≡ Menu
Novo ebook grátis: Como escrever um argumento em 30 dias
Modelo 3D eBook destaque web

Modelo 3D eBook pagina web

Se alguma vez se interrogou sobre como escrever um argumento de cinema, chegou mais uma ajuda.

Em paralelo com o desafio FrenesiDeEscrita desenvolvi um novo ebook: "Como escrever o seu primeiro argumento de cinema em trinta dias".

O nome é um pouco sensacionalista, é verdade, mas a promessa não deixa de ser verdadeira: se seguir o plano de trabalho delineado no livro chegará ao fim do mês com uma primeira versão do seu guião de cinema.

Não vou dizer que será fácil, mas não é impossível.

Dos 66 leitores que se inscreveram no Frenesi 2013, dezoito conseguiram terminar os seus guiões durante o mês de Abril. É uma taxa de sucesso de mais de 25%.

O ebook é grátis, bastando inscrever-se na minha lista de email para o receber. Além dele passará também a receber um email semanal com os novos artigos publicados aqui no blogue.

O que o ebook contém

"Como escrever o seu primeiro argumento de cinema em trinta dias" tem 90 páginas de texto, distribuidas entre o Plano de Trabalho, as Dicas de Escrita e os Anexos.

O Plano de Trabalhos estabelece um cronograma realista e viável para, trabalhando duas horas por dia, chegar ao fim do mês com uma primeira versão do seu guião.

As Dicas recordam noções básicas da escrita para cinema, lançam alertas, estimulam a criatividade e apontam perigos e soluções para problemas comuns.

Nos Anexos incluo referências de sites que pode consultar e softwares grátis que o ajudarão a escrever o guião.

"Como escrever o seu primeiro argumento de cinema em trinta dias" não pretende, obviamente, ser um substituto para um manual completo de escrita de guião, mas dá uma ideia bastante completa do que esta arte de escrever para o cinema envolve.

Idealmente, servirá ainda como estímulo para você sair da sua zona de conforto e colocar no papel aquela estória que anda a ocupar-lhe o pensamento há tanto tempo.

Como obter o ebook grátis

Para baixar este ebook em formato PDF basta inscrever-se na minha lista de email. Para o fazer clique aqui.

Depois terá de seguir as instruções passo a passo, mas não é complicado. Em poucos minutos terá acesso a este novo ebook grátis e saberá o essencial sobre como escrever um argumento de cinema.

Se quiser partilhar esta informação com amigos e conhecidos, no Twitter, Facebook ou no seu blogue, pode usar esta frase:

Novo ebook grátis "Como escrever o seu 1º argumento de cinema em 30 dias": http://eepurl.com/gYANX

Obrigado pelo apoio e espero que este livrinho tenha alguma utilidade para si.

Boas escritas.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

19 comentários… add one
  • sagiev 07/05/2013, 16:13

    Olá, olá, olá! Nem imaginas o quanto procurei por conselhos como este, sigo-te desde 2011, continuo a comentar e a seguir tudo o que tens dito. Não acho que exista um elogio tão grande quanto este. Após estes anos ainda te sigo e leio atentamente cada post teu com a mesma frescura do início. Todas as sextas feiras ligo a internet e entro no meu mail com um sorriso porque sei que vou lá ter informação valiosa que me vai ajudar imenso. Ajudaste-me a crescer enquanto contador de histórias. Só espero que saibas o quão gratificante isto é, encontrar finalmente alguem que não guarda a experiência para benefício próprio, partilha-a. Abraços e até ao proximo post. 

    • João Nunes 07/05/2013, 16:19

      Obrigado pelas palavras simpáticas :) O prazer é todo meu.

  • ang 07/05/2013, 16:44

    AH, pois… Digamos que para estreantes os 30 dias são bem curtitos, se lhes somarmos as horas obrigatoriamente dedicadas a outras tarefas profissionais.

    Não são desculpas de quem pertence à maioria dos 75% resistentes-desistentes. São factos, ou fatos, dependendo da grafia que se quiser adotar, ou adoptar, ;-).

    Obrigada por este presente!

     

    • João Nunes 07/05/2013, 18:40

      Trinta dias é pouco tempo para qualquer pessoa, não é só para os principiantes. Mas isso faz parte do encanto do desafio ;)

  • Angelo Sande 10/05/2013, 4:51

    Estou inscrito desde há algum tempo na sua lista de e-mail, que sempre leio atentamente. Mas… estando inscrito, como faço para conseguir o download deste e-book?. Algum pequeno click me está escapando…

    Obrigado!

    Angelo Sande

    • William Florencio 20/09/2013, 15:57

      Estou na mesma situação,
      Como já sou inscrito não consigo baixar o livro.

  • hbr 04/06/2013, 19:26

    Fantástico!O ebook é sensacional-simples,claro e eficaz.

    • João Nunes 09/06/2013, 10:35

      Obrigado! Está longe de ser completo – isso fica para um próximo – mas dá uma boa introdução ao que deve preocupar um guionista.

  • Eduardo Tavares 16/02/2014, 9:53

    Oi João, tentei baixar o livro para o meu ipad, mas como já havia cadastrado meu e-mail, ele nao me permitiu fazer o download novamente. Pelo que eu entendi, eu precisaria entrar com novos dados para ter acesso ao download. Esta correto ou eu deixei passar algum detalhe?

Partilhe aqui as suas ideias e experiência