≡ Menu
Novo ebook grátis: Como escrever um argumento em 30 dias
Modelo 3D eBook destaque web

Modelo 3D eBook pagina web

Se alguma vez se inter­ro­gou sobre como escre­ver um argu­mento de cinema, che­gou mais uma ajuda.

Em para­lelo com o desa­fio Fre­ne­si­De­Es­crita desen­volvi um novo ebook: “Como escre­ver o seu pri­meiro argu­mento de cinema em trinta dias”.

O nome é um pouco sen­sa­ci­o­na­lista, é ver­dade, mas a pro­messa não deixa de ser ver­da­deira: se seguir o plano de tra­ba­lho deli­ne­ado no livro che­gará ao fim do mês com uma pri­meira ver­são do seu guião de cinema.

Não vou dizer que será fácil, mas não é impossível.

Dos 66 lei­to­res que se ins­cre­ve­ram no Fre­nesi 2013, dezoito con­se­gui­ram ter­mi­nar os seus guiões durante o mês de Abril. É uma taxa de sucesso de mais de 25%.

O ebook é grá­tis, bas­tando inscrever-​​se na minha lista de email para o rece­ber. Além dele pas­sará tam­bém a rece­ber um email sema­nal com os novos arti­gos publi­ca­dos aqui no blogue.

O que o ebook contém

Como escre­ver o seu pri­meiro argu­mento de cinema em trinta dias” tem 90 pági­nas de texto, dis­tri­bui­das entre o Plano de Tra­ba­lho, as Dicas de Escrita e os Anexos.

O Plano de Tra­ba­lhos esta­be­lece um cro­no­grama rea­lista e viá­vel para, tra­ba­lhando duas horas por dia, che­gar ao fim do mês com uma pri­meira ver­são do seu guião.

As Dicas recor­dam noções bási­cas da escrita para cinema, lan­çam aler­tas, esti­mu­lam a cri­a­ti­vi­dade e apon­tam peri­gos e solu­ções para pro­ble­mas comuns.

Nos Ane­xos incluo refe­rên­cias de sites que pode con­sul­tar e softwa­res grá­tis que o aju­da­rão a escre­ver o guião.

Como escre­ver o seu pri­meiro argu­mento de cinema em trinta dias” não pre­tende, obvi­a­mente, ser um subs­ti­tuto para um manual com­pleto de escrita de guião, mas dá uma ideia bas­tante com­pleta do que esta arte de escre­ver para o cinema envolve.

Ide­al­mente, ser­virá ainda como estí­mulo para você sair da sua zona de con­forto e colo­car no papel aquela estó­ria que anda a ocupar-​​lhe o pen­sa­mento há tanto tempo.

Como obter o ebook grátis

Para bai­xar este ebook em for­mato PDF basta inscrever-​​se na minha lista de email. Para o fazer cli­que aqui.

Depois terá de seguir as ins­tru­ções passo a passo, mas não é com­pli­cado. Em pou­cos minu­tos terá acesso a este novo ebook grá­tis e saberá o essen­cial sobre como escre­ver um argu­mento de cinema.

Se qui­ser par­ti­lhar esta infor­ma­ção com ami­gos e conhe­ci­dos, no Twit­ter, Face­book ou no seu blo­gue, pode usar esta frase:

Novo ebook grá­tis “Como escre­ver o seu 1º argu­mento de cinema em 30 dias”: http://​eepurl​.com/​g​Y​ANX

Obri­gado pelo apoio e espero que este livri­nho tenha alguma uti­li­dade para si.

Boas escri­tas.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

9 comentários… add one

  • sagiev 07/05/2013, 16:13

    Olá, olá, olá! Nem imaginas o quanto procurei por conselhos como este, sigo-te desde 2011, continuo a comentar e a seguir tudo o que tens dito. Não acho que exista um elogio tão grande quanto este. Após estes anos ainda te sigo e leio atentamente cada post teu com a mesma frescura do início. Todas as sextas feiras ligo a internet e entro no meu mail com um sorriso porque sei que vou lá ter informação valiosa que me vai ajudar imenso. Ajudaste-me a crescer enquanto contador de histórias. Só espero que saibas o quão gratificante isto é, encontrar finalmente alguem que não guarda a experiência para benefício próprio, partilha-a. Abraços e até ao proximo post. 

    • João Nunes 07/05/2013, 16:19

      Obrigado pelas palavras simpáticas :) O prazer é todo meu.

  • ang 07/05/2013, 16:44

    AH, pois… Digamos que para estreantes os 30 dias são bem curtitos, se lhes somarmos as horas obrigatoriamente dedicadas a outras tarefas profissionais.

    Não são desculpas de quem pertence à maioria dos 75% resistentes-desistentes. São factos, ou fatos, dependendo da grafia que se quiser adotar, ou adoptar, ;-).

    Obrigada por este presente!

     

    • João Nunes 07/05/2013, 18:40

      Trinta dias é pouco tempo para qualquer pessoa, não é só para os principiantes. Mas isso faz parte do encanto do desafio ;)

  • Angelo Sande 10/05/2013, 4:51

    Estou inscrito desde há algum tempo na sua lista de e-mail, que sempre leio atentamente. Mas… estando inscrito, como faço para conseguir o download deste e-book?. Algum pequeno click me está escapando…

    Obrigado!

    Angelo Sande

    • William Florencio 20/09/2013, 15:57

      Estou na mesma situação,
      Como já sou inscrito não consigo baixar o livro.

  • hbr 04/06/2013, 19:26

    Fantástico!O ebook é sensacional-simples,claro e eficaz.

    • João Nunes 09/06/2013, 10:35

      Obrigado! Está longe de ser completo – isso fica para um próximo – mas dá uma boa introdução ao que deve preocupar um guionista.

  • Eduardo Tavares 16/02/2014, 9:53

    Oi João, tentei baixar o livro para o meu ipad, mas como já havia cadastrado meu e-mail, ele nao me permitiu fazer o download novamente. Pelo que eu entendi, eu precisaria entrar com novos dados para ter acesso ao download. Esta correto ou eu deixei passar algum detalhe?

Partilhe aqui as suas ideias e experiência