≡ Menu
Guião de Kubrick sobre Napoleão disponível na net

Está dis­po­ní­vel na net um guião escrito por Stan­ley Kubrick sobre a vida de Napo­leão Bona­parte, que o autor ten­ci­o­nava pro­du­zir. Infe­liz­mente nunca con­se­guiu o finan­ci­a­mento neces­sá­rio para pôr de pé uma obra com a enver­ga­dura que ele pre­ten­dia impri­mir a este pro­jecto, enver­ga­dura essa que o guião deixa bem transparecer.

Ste­ven Spi­el­berg, que há uns anos ter­mi­nou o filme A.I. depois de Kubrick ter fale­cido, parece estar inte­res­sado em levar este pro­jecto até ao fim, even­tu­al­mente na forma de uma mini-​​série de grande orça­mento. Tal­vez o peso do seu nome e as novas tec­no­lo­gias digi­tais lhe per­mi­tam rea­li­zar este épico nos mol­des com que Kubrick sonhava.

O guião de Napo­leão dis­po­ní­vel na net tem, além do mais, o inte­resse de estar acom­pa­nhado por um docu­mento de notas de pro­du­ção em que Kubrick explica os seus objec­ti­vos, e as solu­ções que pre­ten­dia uti­li­zar para con­cre­ti­zar o seu filme. Há quem afirme que se trata de um dos mais impor­tan­tes guiões nunca pro­du­zi­dos. É, segu­ra­mente, uma obra monu­men­tal que qual­quer gui­o­nista ou cine­asta gos­tará de ler.

Link ->

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

1 comentário… add one

Partilhe aqui as suas ideias e experiência