio, posso entrar?

  • Micheli 02/04/2013, 11:59

    Iniciativa fantástica!
    Desafio Aceito.

  • Cristina Queirós 02/04/2013, 12:17

    Vou participar.
    Obrigada

  • Daniel Cruz 02/04/2013, 12:40

    Pretendo participar no FrenesiDeEscrita.

    Obrigado,
    Daniel Cruz

  • Onildo Filho 02/04/2013, 13:31

    Com as dicas que o João me mandou por e-mail já fiz a logline e encontrei 11 obstáculos para o protagonista (já tinha a ideia do roteiro há mais de 1 ano). Esse desafio está sendo ótimo. É o empurrão que faltava para eu arregaçar as mangas e começar. Amanhã continuo.

  • Marcelo Félix 02/04/2013, 16:02

    Espero que possa contar com a minha inscrição.
    De qualquer modo, obrigado pela motivação!
    Marcelo Félix.

  • Firmino Bernardo 02/04/2013, 17:08

    Também estou interessado. Cumprimentos.

  • Roberto Giglio 02/04/2013, 22:18

    Vamos nessa. Vai ser interessante trabalhar contigo.
    abraços

  • Isaac Caetano 03/04/2013, 5:02

    Excelente iniciativa.
    Se ainda me puder increver gostaria de participar.

    Isaac Caetano

  • Lili Rio Branco 03/04/2013, 11:13

    Acho uma boa ideia e quero participar. Obrigada Lili Rio Branco

  • Dominique Costa 03/04/2013, 15:56

    Bom desafio. Este ano ia participar no ScriptFrenzy, mas visto que não vai haver e este é português, então gostaria de participar.

    Dominique Costa

  • Joel G. Gomes 04/04/2013, 5:48

    Ideias não faltam, o pior mesmo é o tempo. De qualquer modo, alinho.

  • Gabriel Lima 04/04/2013, 15:39

    Ainda dá tempo de participar?

    Gabriel Lima

  • Jessica Amaral 04/04/2013, 17:23

    Quero participar e dar o máximo de mim. :)

  • Richardson Luz 04/04/2013, 17:51

    Ok, desafio aceito. Vou participar.

  • auro bogar 05/04/2013, 6:06

    O fato de você ser o script doctor de três trabalhos já é um grande incentivo e prêmio.

  • Thiago Duarte 05/04/2013, 11:02

    Gostei muito da proposta. Um grande estimulo pra ter ao menos o primeiro tratamento de um roteiro.

  • silvio reis 05/04/2013, 17:07

    Parabéns pela iniciativa e o incentivo. Confirmo minha participação. Abraço.

LIVRO GRÁTIS Um Guião em 30 Dias